Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 349 (13/12/1998)

Negócio Com Destino Certo

O fortalecimento dos blocos econômicos transformou o Brasil no grande centro dos investimentos estrangeiros que visam o Mercosul e a Alca. A troca de experiências, bem como o fluxo de operações entre as empresas instaladas em território brasileiro e o restante do mundo, vem propiciando o crescimento do mercado de turismo empresarial. Um segmento que atinge sua maturidade com profissionalismo e competência, passando a atender também a demanda de viagens das pequenas e médias organizações por meio de uma estrutura informatizada que busca a qualidade na prestação de serviços a preços competitivos. Em depoimentos exclusivos, representantes do setor discutem a situação atual e as perspectivas desse nicho de atividade.

MARCOS ARBAITMAN (Presidente da Maringá Woodside Travel Trust)
"Uma viagem de negócios está diretamente ligada à estrutura da empresa, sua estratégia de vendas, administrativa, financeira, bem como à captação e ao desenvolvimento de novos negócios. Por isso, não pode haver falhas, imprevistos e surpresas desagradáveis. Qualquer situação dessa natureza poderá causar um grande prejuízo a uma organização. Operar com viagens de negócios é estar associando sua marca com a do cliente, e isso requer estar no mesmo nível de qualidade, trabalhar em sintonia, prestando apoio no mais amplo sentido. Significa conjugar valores, identificar e apresentar soluções tecnológicas e estratégicas para o gerenciamento de viagens da corporação. Há um mercado crescente nesse segmento de turismo, à medida que existem investimentos recentes no País de forma geral, sendo esse crescimento muito importante para a sociedade como um todo, se entendermos que o nosso mercado possibilita a ampliação da oferta de trabalho, uma vez que envolve vários setores de atividade, empregando desde profissionais de manutenção até executivos de altos cargos. A exigência atual de um plano qualitativo vem provocando o fenômeno inovador da transição de agência para consultoria de viagens e turismo."

CARLOS PRADO (Diretor da Tour House Viagens e Turismo)
"O turismo no Brasil movimenta cerca de US$ 6 bilhões ao ano, sendo o turismo de negócios responsável por dois terços desse valor. A maioria desse dinheiro ainda é aplicada em viagens para executivos, ficando o restante dividido entre viagens de incentivo, especialmente no lançamento de campanhas de venda e ainda como prêmio de meta individual ou de equipe. Os gastos com viagens representam a segunda maior despesa de uma empresa, perdendo só para recursos humanos, pois, quando se viaja a negócio, o custo é três vezes maior do que uma viagem a passeio. A Tour House, que já conquistou a certificação ISO 9002, foi fundada em 1990, e mesmo antes de se falar em consultoria no mercado, nós já tínhamos a pretensão de trabalhar com empresas, visando a redução de custos com viagens racionais. Em primeiro lugar, buscamos a comodidade do cliente e, em segundo, as melhores tarifas a partir de uma estrutura de serviço uniformizada e centralizada por meio de um consórcio de parceria presente nas principais capitais brasileiras. Para nós, o importante não é o tamanho da organização, mas sim a sua proximidade, pois a tendência das agências de turismo está cada vez mais voltada a uma atuação regional, para garantir agilidade às operações."

MARCOS TINOCO (Diretor Superintendente da Expansão Viagens e Turismo)
"Trabalhamos com turismo há quatro décadas, mas a especialização em viagens de negócios sedimentou-se nos últimos quinze anos. Esse segmento sempre foi o mais importante do mercado de turismo, sendo responsável por 70% do volume de negócios gerado em termos de companhias aéreas, hotéis e locadoras de automóveis. O esquema de parceria com pessoas jurídicas vem exigindo um desempenho maior da nossa parte enquanto consultores de viagem, com benefícios mútuos em termos de redução de custos e acordos comerciais. Somos provedores completos de serviços de viagem de negócio, com mais de 35 postos instalados dentro das empresas dos clientes, cinco filiais no Brasil, nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Campinas e salas vip nos aeroportos de Guarulhos (SP) e Confins (BH). A vantagem para as pequenas e médias empresas está no fato de elas poderem usufruir dessa estrutura disponível para as grandes multinacionais, a preços competitivos. Nunca sabemos o que está por trás de uma viagem de negócio, podendo representar contratos de milhões de dólares. Por isso, nosso objetivo é fazer o executivo chegar ao seu destino da forma mais racional, para ter a tranqüilidade necessária à execução da sua tarefa."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.