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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 791 (03/06/2007)

O Detalhe da Diferença

No segmento gastronômico brasileiro, o tradicional cafezinho sempre ocupou um papel de item secundário, que completa as refeições em restaurantes, lanchonetes, bares e padarias. Desde o final dos anos 70, esse cenário vem mudando drasticamente, graças a uma ideia simples e original que foi colocada em prática no mercado nacional por Francisco Antônio Conte, em Bauru, interior de São Paulo. Voltado no início para o público feminino que não tinha um local agradável e seguro para saborear um café com algum complemento a qualquer momento do dia e até mesmo da noite, o primeiro Fran's Café www.franscafe.com.br – veio preencher esse espaço. O negócio tomou vulto e acabou conquistando outros consumidores com a expansão para a Capital no final da década de 80 e para outros Estados por meio de franquias. Em depoimento exclusivo, o fundador e diretor que emprestou seu apelido ao negócio por sugestão de um amigo relata essa trajetória empresarial de sucesso e pioneirismo em cafeterias no Brasil, provando que a inspiração empreendedora pode estar presente no cotidiano de todas as pessoas aqui mesmo. Bastou um olhar diferenciado para que ele promovesse o café, de um simples detalhe à estrela dos encontros informais do dia a dia.

ABERTURA
"Meus pais são filhos de italianos, e toda a minha família atua no ramo do comércio, de alimentação e de hotelaria. Ao completar 18 anos, já queria ter um negócio próprio, algo que faltava em Bauru, um lugar para tomar café como se tem na Europa. Daí surgiu a ideia de montar uma loja exclusiva de café, sem bebida alcoólica e sem muita variedade gastronômica. Eram cafés especiais e bem elaborados, com algumas tortas somente para acompanhar. O resultado foi excelente, e o conceito foi rapidamente reconhecido. Isso ocorreu há 35 anos, quando as mulheres ainda não tinham a liberdade que têm hoje de entrar e sair dos lugares. A cafeteria foi uma abertura para elas, porque o público feminino sentiu que aquele ambiente era seguro em qualquer hora do dia. Naquela época, o nosso movimento era formado por 80% de mulheres que, até hoje, reconhecem esse incentivo, mas os homens também gostaram e passaram a frequentar o mesmo ambiente, projetado arquitetonicamente para ser tranquilo e aconchegante."

PARCERIAS
"Nós desenvolvemos parceiros para fabricar para nós com exclusividade. No caso dos sanduíches, existe uma fábrica que não nasceu por causa do Fran's Café, mas somos os principais consumidores da sua produção. Temos ainda uma nutricionista e uma especialista em café que desenvolve produtos, receitas e faz o experimento para que possamos colocar no cardápio, que é mudado duas vezes por ano. Entre um cardápio e outro, entram algumas novidades ou um encarte, e nossos parceiros de fornecimento acompanham tudo isso. Quando lançamos os novos produtos, eles já começam a pensar no desenvolvimento para a próxima estação por meio de tendências e de pesquisas. A nossa proposta sempre foi funcionar 24 horas, porque, no caso do terminal rodoviário de Bauru, tínhamos muito resultado com isso. Quando entramos em São Paulo, acreditamos que também haveria esse sucesso e, naquele momento, por incrível que pareça, a cidade estava carente de casas de café."

FRANQUIA
"Chegamos a ter oito estabelecimentos próprios na Capital antes de começarmos a expansão por franquia em 1992. Eu era um pouco resistente a essa idéia, mas fui praticamente convencido a criar a primeira unidade na Haddock Lobo, nos Jardins, que está lá até hoje. Foi o próprio franqueado, que insistia demais em ter o negócio, quem pesquisou a lei de franquia e veio com contrato em cima daquilo que costumávamos conversar. Ele veio com o papel e me convenceu a montar a loja, com a cláusula contratual de que, se não desse certo, fecharia a loja e nos passaria o comando para não termos problemas. Felizmente, o sucesso foi grande, e aproveitamos o modelo para criar e expandir a rede, pois fomos sentindo mais firmeza no sentido de dar continuidade e tocar o projeto para frente. Hoje já estamos com o número expressivo de cem lojas e vamos continuar inovando e cuidando sempre da marca para enfrentar a concorrência."


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