Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 686 (29/05/2005)

Manobra Ousada

Ser líder de mercado exige hoje uma agilidade administrativa do ponto de vista estratégico, capaz de garantir não apenas a sobrevivência mas também o crescimento contínuo e planejado de um negócio. Somente a capacidade de superar os obstáculos impostos pela economia e atualizar a estrutura de uma empresa sempre de acordo com as mudanças gerenciais necessárias ao seu bom funcionamento no momento certo, pode transformar uma organização em um modelo de referência para todo um segmento de atividade. Essa é a razão principal da liderança da Estapar Estacionamentos - www.estapar.com.br -, especialmente nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Com uma ousadia sem limites, Helio Cerqueira Junior, diretor do grupo que reúne 22 empresas prestadoras de serviços direcionados à área específica de estacionamentos e garagens em todo o Brasil, contou com a ajuda do irmão para começar um empreendimento que revolucionou o formato e a concepção dentro desse ramo de atuação, tendo como ponto de partida o profissionalismo e a automação dos procedimentos operacionais. Em depoimento exclusivo, com o devido equilíbrio entre a euforia e a cautela, ele relata um exemplo vitorioso de gestão empreendedora e anuncia o plano de expansão que está sendo pensado para gerar boas oportunidades para a empresa e para toda a sociedade.

ORIGEM
"Trabalhei como executivo da Unipark desde a sua fundação até dezembro de 1986. Quando saí, já tinha criado a Estapar, mas com a finalidade exclusiva de operar no mercado do Paraná, o que deu origem ao nome da empresa. Na verdade, foi uma oportunidade que surgiu, porque os donos da Unipark não tinham interesse nessa praça e me autorizaram a abrir um estacionamento em Curitiba, em 1982. Logo após o Plano Sarney, eu decidi dar continuidade ao projeto da Estapar, trazendo-a para São Paulo. Até 1985, o meu irmão trabalhava comigo na Unipark, mas, um ano antes, ele também tinha tido a oportunidade de montar a Riopark, no Rio de Janeiro. Em janeiro de 1987, nós dois fizemos a fusão do sistema Riopark-Estapar e até hoje não conseguimos mais segurar, pois aquele era um momento muito importante, porque não havia quem oferecesse esse serviço de maneira profissional."

PIONEIRISMO
"Nós somos hoje a maior empresa de toda a América Latina na gestão de estacionamentos, com mais de 500 bandeiras instaladas pelo Brasil, começando por Curitiba, que é a cidade-berço, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Porto Alegre, Brasília e algumas cidades pelo interior paulista. Isso se deve à nossa ousadia de propor inovações, uma vez que o empresário tradicional que administrava esse segmento tinha uma visão de inquilino. Nós desenvolvemos um modelo de gestão para proporcionar soluções e qualidade de vida para os condomínios comerciais, com transparência e por meio de um processo de comunicação adequado. Isso fez com que centenas de empresas fossem criadas com a imagem no modelo introduzido pela Estapar em termos de sistemas de automação, seguindo até os nossos padrões contratuais."

EXPANSÃO PLANEJADA
"Pretendemos abrir mercado por meio de franquias. Para isso, contratamos empresas de avaliação e vamos lançar a nossa marca na Feira da Associação Brasileira de Franchising em junho. No diagnóstico técnico feito pelos especialistas, ficou comprovado que o nosso negócio foi considerado franqueável e de baixo risco para o investidor. Outro fator positivo é a nossa maturidade, à medida que abrimos espaço para as pessoas que cresceram conosco. Já temos um processo de franquia que nos coloca como um dos grandes franqueadores. Atualmente, dos 500 estacionamentos, temos 300 próprios e 200 franqueados, mas não com uma formatação devidamente profissionalizada. Em razão disso, estamos criando uma franquia de corpo e alma, com previsão de crescimento de 20% nos próximos cinco anos. Vamos, assim, criar oportunidades para aqueles que não têm marca nem o sistema, podendo realizar muitos sonhos. Temos como objetivo oferecer a franquia como uma maneira inteligente de propiciar a entrada de novos investidores no negócio com uma segurança absoluta e dentro de uma estrutura na qual o franqueado vai desempenhar uma atuação gerencial muito importante."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.