Voltar
.
Testes para avaliar a satisfação pessoal na empresa
A) Balanço do grau de satisfação dos empregados.
  1. Faça uma pesquisa anônima junto a seus funcionários com o
    seguinte modelo de questionário:
  2. Gosta do que faz?
  3. Está satisfeito com o resultado do que faz?
  4. Seu salário é competitivo?
  5. Sente estímulo da chefia para melhorar o produto e se esforçar mais?
  6. Sente-se confortável com suas responsabilidades?
  7. Acha o ambiente de trabalho positivo, cordial, de cooperação entre colegas?
  8. Tem medo de ser substituído por algum subordinado ou colega?
  9. Acha a administração competente?
  10. Acha seu setor, sua unidade, sua equipe competentes?
  11. Há quanto tempo trabalha na empresa? Neste tempo, acha que a coesão da empresa aumentou, o negócio solidificou-se, mesmo enfrentando a grande instabilidade política anterior ao Plano Real?
  12. Acha este emprego melhor do que os anteriores?
  13. O que você menos gosta na sua função?
  14. Teria alguma sugestão para alterar o procedimento que facilitaria sua tarefa? Já refletiu se, para facilitar o seu trabalho, será preciso sacrificar outros setores da empresa ou outros colegas?
  15. Do que mais gosta no trabalho?
  16. Se fosse o dono do negócio, o que você faria?

B) Balanço do grau de satisfação da chefia: equilíbrio entre empresa e vida pessoal.

  1. Faz da saúde sua maior prioridade?
  2. Janta com toda a família pelo menos uma vez durante a semana?
  3. Almoça com a esposa mais de uma vez por semana?
  4. Lê mais de um livro “não-business” por ano?
  5. Freqüenta dois ou mais amigos que não são parentes nem sócios ou associados?
  6. Tira mais de uma semana de férias por ano?
  7. Conhece pessoalmente as esposas dos donos das empresas que são seus melhores clientes?
  8. Conversou assuntos pessoais e de ambiente de trabalho com seus gerentes ou seus principais empregados nos últimos três meses?
  9. A última festa de fim de ano no escritório foi um evento feliz?
  10. Se o imponderável acontecesse e não pudesse mais estar à frente do negócio, temporária ou permanentemente, saberia quem seria o mais indicado para levar o negócio adiante?
    Consultou ou recebeu conselhos, nos últimos três meses, de alguém que não cobrou pela consulta, não é seu familiar nem tem interesse em seu negócio?

C) O equilíbrio geral da empresa pela análise do balanço financeiro.

  1. É possível estabelecer se há equilíbrio e harmonia entre a vida empresarial, o desempenho das chefias e dos funcionários através da comparação de detalhes do relatório anual ou semestral da companhia. O teste seguinte foi adaptado de um programa de “saúde da empresa” da Blick Rothenberg, umas das grandes auditorias inglesas dedicadas à pequena e média empresas.
  2. Confira que taxa de juros a empresa está pagando por seus empréstimos. Subtraia a porcentagem dos juros que paga do porcentual do capital representado pelo lucro (pós-custos, pré-tributação) no ano-base. Se houver uma desproporção grande a favor dos juros, está na hora de renegociar com seu agente financeiro.
  3. A empresa depende essencialmente de um grande cliente? Veja quanto por cento do seu faturamento depende do seu maior cliente? É melhor que seja de 30%. Preocupe-se se faturar mais de 50% de uma única fonte?
  4. Analise o desempenho dos dois últimos anos e veja se a empresa perdeu muitos clientes? Compare com quantos novos clientes conquistou.
    A empresa depende essencialmente de um fornecedor? Calcule quanto por cento da matéria-prima utilizada depende de um fornecedor.
  5. A empresa tem um relacionamento especial com seu fornecedor mais importante, o de mais difícil substituição? Se não houver, tente estabelecer maior proximidade.
  6. Emprego: aumentou ou diminuiu o número de empregados nos últimos seis meses? Compare o corte de pessoal com a queda (ou aumento) de produtividade, queda de qualidade, não-cumprimento de prazos. Compare os custos dos novos empregados com o aumento de produtividade ou de faturamento.
  7. Faturamento: compare a rapidez com que seu faturamento caiu em um determinado período com a rapidez com que recuperou prejuízos em outros períodos.
  8. Fez algum grande investimento de capital nos últimos seis meses? As metas de recuperação do investimento com produtividade ou diversificação estão sendo cumpridas?
  9. Compare suas margens de lucro. Se caíram, procure saber quanto e por quê, em que setores?
  10. Calcule a liqüidez dos seus bens de capital ou reservas da empresa. Veja se aumentaram ou diminuíram.
.
ANTERIOR
.
TOP
.
FIM

Publicado na revista Sala do Empresário - Ed. 05
PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTE TEXTO
, bem como a reprodução de apostilas a partir desta obra, de qualquer forma e por qualquer meio ou processo eletrônico, mecânico, gráfico, fotográfico, microfílmico, reprográfico, xerográfico, de fotocópia, de gravação, videográficos sem a permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte.
Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados.
A violação dos Direitos Autorais é punível como crime.
Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973



Todos os Direitos Reservados.