Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 789 (20/05/2007)

Conquista Pré-Fabricada

A concretização efetiva de um negócio depende de uma série de fatores, como a forma de administração, o equilíbrio societário e a visão de longevidade, que dá fôlego para que a empresa possa crescer e expandir-se no mercado. Além disso, valorizar os recursos humanos, investindo em treinamento e na formação profissional, já deixou de ser um simples benefício para tornar-se um elemento-chave na criação de um ambiente corporativo responsável e vencedor. Esse é o perfil da Leonardi Construção Industrializada, especializada na fabricação de estruturas pré-moldadas para o ramo da construção civil. Quem relata, em depoimento exclusivo e repleto de momentos decisivos, essa trajetória de conquistas que já contabiliza 2 mil obras em vinte anos de atividades é Carlos Alberto Gennari, diretor administrativo e financeiro - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 2111-7000. Ele ressalta que a passagem da empresa familiar para uma política de gestão profissionalizada garantiu não apenas a sobrevivência como também o reconhecimento e a credibilidade junto dos clientes de um segmento cada vez mais exigente em termos de compromisso e de qualidade de trabalho.

CAMINHO PRÓPRIO
"Vindo do Paraná, cursei faculdade de engenharia eletrônica em São Paulo, fui contratado assim que conclui o curso e atuei, por muitos anos, como empregado, trabalhando dentro e fora do Brasil. Embora estivesse tendo um resultado positivo, não me sentia feliz com o meu dia-a-dia, uma vez que via a necessidade de enfrentar desafios diferentes, o que me levou a pedir demissão. O período de transição não foi fácil, pois me envolvi com vários projetos e cheguei à conclusão de que o melhor mesmo era trilhar um caminho próprio. Nessa época, fui convidado pelo meu primo, João Carlos, meu atual sócio, para participar da Leonardi, um empreendimento que já havia começado há três anos, mas que tinha muitos desafios a superar. Em 2005, eu e o João havíamos construído uma empresa que tinha determinados valores e preocupávamo-nos muito com a continuidade do negócio."

LONGEVIDADE
"Nós dois tínhamos uma participação que não atingia 50% do capital, então formamos uma equipe muito interessante, com profissionais fortemente comprometidos. Achávamos que, no futuro, poderíamos ter problemas se não resolvêssemos a questão societária por meio de uma reestruturação. O mais difícil dentro de um negócio é criar uma cultura, e não é em todas as famílias que há essa percepção em termos de posicionamento profissional. Foi pensando no crescimento e na longevidade que nós propusemos uma negociação para comprar o restante das cotas. Foi uma decisão acertada para o futuro da Leonardi. Hoje, o nosso objetivo principal é pensar em longo prazo e profissionalizar ao máximo a empresa. Focamos muito as questões da complementaridade, alinhamento e capacitação da equipe que trabalha conosco, com especial atenção aos grupos de líderes jovens."

SOMATÓRIO

"No nosso projeto estratégico debatemos a nossa missão e os valores que consideramos fundamentais. Com o crescimento da empresa, temos incorporado novos colaboradores e a principal preocupação que temos é não perder de vista a cultura da empresa. Se não forem os mesmos valores a serem compartilhados, não faz sentido o trabalho em grupo. Empreender demanda uma energia extraordinária e é necessário que se reinvente tudo a cada dia. Acreditamos no sucesso como uma conseqüência, e não como um fim. Para isso, há a necessidade do autoconhecimento e da ligação desses princípios com o projeto interno que nós temos como indivíduos. Somente o trabalho como espaço de realização é que permite alcançar o objetivo maior: atender plenamente as necessidades de nossos clientes."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.