Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 366 (11/04/1999)

Conhece-te a Ti Mesmo

Lidar com a emoção tanto na vida pessoal quanto do ponto de vista profissional nunca foi uma tarefa fácil. A idéia de que os aspectos emocionais não deveriam misturar-se às atividades do dia-a-dia predominou durante muito tempo, provocando uma dissociação prejudicial à felicidade humana e, conseqüentemente, ao desenvolvimento de qualquer organização. No entanto, a maneira de encarar e valorizar os sentimentos em benefício do resultado vem sendo estimulada pelo trabalho de psicólogos, que atuam no sentido de fazer com que os indivíduos procurem descobrir suas aspirações motivacionais mais profundas para tentar conciliá-las com os objetivos das empresas ou corporações das quais fazem parte. Em depoimento exclusivo, a consultora Suzy Fleury - Tel.: (11) 7292-1458 -, atualmente responsável pela preparação psicológica da seleção brasileira de futebol e professora do curso de pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing, fala dos avanços e da importância do autoconhecimento no contexto empresarial, especialmente neste momento de extremo abatimento e incertezas em relação às expectativas de sucesso no mundo dos negócios.

MOTIVAÇÃO
"O motivo que gera a ação, que leva alguém a fazer alguma coisa parte de um aspecto de natureza intrínseca, ou seja, é muito pessoal. Cada vez mais nos dias de hoje, precisamos encontrar essa motivação dentro de nós para justificar nossas lutas e dar um significado maior à nossa existência enquanto pessoas que assumiram um projeto de vida e o perseguem para transformá-lo em realidade. É importante encontrar esse motivo particular para otimizar o desempenho dentro da empresa, visando a obtenção de bons resultados. Outras pessoas podem descobrir esse nosso sonho para estimulá-lo e envolver-nos em seus projetos, mas é o máximo que se pode fazer, uma vez que se trata basicamente de um processo interno. Quando os objetivos pessoais estão vinculados à visão maior de uma organização, em sintonia com ela, o indivíduo vai dar tudo o que pode e algo mais."

20 X 80
"Está provado que o quociente intelectual (Q.I.) contribui com cerca de 20% para os fatores que determinam o sucesso na vida pessoal e profissional, o que deixa uma margem de 80% a mercê dos aspectos emocionais. Hoje, dentro das organizações, somos contratados não mais por um par de mãos, mas sim pelas soluções, idéias e sugestões que podemos oferecer. Fatores como motivação, dedicação, disciplina, comunicação, trabalho em equipe e tomada de decisão escapam à lógica e à racionalidade, sendo componentes de uma mente, de uma estrutura de inteligência chamada de inteligência emocional, o que vem fazer toda a diferença do mundo. Muitas vezes, pessoas estrategicamente bem posicionadas possuem conceitos técnicos fantásticos e até experiências anteriores sobre determinados aspectos, mas não se encontram motivadas e comprometidas o suficiente, prejudicando o nível de contribuição que elas têm a oferecer. Há casos em que o rendimento não chega a 50% em termos de desempenho. Os empresários sabem que podem investir em tecnologia e know-how, mas a grande descoberta é que tudo isso vai ser gerido por seres humanos que, se estiverem felizes com aquilo que estão realizando, serão automaticamente mais produtivos. A equação é muito simples: felicidade traz melhor desempenho."

PERSEVERANÇA
"Existe um caminho para trabalhar o lado emocional a favor do sucesso do negócio. O primeiro passo é ter visão, seja ela intuitiva ou elaborada emocionalmente. Em seguida, essa visão precisa estar associada à paixão do empreendedor. Não existe ninguém bem-sucedido que não goste daquilo que faz. Gostando pouco, o sacrifício é muito maior, mas, sem gostar, a chance de chegar lá é quase zero. Por último, é preciso acreditar que aquele sonho pode tornar-se realidade. São os três elementos de ponto de partida para quem quer chegar a algum lugar. Agora, somos reconhecidos por aquilo que realmente conseguimos concretizar, e aí vem as adversidades, mas a principal diferença entre quem constrói uma visão e aqueles que vão ficando pelo caminho não está na quantidade de pedras e no tamanho do buraco, mas sim na capacidade de se levantar e seguir em frente com força de vontade, coragem, ética e noção de realidade para correr riscos e tomar decisões a todo instante. Existem pessoas que gostam de abrir trilhas e outras que preferem seguir uma. O líder de hoje tem que estar incluído na primeira categoria, buscando uma maneira de ajudar os que trabalham com ele a construir seus próprios projetos de vida. Se ele conseguir entrar nesse universo humano, conquistará parceiros com os quais poderá contar sempre."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.