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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 532 (16/06/2002)

Imaginação em Forma

Abrir uma franquia pode ser uma ótima porta de entrada no mundo dos negócios, desde que o candidato avalie suas características pessoais do ponto de vista da subordinação a uma estrutura rígida e predeterminada em termos de comportamento empresarial. De nada adianta receber um pacote pronto, incluindo marca, produtos e treinamento para a abertura imediata de um comércio, se a vontade é ser livre e arrojado para investir em estratégias próprias. Outro aspecto básico para dar certo em uma atividade de franchising está em buscar uma identificação profunda não apenas com o produto ou serviço mas também com as pessoas responsáveis pela administração da empresa franqueadora. A professora aposentada Áurea Zila Pires de Almeida Andrade - e-mail: [email protected] -, Tel.: (11) 5561-9777, pode ser considerada um exemplo ideal de franqueada bem-sucedida, por se encaixar perfeitamente à disciplina exigida, além de se realizar com a proposta da Imaginarium, uma loja de presentes e decoração que desenvolve peças criativas e bastante diferenciadas, utilizando também materiais reciclados. Em depoimento exclusivo, ela conta por que fez essa opção, além de revelar o segredo que levou a sua loja, localizada no Shopping Ibirapuera, em São Paulo, a receber da franquia o prêmio de melhor desempenho de 2001 em nível nacional.

AFINIDADE
"Já conhecia a Imaginarium como cliente, mas foi procurando por uma franquia pela Internet que surgiu a idéia de montar uma loja da rede. Como eu não tinha nenhuma habilidade comercial, achei interessante investir em uma estrutura pronta, à qual pudesse adaptar-me. A partir da identificação com o negócio, comecei a ler os procedimentos, a fazer os contatos, a carta de oferecimento, até a abertura da loja em 2000. Paralelamente a isso e ao treinamento que a rede franqueadora oferece, fiz bons cursos no Sebrae e na Associação Brasileira de Franquias com o objetivo de me sentir mais segura para me tornar uma lojista. A montagem da franquia, num espaço de 40 metros quadrados, custou em torno de, R$ 110 mil, fora o preço da luva, que varia de shopping para shopping. A rede ajuda bastante nesse processo de negociação, analisando a viabilidade do ponto. Eu e meu marido não tivemos medo de apostar nossas economias, porque acreditávamos na marca e nas pessoas com quem estávamos lidando."

VISITAS
"Antes de abrir a loja, fui conhecer a matriz no Rio de Janeiro e visitar também todos os lojistas de São Paulo que já tinham investido na Imaginarium. Eles estavam e estão indo muito bem até hoje e, apesar das dificuldades pelas quais todo comerciante passa, deu para sentir a felicidade e a tranqüilidade, bem como a preparação para a abertura de novas unidades assim que fosse possível. A própria direção da rede recomenda que se faça esse tipo de contato. Desde o começo, eles sentiram que eu estava disposta a ir em frente com toda a garra, porque o negócio já fazia parte de mim da minha imaginação de como seria o meu cotidiano com essa nova opção de vida. Trabalho todos os dias e faço questão de estar presente, apesar de contar com cinco vendedoras e uma gerente muito competentes. Minha função seria mais a supervisão e o apoio moral à equipe. O sucesso vem do contato com o público, de fazer com que as pessoas fiquem contentes, mesmo sem adquirir nada, pois certamente voltarão para comprar e para ver as novidades que chegam todos os meses, se forem bem atendidas. Isso é o que importa para a franquia."

NORMAS
"Para ser bem sucedido no franchising, é preciso, antes de mais nada, aceitar ser um franqueado e saber se existe um perfil para isso. Muita gente possui vocação para o comércio, mas prefere e gosta de fazer as coisas à sua maneira. Para mim, as normas da rede fazem parte da segurança do negócio. Por isso, acredito nelas e procuro aceitá-las como experiência de quem já conhece o mercado. Por ter trabalhado numa escola alemã, sempre fui muito disciplinada e busco compreender a importância das regras para o bom andamento do todo. A aprovação da família também tem um papel fundamental, porque não adianta querer mais ou menos. Tem que querer muito para se dedicar ao negócio por inteiro, e isso só é possível com a participação e o envolvimento das pessoas mais próximas."


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