Tempo de Inspiração
Muito se fala que as épocas de crise trazem grandes oportunidades para aqueles que buscam novos desafios. Basta observar o mercado com atenção para perceber que ainda existem nichos a serem descobertos e transformados em negócios inovadores. No entanto, tirar uma idéia da cabeça e fazer dela um conceito inédito em forma de empresa requer não apenas ousadia e vontade mas também disciplina, aprendizado e planejamento, mesmo para aqueles que pertencem ao ramo de atividade que pretendem implementar. Foi em cima da necessidade de preencher o dia-a-dia das crianças com qualidade de vida, principalmente nos grandes centros urbanos onde a locomoção é sempre um problema, que quatro pedagogas optaram pelo empreendedorismo e montaram a Tempo 2 há apenas seis meses. Trata-se de um espaço lúdico que oferece atividades extracurriculares relacionadas ao campo das artes e dos esportes, incluindo refeições e toda a orientação indispensável ao crescimento individual por parte de especialistas em educação. Em depoimento exclusivo, Eloísa Schermann, uma das criadoras do empreendimento - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 5044-6404, conta como está sendo a experiência de se tornar empresária, bem como as estratégias que tem sido utilizadas para consolidar o negócio.
ESPAÇO
"A Tempo 2 é uma iniciativa inédita, criada para crianças de cinco a onze anos ficarem no período em que elas não estão na escola, que já é uma grande decisão dos pais. Mas o que fazer com elas no resto do dia é uma preocupação constante. Montamos esse espaço para solucionar tudo num lugar só, quer dizer, as crianças têm a hora de almoço, atividades, brincadeiras no quintal, hora do lanche sentadas à mesa com pessoas conversando com elas e participando. É uma volta à casa antiga da vovó, com a vantagem de as atividades chegarem até elas. Não são as crianças que saem e precisam agüentar a loucura da cidade. Os profissionais chegam aqui, os espaços estão prontos e elas fazem de duas a três atividades bem diferentes, mesclando uma atividade artística, uma corporal e uma intelectual e, ainda, a orientação para fazer a lição de casa. É uma casa para curtir tudo aquilo que elas têm na casa delas, menos ver televisão o dia todo."
PESQUISAS
"Para valorizar essa nova prestação de serviços que criamos, fizemos uma pesquisa de preços de cursos extras, uma pesquisa do quanto cada família investia nessas atividades e também uma pesquisa sobre a quantidade de atividades que cada criança fazia e que tipo de cursos eram mais procurados para preencher o dia das crianças. A conclusão da idéia veio de muito ouvir os pais durante anos, as necessidades deles, que foram sendo armazenadas e assimiladas. Tivemos duas entrevistas com um assessor de marketing escolar, partimos para a produção inicial de um folder e fizemos panfletagem para divulgação. Trata-se de um investimento de médio a longo prazo, o que nos levou a fazer um cálculo para sobreviver pelo menos um ano sem ganhar nada, porque sabíamos que a divulgação do espaço iria demorar por ser algo inovador no mercado."
ORIENTAÇÃO
"Para começar, procuramos o Sebrae-SP e chegamos a fazer um curso. Eles fazem um trabalho maravilhoso e nos ensinaram todos os passos, pois éramos quatro educadoras que nunca tinham sido empresárias e, de repente, resolvemos montar um negócio desse tamanho. O Sebrae-SP foi fundamental e tivemos também a sorte de encontrar um contador competente, porque não dá para imaginar uma empresa funcionando bem sem um contador, uma vez que as nossas leis são muito minuciosas. O Sebrae e o contador foram peças fundamentais, pois é preciso preparar-se muito para ser empresário. Custa caro em todos os sentidos, economicamente e emocionalmente. As sensações de fracasso são muito doloridas, sendo preciso aprender a sobreviver e a superá-las. Podemos estar chateados num dia, mas temos que acreditar que vamos mudar o jogo. Quem não tiver esse espírito deve desistir, porque vai ter que lidar a toda hora com o não. Outra lição importante é não subestimar o poder do marketing. Demoramos para entender que precisávamos de um profissional para a divulgação e que não se deve fazer economia nesse aspecto."
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