Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 903 (26/07/2009)

Inovação no detalhe

Ninguém precisa reinventar a roda para ser bem sucedido em uma iniciativa empreendedora. No cenário atual, o mais importante é focar bem e saber observar com atenção minuciosa os mínimos detalhes das atividades que já estão sendo praticadas no mercado muitas vezes com certa displicência, principalmente no segmento de serviços, que oferece numerosas possibilidades de negócio para quem conseguir perceber como é possível inovar no detalhe e fazer melhor do que a maioria. Esse foi o caso do ex-bancário Lincoln Cesar do Amaral Filho, diretor financeiro da SuperLógica Tecnologias - www.superlogica.com - empresa localizada em Campinas e especializada na criação e na implementação de softwares para gestão de condomínios. Motivado pela necessidade de descobrir uma oportunidade empresarial para o filho, ele trocou o marasmo da aposentadoria aos 48 anos pelo aprendizado contínuo sobre o gerenciamento de condomínios e, em conjunto com dois sócios formados em Análise de Sistemas, criou um sistema de gestão informatizado e focado na administração de condomínios com o objetivo de facilitar, de profissionalizar e de tornar mais interativa a gama de informações e de procedimentos relacionados a esse fim. Com exclusividade e muita competência, ele relata a importância desse aprendizado, revelando também os planos de expansão para 2010.

ENCONTRO DECISIVO
"Quando me mudei para Campinas, comprei um apartamento e já me pegaram para fazer parte do conselho fiscal. Aceitei o desafio e me chamou a atenção que, apesar de o condomínio ser administrado por uma ótima empresa do ramo, havia um déficit grande de qualidade. Eu estava com a cabeça cheia de conceitos e de idéias e queria saber tudo sobre como funcionava esse mercado. Para isso, ocupei a função de síndico do meu prédio por dois anos e, no meio do mandato, decidi montar uma administradora, pois percebi que poderia fazer muito mais por um custo mais baixo, desde que tivesse ferramentas de gestão apropriadas, mas não encontrava nada que servisse a esse propósito. Fui aprender a empreender no Empretec do Sebrae, onde conheci o Carlos, meu atual sócio e, na época, recém-formado pela Unicamp na área de informática. Conversamos bastante e depois de um ano e meio saiu o primeiro protótipo de um software para gestão de condomínios que foi sendo melhorado."


DIFERENCIAL
"Em novembro de 2000, decidimos montar a empresa para comercializar essa tecnologia com a ajuda do irmão mais novo dele, Luís, que se juntou a nós nessa empreitada. Os nossos concorrentes eram software houses que desenvolviam sistemas para grandes e variados segmentos do mercado. Nós, ao contrário, resolvemos direcionar o nosso trabalho todo somente para administradoras de condomínio e para condomínios com auto-gestão. Dessa forma, acabamos viabilizando uma infinidade de idéias e conseguimos transformar isso em melhorias para o produto. Esse foco único foi crucial, porque os demais desenvolvedores de softwares não conseguem abranger todas as peculiaridades e os detalhes de uma estrutura organizacional específica, uma vez que trabalham com vários ramos de negócio e precisam seguir um determinado padrão para atender a todos os clientes."


NOVO PRODUTO
"Investimos na criação de um boletim semanal com informações e notícias para síndicos e na contratação de um profissional para cuidar da parte de comunicação para difundir a imagem da empresa. Foi definido que iríamos ganhar em quantidade e não no preço do produto, por isso estabelecemos um preço justo que nos garantiu a consolidação no mercado. Hoje, temos cerca de 650 contratos, o que representa nove mil condomínios administrados pelo nosso produto em 25 estados brasileiros. Como já temos uma estrutura que pode prestar um atendimento completo por meio de um bureaux de emissão, com envelopamento e postagem de boletos bancários, começamos a pensar em um segundo nicho de mercado que seria a pequena e a micro empresa. Já existe um projeto chamado SuperLógica Financeiro para junho de 2010, que se trata de um sistema de gestão financeira para qualquer empresa de pequeno porte que precisa controlar fluxo de caixa, custos, entrada e saída, incluindo a emissão de notas fiscais."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

CNS

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.