Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 323 (14/06/1998)

Crescem os Serviços de Segurança

A insegurança cresce e fica cada vez mais sofisticada. Só no comércio de varejo, os assaltos e os furtos correspondem entre 2 e 6% do faturamento, segundo levantamento feito pela USP. No roubo de cargas, muitas vezes os marginais trabalham em sintonia com as demandas do mundo dos negócios. Trata-se de um quadro que não pára de oferecer desafios às trezentas empresas legalizadas desse setor existentes no Estado de São Paulo, com 120 mil vigilantes cadastrados. Uma delas é a Controller Segurança e Vigilância Ltda. - www.controller.com.br -, fundada em 1994 e sob responsabilidade de três sócios: os tenentes-coronéis da reserva do Exército Brasileiro Alvaro e Alfredo Lima do Carmo e o administrador de empresas Mário Rosa Ramos. Para eles, essa é a oportunidade de oferecer um apoio eficiente e planejado aos clientes de nichos importantes, como a segurança em eventos, por exemplo. No depoimento a seguir, Alvaro Lima do Carmo - que é também sócio da AWR Consultoria e Assessoria, junto com o tenente-coronel da reserva José Rubens Paixão Passos e o engenheiro William J.C. Marmontti - explica o funcionamento de uma atividade muito falada e pouco compreendida.

FÓRMULA 1
"Eu e meu irmão Alfredo somos da Infantaria e ficamos trinta anos na tropa. Não tínhamos intenção de generalato e, com a reforma, fomos trabalhar no setor. Quando a corrida de Fórmula 1 voltou do Rio para São Paulo, os promotores sentiram a deficiência na área de segurança e de controle do público. Nosso trabalho no apoio a autoridades estava sendo observado e fomos chamados. Fizemos o atendimento voltado para o grande evento, e dessa experiência surgiu a idéia de criar a empresa. Sem falsa modéstia, trouxemos uma nova mentalidade ao setor, pois antigamente o evento era na base da pancada, do homem forte. A Controller veio com a técnica mais social, de saber lidar com o público. Hoje, temos clientes como a Koch Tavares, Café do Ponto, as Confederações de Basquete e Vôlei, BCP Celular, Face Eventos, entre muitas outras. Temos duas empresas porque existe diferença entre prestação de mão-de-obra e consultoria. A AWR é especializada no conceito de segurança passiva, de prevenção. Ela faz o planejamento e presta assessoria, treina os funcionários dos clientes e pode, assim, evitar gastos desnecessários. Temos condições de viabilizar, com nossa consultoria empresarial, muitos negócios de um mercado globalizado e com muita demanda no setor."

ENCOMENDA
"O desemprego, a migração para os grandes centros e a sensação de impunidade têm aumentado as ameaças à segurança. Do pequeno furto passa-se para um maior, até chegar aos mais sofisticados, como o roubo de carga, que muitas vezes é feito sob encomenda. O ladrão não consegue colocar um caminhão de pneus no borracheiro da esquina, é preciso de uma rede para distribuir. Para enfrentar esse desafio, nós nos utilizamos, principalmente, do discernimento e da capacidade dos profissionais engajados. Hoje, temos entre 150 e 200 funcionários. O mínimo que uma empresa do ramo pode ter, por lei, são trinta colaboradores com carteira assinada, mas é muito comum existir empresas com mais de mil. Somos rigorosos na seleção e temos um cronograma de carreira, que vai do vigilante patrimonial ao gerente operacional geral."

CERTIFICADOS
"Nenhum empresário do setor pode ter processo, e seu passado deve ser totalmente limpo. Somos obrigados anualmente a renovar o Certificado de Segurança e a Autorização para o Funcionamento, ambos da Polícia Federal. Semestralmente temos que renovar o Certificado de Regularidade da Polícia Científica. Os clientes, por sua vez, pedem comprovantes de regularidade no recolhimento dos impostos e do cumprimento das leis trabalhistas. Trabalhamos para empresas privadas, onde o serviço é mais bem avaliado e você tem o melhor feed-back interpessoal. Quem trabalha para a administração pública precisa esperar os pagamentos, que sempre atrasam. Estamos expandindo nossas atividades para o interior e atualmente temos escritórios na região de Mogi-Mirim e Campinas. Procuramos sempre estar sintonizados com os avanços do setor e vamos participar da X FISP, Feira Internacional de Segurança e Proteção, entre 26 e 29 de agosto, um dos quatro maiores eventos mundiais desse ramo."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Nei Carvalho Duclós - MTb. 2.177.865 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.