Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 346 (22/11/1998)

Gratidão Gera Compromisso Social

Existem entidades filantrópicas em que o papel de embrulho chega a ser mais caro do que a própria doação. Em geral, essas instituições possuem muitos secretários, assessores e um volume disperso de atividades também alto, o que acaba comprometendo os recursos recebidos da sociedade na hora de transformá-los em benefícios efetivos para o público-alvo. Atuando no sentido contrário desde a sua fundação, a Associação de Assistência à Criança Defeituosa (AACD) www.aacd.org.br - realiza um trabalho administrativo eficiente, a começar pela diretoria, composta, hoje, por doze empresários voluntários, encarregados de áreas distintas, que lutam para tornar a estrutura da instituição cada vez mais ágil e enxuta, conferindo-lhe tratamento objetivo. Presidindo o grupo, está Décio Goldfarb, um dos diretores das redes Marisa e Lojas Brasileiras, que explica, em depoimento exclusivo, a origem desse modelo reconhecidamente bem-sucedido de gestão, responsável por ter feito da entidade um exemplo na prestação de serviços beneméritos, especialmente às crianças portadoras de deficiências físicas.

PARTICIPAÇÃO
"Nas entidades filantrópicas, não deve haver competição, e sim união, pois faltam pessoas para trabalhar nessa área. A AACD é uma exceção, porque as gestões anteriores motivaram seus diretores e deram autonomia. Enquanto atual presidente do conselho administrativo da instituição, continuo garantindo a liberdade para que os demais membros possam criar e modernizar ao máximo suas atuações. O peso da diretoria influencia muito, tanto pela credibilidade das pessoas quanto na maneira transparente de prestar contas a qualquer doador, independentemente da quantia doada. Ao longo desses 48 anos de existência, foram lastreados os conceitos trazidos pela experiência de numerosos empresários voluntários beneméritos, que dedicaram horas e horas para atingir esses resultados e chegar a esse tipo de controle, obtendo, com isso, apenas a satisfação de se sentirem gratificados. São coisas simples, como a colocação dos investimentos certos nos locais certos, sem desperdícios, com uma democratização de decisões para que todos possam participar. Essa é a condição."

PROJEÇÃO
"Nosso departamento de marketing funciona há cerca de seis anos, coordenando os projetos e serviços que nós oferecemos, inclusive as atividades de exposição externa. Temos produtos para todos os tipos de público, da dona-de-casa à empresa. Também organizamos eventos, como festas juninas para a população, aos quais comparecem cerca de 5 mil pessoas. Temos ainda a Feira da Oportunidade, realizada em novembro, quando buscamos receber doações de várias empresas e fazer vendas subsidiadas. Outros projetos incluem a nossa oficina ortopédica, que produz mais de 30 mil órteses e próteses anuais feitas sob medida com a colaboração de oitenta funcionários, faturando R$ 3 milhões. Trata-se de um trabalho artesanal completo a partir de um convênio com a Volkswagen, cuja produtividade merece ser aplaudida. Com a linha de cartões de Natal, que existe há mais de uma década, comercializamos um volume de 3 milhões de unidades. Para isso, temos uma estrutura muito bem definida, composta de mesa de telemarketing, vendedores externos e internos que atendem 15 mil pedidos a cada ano."

PROFISSIONALISMO
"A instituição não é administrada como se fosse uma empresa, mas sim profissionalmente. Temos duas unidades na cidade de São Paulo e estamos começando a construção de mais uma no novo centro do Recife. Nosso centro de diagnóstico foi inaugurado em julho, com o tomógrafo mais moderno que existe. A AACD também atua com hospital próprio, há cinco anos, para a realização de cirurgias internas e externas, dentro do esquema Robin Wood, ou seja, as operações pagas ajudam a reduzir o custo das nossas cirurgias gratuitas. Toda a sociedade pode recorrer ao nosso atendimento, mas é preciso que as pessoas percam o constrangimento de procurar instituições como a nossa, pois vão ter a garantia de um trabalho de altíssimo nível, atualizado constantemente e com a excelência das mais respeitadas em São Paulo. Estamos abertos para contar nosso histórico de atuações àqueles que desejam atuar da mesma maneira e atingir objetivos melhores. Acreditamos que uma entidade deve abrir espaço aos choques de opinião que visem a modernidade e a captação de recursos financeiros, desvencilhando-se do conceito familiar."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.