Crescem os Serviços de Segurança
A insegurança cresce e fica cada vez mais sofisticada. Só no comércio de varejo, os assaltos e os furtos correspondem entre 2 e 6% do faturamento, segundo levantamento feito pela USP. No roubo de cargas, muitas vezes os marginais trabalham em sintonia com as demandas do mundo dos negócios. Trata-se de um quadro que não pára de oferecer desafios às trezentas empresas legalizadas desse setor existentes no Estado de São Paulo, com 120 mil vigilantes cadastrados. Uma delas é a Controller Segurança e Vigilância Ltda. - www.controller.com.br -, fundada em 1994 e sob responsabilidade de três sócios: os tenentes-coronéis da reserva do Exército Brasileiro Alvaro e Alfredo Lima do Carmo e o administrador de empresas Mário Rosa Ramos. Para eles, essa é a oportunidade de oferecer um apoio eficiente e planejado aos clientes de nichos importantes, como a segurança em eventos, por exemplo. No depoimento a seguir, Alvaro Lima do Carmo - que é também sócio da AWR Consultoria e Assessoria, junto com o tenente-coronel da reserva José Rubens Paixão Passos e o engenheiro William J.C. Marmontti - explica o funcionamento de uma atividade muito falada e pouco compreendida.
FÓRMULA 1
"Eu e meu irmão Alfredo somos da Infantaria e ficamos trinta anos na tropa. Não tínhamos intenção de generalato e, com a reforma, fomos trabalhar no setor. Quando a corrida de Fórmula 1 voltou do Rio para São Paulo, os promotores sentiram a deficiência na área de segurança e de controle do público. Nosso trabalho no apoio a autoridades estava sendo observado e fomos chamados. Fizemos o atendimento voltado para o grande evento, e dessa experiência surgiu a idéia de criar a empresa. Sem falsa modéstia, trouxemos uma nova mentalidade ao setor, pois antigamente o evento era na base da pancada, do homem forte. A Controller veio com a técnica mais social, de saber lidar com o público. Hoje, temos clientes como a Koch Tavares, Café do Ponto, as Confederações de Basquete e Vôlei, BCP Celular, Face Eventos, entre muitas outras. Temos duas empresas porque existe diferença entre prestação de mão-de-obra e consultoria. A AWR é especializada no conceito de segurança passiva, de prevenção. Ela faz o planejamento e presta assessoria, treina os funcionários dos clientes e pode, assim, evitar gastos desnecessários. Temos condições de viabilizar, com nossa consultoria empresarial, muitos negócios de um mercado globalizado e com muita demanda no setor."
ENCOMENDA
"O desemprego, a migração para os grandes centros e a sensação de impunidade têm aumentado as ameaças à segurança. Do pequeno furto passa-se para um maior, até chegar aos mais sofisticados, como o roubo de carga, que muitas vezes é feito sob encomenda. O ladrão não consegue colocar um caminhão de pneus no borracheiro da esquina, é preciso de uma rede para distribuir. Para enfrentar esse desafio, nós nos utilizamos, principalmente, do discernimento e da capacidade dos profissionais engajados. Hoje, temos entre 150 e 200 funcionários. O mínimo que uma empresa do ramo pode ter, por lei, são trinta colaboradores com carteira assinada, mas é muito comum existir empresas com mais de mil. Somos rigorosos na seleção e temos um cronograma de carreira, que vai do vigilante patrimonial ao gerente operacional geral."
CERTIFICADOS
"Nenhum empresário do setor pode ter processo, e seu passado deve ser totalmente limpo. Somos obrigados anualmente a renovar o Certificado de Segurança e a Autorização para o Funcionamento, ambos da Polícia Federal. Semestralmente temos que renovar o Certificado de Regularidade da Polícia Científica. Os clientes, por sua vez, pedem comprovantes de regularidade no recolhimento dos impostos e do cumprimento das leis trabalhistas. Trabalhamos para empresas privadas, onde o serviço é mais bem avaliado e você tem o melhor feed-back interpessoal. Quem trabalha para a administração pública precisa esperar os pagamentos, que sempre atrasam. Estamos expandindo nossas atividades para o interior e atualmente temos escritórios na região de Mogi-Mirim e Campinas. Procuramos sempre estar sintonizados com os avanços do setor e vamos participar da X FISP, Feira Internacional de Segurança e Proteção, entre 26 e 29 de agosto, um dos quatro maiores eventos mundiais desse ramo."
|