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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 777 (25/02/2007)

Sem Chance de Errar

Diante dos índices crescentes da competitividade global, não existe mais lugar para o erro. Antigamente, o empreendedor abria várias frentes de trabalho, perdia muito dinheiro, mas também ganhava. Tudo era menos profissionalizado, pois havia uma condição diferente em relação ao custo do dinheiro e ao custo de entrada nos mercados. Como os níveis de competitividade eram diferentes, havia espaço para errar. Hoje, isso não é mais possível. Quem errar perde o investimento, muitas vezes o capital próprio, em razão da dificuldade de acesso ao crédito. Quando ele perde isso, perde a oportunidade de ir para qualquer lugar, abandona o negócio e volta a ser empregado, o que é um grande problema para o País. Preocupado com essa realidade, um grupo grande de universidades acredita que chegou a vez do empreendedorismo, e o mundo acadêmico está preparando-se para fazer leituras regionais, de acordo com a diversidade cultural do Brasil. Uma prova dessa mobilização é o Universia Brasil, um portal para a comunidade universitária (www.universia.com.br) que investe na relação entre empresa e universidade. Em depoimento exclusivo, Alina Correa, Diretora Geral da empresa - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 3179-0748 - destaca os benefícios dessa iniciativa de fomento à capacidade empreendedora.

CONCEITO
"O Portal é a concretização de uma visão mais ampla do modelo de rede, pois ele coloca em termos práticos a rede Universia, que cristaliza a união e a associação de 985 universidades Ibero-americanas. Essas universidades, por meio do Universia e dos serviços oferecidos por ele, conseguem interagir em termos de socialização do conhecimento, de mobilidade de estudantes e de professores, incrementando a relação entre a empresa e a escola, tanto no conceito de empregabilidade quanto efetivamente no de empreendedorismo. Na verdade, essa relação está cada vez mais rica e encaminhando-se para a questão do trabalho, seja na gestão de um negócio, seja na ocupação de um posto em uma empresa já estabelecida. O Portal destina-se a públicos diferenciados, desde estudantes pré-universitários até o encaminhamento para a livre iniciativa."

INCUBADORAS
"Nós trabalhamos fortemente com incubadoras e com empresas juniores, que estão muito ligadas às universidades, para atender as necessidades do mercado. O critério seletivo para o aproveitamento desses benefícios é que as empresas estejam ligadas a uma das universidades parceiras do Universia. Hoje, temos 247 universidades conveniadas no Brasil. A composição dessa pirâmide traz, em sua maioria, as universidades particulares, mas basicamente todas as públicas estão conosco também, entre as federais e as estaduais. Nesse contexto, a universidade funciona como um instrumento de mobilidade social, amplamente alavancada, à medida que se aumentam os investimentos de competitividade. Isso tudo está ligado à questão da internacionalização, para que alunos e futuros empreendedores possam ser capazes de competir em um mundo globalizado de igual para igual com estudantes de qualquer classe social que fizeram estudos intensivos em outros países."

UNIÃO
"Menos por uma questão conceitual e mais por uma questão concreta, empreendedor, empresário, aluno e universitário misturam-se, porque o empreendedor precisa também do arcabouço teórico para eliminar a possibilidade de errar. Se ele for só com a intuição que orientou as gerações passadas, vai ter que se arriscar muito. Hoje, ninguém mais é mais capaz de suportar os riscos que as gerações passadas suportaram, em razão da competitividade global. Na verdade, existe uma relação de fato entre o aluno que virou empreendedor e vice-versa, uma vez que, na busca de fazer com que o negócio fique melhor, a cada dia fica mais claro o papel que a universidade tem a desempenhar na sociedade por meio dos instrumentos que ela pode disponibilizar. Em 2005, tínhamos um número de 56 mil páginas vistas no Canal Empreendedorismo (www.universia.com.br/empreendedorismo) e fechamos 2006 com 184 mil acessos. Esses são os termômetros de interesse do conteúdo para o público de que estamos falando e percebemos que o jovem, hoje, tem uma característica mais empreendedora do que há apenas um ano. Temos ainda 167 empresas juniores cadastradas e 153 incubadoras."


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