Resposta ao Tempo
Resistir a mais de cem anos de atividades em qualquer segmento de mercado é uma proeza digna de uma linhagem de empreendedores que já nasce com a marca da ousadia. Especialmente quando se trata do ramo da educação, que sofreu e vem sofrendo tantas transformações tecnológicas e estruturais no recorrer das últimas décadas. Tudo começou com uma viúva que, ainda muito jovem, decidiu ensinar matemática em um curso preparatório, na sala de estar da própria casa, para sustentar uma filha ainda criança. Nada de inovador, se essa iniciativa não se tivesse passado no final do século XIX, quando Elvira Brandão demonstrou ser uma mulher à frente da sua época ao fundar, em 1904, uma escola que leva até hoje o seu nome como símbolo de coragem e capacidade de vencer todos os obstáculos por meio do conhecimento aplicado ao ensino médio e fundamental. Muitos anos se passaram, e o negócio atualmente é comandado pelos bisnetos da fundadora: Camila Nardy Rocha e Fernando Caiuby www.elvirabrandao.com.br. Em depoimento exclusivo e comovente, Camila relata como se deu essa trajetória secular que permanece viva graças à competência de saber dialogar com o tempo e fazer dele um aliado na união entre tradição e modernidade, incluindo noções de empreendedorismo, tendo em vista o futuro dos alunos no mercado de trabalho.
LONGEVIDADE
"Acredito que o Colégio Elvira Brandão foi bem sucedido por ser uma iniciativa seríssima, uma escola realmente comprometida com o aprendizado e sempre à frente do seu tempo, sem nunca ter envelhecido. Atualizou-se pedagogicamente, do ponto de vista da metodologia e das estratégias para alcançar tudo aquilo que foi sendo necessário no decorrer das décadas e das descobertas pedagógicas. As pessoas também foram sendo treinadas para trabalhar dessa maneira. O outro lado do sucesso deve-se ao esforço da família, que conseguiu fazer com que todos os professores e funcionários, nesses 103 anos, vestissem a camisa da instituição como fiéis trabalhadores, colaboradores, defensores e propagadores do bom trabalho feito por nós. Hoje, temos cerca de quinhentos alunos e um corpo de funcionários e de professores altamente comprometido com a qualidade e com os avanços na área da pedagogia."
VISÃO DE FUTURO
"Já não é mais possível ensinar apenas conteúdos aos alunos. Uma escola tem que estar comprometida com a formação global dos indivíduos em todos os sentidos, na formação de valores, de hábitos e de atitudes. Temos que prepará-los para uma inserção positiva no mercado de trabalho qualificado, e fazemos isso com muito sucesso, mas também temos que capacitá-los a agir diante dos desafios do futuro. Não dá para não ser empreendedor atualmente, seja montando um negócio, seja empreendendo a si mesmo dentro de uma empresa. Essa é uma contribuição que a escola tem que dar para o seu aluno no mundo globalizado, pois a atitude empreendedora tem que estar presente em qualquer ambiente. Por isso, achamos que era muito importante ajudá-los a desenvolver o potencial criativo para criar e administrar empresas, mesmo sabendo que só veremos esses resultados a longo prazo."
PARCERIA
"Para implementar essa iniciativa, contratamos uma empresa especializada em levar os conceitos do empreendedorismo para os jovens do ensino médio por meio de dinâmicas de grupos. Eles fazem esse trabalho a partir de uma tarde de sexta, incluindo o sábado inteiro até o domingo de manhã dentro da própria escola. Em 2006, o sucesso foi estrondoso, os alunos adoraram e acabamos de refazer esse projeto neste ano. O colégio Elvira Brandão destacou-se porque, no momento do planejamento, todos os professores e funcionários foram reunidos para entender o trabalho que seria realizado com os alunos. Eles nos ensinaram muito a estabelecer metas, a verificar se os passos estavam adequados para o instante que estava sendo vivenciado, que outras medidas poderiam ser adotadas, quais eram as circunstâncias e a avaliação dos riscos. Essa experiência serviu para a vida de todos nós, de forma inédita para uma escola. Mais cedo ou mais tarde, a tendência é de que esse diferencial seja uma questão de sobrevivência no mercado educacional e esse conteúdo faça parte da grade curricular."
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