Parceiro do seu Negócio
Montar uma empresa nunca foi fácil, mas já houve épocas em que apenas a criatividade e a perseverança somavam esforços suficientes para levar com sucesso, uma empreitada. Hoje, no Brasil real dos negócios, as dificuldades do ponto de vista tecnológico, logístico e burocrático exigem preparo e informação para abrir e, principalmente, para manter viva qualquer iniciativa empresarial. Por isso, existem entidades como o Sebrae, mantido e administrado pela iniciativa privada, que está à disposição dos empresários de todo o País. Ao assumir a presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP - site: www.sebraesp.com.br, no início de 2003, Alencar Burti reafirmou a importância desse compromisso de apoiar as micro e pequenas empresas, julgando ser esse o caminho mais curto para o desenvolvimento social e econômico da Nação. Tendo em vista esse objetivo, convocou a sociedade para uma participação conjunta no sentido de atenuar a chaga do desemprego por intermédio do empreendedorismo. Eis aqui os princípios básicos que norteiam a atuação da entidade, e que muitas vezes passam despercebidos pelo empresariado.
INICIATIVA
Criado em 1990, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma instituição técnica de apoio ao desenvolvimento da atividade empresarial de pequeno porte, voltada para o fomento e a difusão de programas e projetos que visam à promoção e ao fortalecimento das micro e pequenas empresas. Seu propósito é trabalhar de forma estratégica , inovadora e pragmática para fazer com que o universo dos pequenos negócios no Brasil tenha as melhores condições possíveis para uma evolução sustentável, contribuindo para o desenvolvimento do País como um todo. A instituição foi criada por lei de iniciativa do Poder Executivo, concebida em harmonia com as confederações representativas das forças produtivas nacionais. Sem essa parceria entre os setores público, privado e as principais entidades de fomento e pesquisa do País, esse modelo não teria a eficiência e a eficácia que tem revelado no decorrer do tempo.
COMUNHÃO DE OBJETIVOS
O Sebrae é predominantemente administrado pela iniciativa privada. Constitui-se em serviço social autônomo, uma sociedade civil sem fins lucrativos que, embora operando em sintonia com o setor público, não se vincula à estrutura pública federal. A instituição é fruto, portanto, de uma decisão política da cúpula empresarial e do Estado, que se associaram para criá-la e cooperam na busca de objetivos comuns. É, por isso mesmo, uma entidade empresarial voltada para atender o segmento privado, embora desempenhe função pública e leve sempre em consideração as necessidades do desenvolvimento econômico e social do País. Cerca de 4.500 pessoas formam o quadro funcional do Sistema Sebrae, sendo que 260 delas integram seu núcleo central, localizado em Brasília, e as demais distribuem-se pelos Sebrae estaduais nas 27 unidades da Federação. Esse contingente atua de maneira a conferir à entidade alcance e capilaridade nacional, numa estrutura descentralizada que cobre todo o Brasil e vem interiorizando-se a cada ano, na busca de melhor atender às pequenas comunidades.
AUTONOMIA
As unidades Sebrae nos estados e no Distrito Federal têm ampla autonomia no desempenho de suas funções, cabendo ao núcleo central orientar e coordenar a atuação do sistema, estabelecer normas e estratégias e incumbir-se das atividades de natureza política, em âmbito nacional. O sistema Sebrae desenvolve diversos projetos nas seguintes áreas: capacitação, crédito, desenvolvimento sustentável, empreendedorismo, exportação, pesquisa, publicações, qualidade, tecnologia e turismo. Todos eles possuem a finalidade de fomentar a cultura empreendedora, além de promover o desenvolvimento das micro e pequenas empresas no Brasil. Visando atender toda a população nacional, a entidade coloca à disposição uma rede de 500 balcões espalhados pelo País para prestar informações aos micro e pequenos empresários já estabelecidos, bem como aos futuros empreendedores brasileiros carentes de apoio e informações básicas sobre negócios.
|