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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 763 (19/11/2006)

Compromisso Restaurado

Quando a ousadia do espírito empreendedor se junta à capacidade de planejamento administrativo do empresário com o compromisso determinado de profissionalizar um segmento de serviços que ainda atende de forma precária às necessidades do mercado, o caminho para o sucesso é apenas uma questão de tempo. Foi o que aconteceu com o técnico agrícola gaúcho e descendente direto de alemães Flávio Roberto Conrad. Ele saiu de casa aos 14 anos para estudar em uma escola agrícola federal na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, na década de 80, e, ao passar em um concurso público, foi morar em Santa Cruz do Sul, onde conheceu o sócio Jair Jasper. Juntos, fundaram a Restaura Jeans Franchising Ltda. www.restaurajeans.com.br . Aos poucos, foram agregando e incorporando outros serviços de reforma de roupas e começaram a expandir uma rede de franquias que atualmente conta com 211 lojas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País, com planos de expansão para 300 unidades até 2009. Em depoimento exclusivo, Flávio relata de forma muito positiva essa trajetória iniciada com a simples observação do amadorismo de um serviço que acabou gerando a idéia de profissionalização por meio da livre iniciativa.

VIABILIDADE
"Por coincidência, meu irmão tinha uma lavanderia e uma tinturaria em Santa Cruz do Sul para roupas novas e peças de jeans. Foi quando surgiram os primeiros jeans lavados no Brasil, porque, antes, os jeans eram engomados, escuros e desgastavam somente na frente. Como eu morava nos fundos da lavanderia e diariamente estava ali dentro, surgiu a idéia de tingir peças já usadas. Seria o único começo viável para abrir uma empresa sem dinheiro. Eu convenci o Jair de que o negócio poderia dar certo, e, em março do ano seguinte, abrimos a primeira loja, quando as pessoas mais usam roupas. Estrategicamente, era a melhor época para abrir uma tinturaria com possibilidades de dar certo. O capital que tínhamos para abrir o negócio era algo em torno de R$ 2 mil. Escolhemos começar por Santa Maria, porque foi onde eu estudei, além de ser uma cidade com muitos estudantes e muitos militares. A minha idéia inicial era apenas tingir por economia, para aproveitar mais a peça de roupa."

EQUILÍBRIO
"A marca Restaura Jeans surgiu da minha cabeça, porque nós não deixávamos a peça nova, mas ela era restaurada, ou seja, renovada. Depois de quatro meses, sem dinheiro para publicidade, decidimos mostrar a cara no jornal da cidade e distribuímos panfletos feitos por nós mesmos. Eu sou extremamente arrojado, com o pé no acelerador, e o Jair, sempre calculista e cuidadoso. Ele é mais empresário e eu sou mais empreendedor, o que garante um equilíbrio bom para o negócio. Fazíamos de tudo: separávamos as peças, éramos os motoristas, sábado levávamos as peças da semana anterior e já trazíamos as peças da semana. Tivemos dois pulos do gato. O primeiro foi uma grande tacada de sorte, pois a filial da Rede Globo local fez uma matéria sobre preços de roupa de inverno com enquetes de rua, e várias pessoas falaram que não estavam comprando, mas sim tingindo, lembrando que tinha uma loja que tingia peças que ficavam muito boas. Nós coletávamos até então setenta peças por semana e passamos para cerca de quinhentas na semana seguinte."

FRANCHISING
"O segundo pulo do gato veio em 1992, quando eu fiz um trabalho árduo para convencer o Jair a sairmos dos nossos empregos. Nessa altura, já tínhamos dobrado o salário, mas nunca tiramos nada, porque a estratégia era sempre reinvestir no negócio. Muitas pessoas procuravam-nos para abrir outras lojas e chegamos até 1994 a ter doze unidades em diversas cidades do interior. Depois de um ano, sem os nossos empregos, pudemos dedicar-nos somente a esse processo de expansão. Em 1996, surgiu a necessidade de termos uma usina própria, separada do trabalho do meu irmão, que tingia apenas roupas novas. Nessa época também começamos a franquear as lojas próprias para os nossos funcionários. Em 2005, investimos na proposta de colocar novos serviços, como costura dentro da loja, consertos, lavanderia. Começamos a lavar peças, e depois veio a customização para incrementar a oferta com um mix completo em um só ponto."


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