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Marketing para Micro e Pequenas Empresas
Com bom senso e poucos recursos é possível implementar um programa mercadológico para expansão dos negócios Até as grandes corporações já despertaram para o crescente interesse pelo marketing na nova cultura empresarial. A poderosa cadeia de cinema e televisão norte-americana Time Warner, por exemplo, formou um departamento de small business na sua divisão de televisão por cabo. Os empreendedores estão voltando-se para as técnicas de marketing adaptáveis às circunstâncias do seu mercado por uma razão muito simples: a empresa que estabelece canais de comunicação com seus clientes termina melhorando sua exposição e imagem pública e ainda amplia seu mercado, aumentando o faturamento. Além da definição histórica, das regras gerais e técnicas básicas de marketing, o leitor encontrará aqui orientações para adaptar esses recursos a sua realidade e uma relação de idéias e iniciativas de marketing que, exigindo investimentos mínimos, podem ter resultados financeiros imediatos em benefício da sua empresa. Marketing é a promoção de serviços e mercadorias junto aos consumidores, de acordo com a Enciclopédia Websters New World. Trata-se de uma prática tão antiga quanto o comércio. Os mercadores de Bagdá já sabiam que a propaganda é a alma do negócio quando percorriam as ruas e os mercados do Oriente anunciando os seus produtos. Eles também aplicavam sua psicologia intuitiva para agradar os compradores, oferecendo descontos, provas de autenticidade de seus produtos e tratamento preferencial aos melhores clientes. Essas técnicas de vendas, mesmo empregando formas primitivas de influir o mercado para gerar negócio, continuam válidas até hoje, sendo praticadas diariamente por ambulantes de rua e verdureiros das feiras livres do mundo inteiro. Sofisticou-se a linguagem, desenvolveram-se técnicas e aperfeiçoaram-se instrumentos de marketing, mas a humanidade pouco mudou e os consumidores, conseqüentemente, continuam os mesmos, conforme destaca Rich Karlgaard, editor da revista Forbes. As escolas de comércio só começaram a estudar e a sistematizar o conjunto de estudos e iniciativas que garantem o sucesso comercial do lançamento e a sustentação de produtos junto aos consumidores do século 20. Essas diversas técnicas de influência no comportamento do mercado e suas implicações para o desempenho financeiro das empresas terminaram reunidas sob a classificação geral de marketing, que o dicionário Novo Aurélio traduz por mercadologia. Em pouco tempo, o departamento de marketing tornou-se uma das unidades mais influentes em praticamente todas as grandes corporações. Nas grandes empresas, principalmente aquelas com produtos de massa, o diretor de marketing movimenta grandes verbas e participa de decisões em quase todos os setores: política de mercado e ambiental, lançamento de produtos, métodos de distribuição e agilização da circulação da mercadoria, preço, publicidade e técnicas promocionais. Nas últimas duas décadas, entretanto, o conhecimento dos recursos de marketing deixaram de ser monopólio das grandes corporações. Muitas pequenas e médias empresas passaram a obter grande sucesso comercial incorporando técnicas, desenvolvendo idéias e adaptando as experiências de marketing das grandes empresas para alternativas de impacto e baixo custo nos seus pequenos mercados. |
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Publicado na revista Sala do Empresário - Ed. 06
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