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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 552 (03/11/2002)

O Ensino da Diferença

Para trabalhar com educação fundamental, é preciso, além de um ideal pedagógico, gostar de trabalhar com crianças e adolescentes. Além disso, são necessárias pesquisas de mercado sobre a região em que se pretende montar a escola, pois em muitas localidades dos grandes centros existe uma saturação desse mercado. É importante lembrar ainda que a estrutura familiar vem-se alterando, uma vez que os jovens estão casando-se com mais idade e começando a ter filhos mais tarde, normalmente um ou dois no máximo. Todos esses fatores vêm contribuindo de maneira acentuada para que haja um decréscimo de alunos de forma generalizada, especialmente nas instituições de ensino particulares. Na região Sul de São Paulo, por exemplo, essa realidade já foi constatada pela Associação das Escolas da Zona Sul (Aesa), dirigida por Victoria Ayroza Saracchi, diretora da Prima Escola Montessori, voltada ao ensino diferenciado com ênfase no indivíduo - www.primamontessori.com.br. Em depoimento exclusivo, ela, que também é superintendente da Associação Comercial de São Paulo - Distrital Jabaquara, descreve o perfil do novo empresário da educação no Brasil.

CONCRETIZAÇÃO
"Antes de abrir a escola, iniciamos no final da década de 70, uma empresa de confecção de materiais pedagógicos que se chamava Prima Comércio de Materiais Didáticos. Com o tempo, começamos a sentir que as escolas precisavam de material na linha montessoriana, que é a metodologia que usamos atualmente. Fizemos parceria com uma indústria de materiais de madeira, porque toda a parte do material montessoriano é muito concreta. Como não éramos da área de vendas e precisávamos demonstrar de que forma esse material poderia ser usado, percebemos a necessidade de ter o nosso próprio espaço. Em 16 de maio de 1981, resolvemos montar a escola e, em 1989, abrimos o ensino fundamental. Para tanto, fizemos ampliações e iniciamos o primeiro grau. Após isso, tivemos que alugar o imóvel vizinho para poder dar continuidade até a 8ª série."

PROPOSTA ALTERNATIVA
"Trata-se da única unidade da Prima Escola no Brasil, e estamos sendo muito pressionadas para abrir o ensino médio, porque os pais gostam muito do nosso trabalho diferenciado. Atuamos de acordo com uma proposta pedagógica baseada na filosofia montessoriana, que diz respeito à individualidade do aluno. Um dos princípios desse método consiste no agrupamento vertical, para que cada criança possa ser acompanhada dentro do seu ritmo de trabalho. Não acreditamos na massificação do ensino, porque cada um tem habilidades específicas que precisam ser estimuladas, sendo essa a grande função dos nossos professores. Na década de 80, houve certo desgaste do método Montessori, mas alguns núcleos continuaram a fazer o seu trabalho. Há cerca de dez anos, foi fundada a Organização Montessori do Brasil (OMB), que reúne escolas montessorianas do País. A partir disso, passamos a ter dois encontros anuais com os diretores, normalmente um é no Norte e outro no Sul para ir revezando, com o objetivo de estudar o Montessori mais profundamente."

PROFISSIONALISMO
"Para administrar uma escola é importante ter uma visão de equipe, desde o faxineiro até os professores, pois todos eles são importantes para o trabalho. Acredito que precisamos cada vez mais de profissionalização, de ver a educação como uma empresa, e não como muito tempo atrás se via a "escolinha" enquanto um negócio para preencher o tempo. Essa visão já mudou, e o empresário da educação de hoje tem que estar preocupado com a qualidade e com a competitividade do segmento. Nós, da Prima Escola, apesar de estarmos atentos ao lado empresarial, optamos por não ter um grande número de alunos, porque queremos reunir condições para saber quem é quem no processo educacional que desenvolvemos. Por isso, decidimos montar uma escola que se preocupa com a qualidade do trabalho e do atendimento individual. Em termos de expansão, estamos realizando várias pesquisas para abrir novas unidades no interior do Estado, para onde o nosso público está indo, mas não há nada definido ainda e estamos abertos a ouvir todo tipo de proposta."


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