Herança Empreendedora
Nem sempre é possível herdar um negócio consolidado no mercado, mesmo sendo descendente de uma família de comerciantes que, desde a chegada ao Brasil, sempre se destacou na livre iniciativa. No entanto, a cultura empreendedora que corre nas veias dos filhos e dos netos desses negociantes faz toda a diferença para quem decide abandonar a zona de conforto de um emprego qualificado para correr os riscos de abrir uma empresa no difícil cenário da economia brasileira. É o caso de Alexandre C. de Botton, diretor da ProPay Brasil Ltda - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 5091-7030, especializada na terceirização de processos de recursos humanos, como folha de pagamento e benefícios. Seguindo o exemplo do pai, antigo dono de uma das redes de varejo mais conhecidas no Brasil, ele descobriu nos Estados Unidos esse nicho de mercado quase inexplorado por aqui e decidiu apostar em uma sociedade com um amigo dos tempos da faculdade. Deixou o trabalho em um banco de investimentos no Rio de Janeiro para estruturar uma empresa na área de serviços na capital paulista, onde se encontram os principais centros administrativos do País. Em depoimento exclusivo, Alexandre conta como se deu essa trajetória de sucesso planejada passo a passo.
PESQUISA
"Nós seguimos uma estratégia aparentemente simples, que consiste em analisar quais são as indústrias bem desenvolvidas nos Estados Unidos e quais são os conceitos novos que podem ser trazidos para o Brasil. Nessa busca, encontramos a indústria de terceirização de folha de pagamento, que nem sabíamos que existia. Começamos a analisar essa oportunidade como empreendedores que partem de uma idéia pouco estruturada e fazem uma análise mais conceitualizada da oferta e da demanda do mercado. Uma vez identificados esses aspectos no início de 1999, fizemos algumas visitas ao Brasil, fomos conversar com o mercado em potencial, que são os diretores de recursos humanos das empresas, compramos algumas ações para entender um pouco do mercado e para receber o balanço anual das empresas. Não tenho dúvidas de que a minha herança genética pesou muito, mesmo sabendo que 60% dos projetos empreendedores estatisticamente não dão certo no Brasil. Felizmente, conseguimos sobreviver aos primeiros três anos do negócio e estamos apresentando uma curva de aprendizado extraordinária."
CRESCIMENTO
"No início, nós não tínhamos carteira de clientes e tivemos que começar a prospectar. O caminho que apresentava menos resistência foi bater na porta dos amigos. Nesse sentido, o nosso grande ativo era a nossa reputação profissional. Curiosamente, acabamos sendo impactados de forma positiva pela bolha de Internet, porque tínhamos muitos conhecidos da nossa idade estimulados a abrir negócios, que acreditaram na nossa competência. Com esse impulso, saímos do primeiro escritório de 30 metros quadrados para um de 200 metros quadrados, com 15 funcionários. Depois entrou um investimento estrangeiro que, apesar de alguns problemas, nos trouxe um grande aprendizado. Nós conseguimos, dentro de curto espaço de tempo, posicionar-nos muito bem. Hoje, somos a segunda maior empresa do mercado que faz esse tipo de prestação de serviço. A receita sempre cresceu mês após mês, e isso reforçou a sustentabilidade do modelo de crescimento de uma empresa que emprega atualmente 280 pessoas."
ADAPTAÇÃO
"Investir o próprio patrimônio em um negócio é o que torna alguém empreendedor, e o modelo do mercado de capitais americano dá um valor muito grande a essa iniciativa de correr riscos. Para isso, é preciso encontrar uma idéia boa juntamente com um time de profissionais competentes, e o segredo está em alinhar tudo. Esse alinhamento de interesses é fundamental para um projeto empresarial dar certo. Assim, como qualquer negócio que estava na fase inicial de implementação, de um lado existe o planejamento e do outro está a execução, porque é aí que se percebem as diferenças, sendo possível adaptar-se a cada mercado. Essa capacidade de adaptação é extremamente importante, e nós conseguimos, com flexibilidade e intuição, ir tateando no sentido de encontrar o caminho certo para conquistar um bom espaço no mercado."
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