Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 466 (11/03/2001)

Pérolas aos Porcos

Boas idéias para abertura de empresas acabam ficando para trás diante dos numerosos obstáculos burocráticos e financeiros. Para vencê-los e fazer o negócio acontecer, é preciso, além de muita criatividade, propor novas formas de parceria capazes de romper com os padrões convencionais do mercado. Flexibilidade foi a fórmula encontrada pelos idealizadores da Pig Light Suinocultura S.A. www.piglight.com.br . Em depoimento exclusivo, Jorge Eduardo de Souza, diretor da empresa, fala da visão inovadora que transformou a criação de porcos em um investimento sustentável.

COMMODITY
"A proteína do suíno é a mais consumida no mundo desde 1978, gerando uma cadeia fabulosa de negócios. No Brasil, ela ocupa o terceiro lugar em razão de alguns conceitos enraizados e da centralização na cultura e no consumo de bovinos, o que deixa uma série de oportunidades a serem trabalhadas. A idéia de criar uma empresa de suinocultura surgiu da reunião de dezoito pessoas da área de seguros e previdência que geraram recursos para a viabilização de um negócio que associasse tecnologia de ponta, profissionalismo e autogestão. Com a minha experiência pioneira nessa área, no centro-oeste mineiro, convidamos mais interessados e, em 1995, resolvemos montar uma S.A. Como a burocracia no Brasil para isso foi um grande obstáculo, fomos orientados a abrir inicialmente uma Ltda. Escolhemos então a região de Santa Vitória, em Minas Gerais, para empreender a pecuária de maior sucesso em nível internacional. Todo país inteligente não pode sufocar sua produção de proteínas na criação de bois, cujo ciclo de maturação é muito longo em comparação ao dos suínos, que levam apenas seis meses do nascimento ao abate. Além disso, o rebanho bovino necessita de grandes espaços, enquanto os porcos podem ser confinados e protegidos com controle de qualidade em granjas especializadas. Boi é carne para rico, e a maior parte do mundo ainda é pobre."

FOCO
"A carne de porco sai por menos da metade do preço da carne de boi, sendo a única tão palatável quanto a bovina, podendo ser preparada de todas as formas. No entanto, ainda pesam sobre esse tipo de proteína preconceitos que já estão sendo derrubados. O suíno de hoje não é mais o porco de antigamente, em razão das modificações genéticas. Trata-se de uma carne que possui menos colesterol do que alguns tipos de peixe e do frango consumido com pele, sem apresentar sazonalidade. Para se ter uma idéia desse consumo nos países mais desenvolvidos, o dinamarquês chega a comer 60 quilos/ano, enquanto o brasileiro não passa de 9 quilos/ano. A Pig Light tem como foco principal produzir, vender e exportar a melhor carcaça congelada de suíno, que é a commodity mundial, pelo menor preço. Para atingir esse objetivo com os trezentos sócios atuais, fazemos reuniões de planejamento estratégico a cada dois anos. Somos uma empresa muito organizada, com orçamentos financeiros feitos anualmente para definir a nossa capacidade técnica de produção."

VERSATILIDADE
"Hoje, estamos caminhando com a produção de suínos conforme o mercado permite, entregando o animal em pé aos frigoríficos, mas a nossa intenção é ter o nosso próprio abate. Em Santa Vitória, temos uma infra-estrutura para 3.300 matrizes, com 1.100 já montadas, que permitem vender cerca de 27 mil animais por ano. Quando esse núcleo atingir sua maturidade, com 80 mil animais por ano, vamos para um segundo. O grande segredo do negócio está no seu modelo aberto para o mercado de investidores, empreendedores e produtores de todos os portes. Será possível fazer parte do sistema Pig Light por meio de franchising de produção de suínos, investimentos em papel, cotas acionárias ou ainda por intermédio de granjas virtuais montadas na Internet a partir de um software especial que contém todos os dados sobre criação, produtividade e conversão alimentar. Com ele, o criador virtual pode administrar o negócio, que ficará sob a nossa inspeção, por um simples leptop, de qualquer lugar do mundo. A diretoria se mantém receptiva, pois queremos que todos participem e colaborem com idéias. Isso requer uma transparência absoluta na informação dos resultados, que é o nosso ponto de honra."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.