Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 235 (06/10/1996)

Realidade Pressiona Sobrevivência

O que incomoda mais? Juro bancário, concorrência predatória, sócios, consultoria, recursos humanos, plano econômico do governo ou falta de preparo do próprio empresário? A partir do diagnóstico correto dos problemas que afetam os negócios, é possível encontrar uma solução definitiva? Quem não tem privilégios e luta para conquistar mercado, tem chances de dar a volta por cima?
Esse tipo de pergunta é um desafio para pessoas como Vlademir Agostinho Amarante, da Hidrocon Válvulas e Conexões - Tel.: (011) 291-3133. Ele precisou tomar decisões radicais para enfrentar uma série de contratempos. Primeiro, porque a união com mais três sócios fracassou, depois de uma fase inicial de muito sucesso da empresa, fundada há vinte anos. Depois, sozinho, sofreu e provocou algumas decepções.
No depoimento a seguir, ele analisa essa trajetória, sem deixar, também, de fazer autocrítica, o que é uma virtude para quem precisa adaptar-se continuamente às transformações do mercado.

SUCESSO SUBIU À CABEÇA
"Comecei numa grande empresa e depois passei para a gerência comercial de um empreendimento de porte médio e senti a fragilidade no atendimento. Resolvi criar a Hidrocon para cobrir essa deficiência no mercado. Os clientes entenderam, e, em quatro anos, tornamo-nos uma das primeiras revendas do setor. O faturamento cresceu vertiginosamente e iniciamos a construção de uma fábrica.
Mas éramos muito jovens, e o sucesso subiu à cabeça. Começaram também a vir muitos pacotes econômicos, e nós não estávamos preparados. Fomos sofrendo altos e baixos e acabei sozinho na empresa, em 1984. A fábrica foi para outro sócio, e fiquei com a parte comercial, mas as dívidas eram muito grandes e acabei pedindo concordata. Imediatamente, o tratamento que os gerentes de banco me dispensavam mudou. Para eles, eu era apenas um CGC e não contavam os oito anos em que sempre tinha honrado os compromissos.
Outro problema foi que a empresa começou a cometer os mesmos erros da concorrência. Isso provocou perda de negócios. Mas o golpe veio com o Plano Collor. Eu tinha acreditado nele, nas suas idéias fantásticas, como valorizar quem realmente tinha capacidade, abertura da economia etc. Desde sua eleição até sua posse resolvi transformar todo o meu patrimônio em dinheiro, para investir na empresa. Aí ele assumiu e levou todo o dinheiro. Até hoje, não consegui capitalizar-me mais."

CONSULTORIA DÁ RESULTADO?
"Perdi patrimônio, estoque, tudo. Trabalhamos um ano para recuperar o capital de giro e voltar a atuar. Depois de muitos planos, acabei cansando-me e acomodando, e isso realmente prejudicou a empresa. Coloquei na cabeça que sem um capital próprio e sem padrinhos não adianta ser grande. Então resolvi ser pequeno e a me acomodar. A Hidrocon, que na época da fábrica chegou a ter cem funcionários, sendo que na área comercial costumava ter quarenta, hoje está reduzida a apenas dez.
Contratei uma consultoria para me orientar, investi o que tinha e o que não tinha num trabalho que durou quase um ano, mas não deu resultado, pois as vendas continuaram as mesmas. Sugeriram, então, mudar a equipe de vendas, que não se adaptava às novas normas. Perdi vendedores experientes, e não consegui substituí-los por uma equipe à altura. Passei, então, para a Empresa Júnior da Fundação Getúlio Vargas, que fez um trabalho muito bonito, especialmente na informatização da empresa. Mais tarde chamei a Empresa 'Eca Júnior' da Escola de Comunicação e Artes da USP, que está fazendo um bom trabalho institucional, por meio de pesquisa da imagem e de uma campanha publicitária."

MUDANÇA DE IMAGEM
"Na pesquisa, descobrimos que a imagem da empresa estava negativa por uma série de problemas que ocorreram nessa trajetória, especialmente em relação à qualidade de alguns produtos e ao atendimento, provocado pela rotatividade de pessoal aqui dentro. Mas já estamos reagindo, lembrando ao mercado que estamos há vinte anos na praça e somos especialistas em soluções que os concorrentes não costumam oferecer, como é o caso de conseguir peças difíceis de encontrar. Mudamos, também, a razão social, de Hidrocon Equipamentos Hidráulicos para Hidrocon Válvulas e Conexões, que sempre foi nossa especialidade. É difícil deixar de ser dono de empresa e passar a ser empresário de verdade."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO). Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Nei Carvalho Duclós - MTb. 2.177.865 • Repórter: Fernando Bóris
Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2025 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.