Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 919 (06/06/2010)

Empreendedor de oportunidades

Francisco Deusmar de Queirós já havia alcançado pleno sucesso com os negócios no mercado financeiro, no Ceará, em 1981, quando surgiu a oportunidade de entrar no ramo de farmácia. Ousado, e mesmo desconhecendo o setor, pensou logo na implantação de uma rede, com grande volume de vendas, que lhe possibilitasse o acesso direto aos grandes laboratórios fornecedores e o ganho de vantagens como maiores descontos e prazos de pagamento. Surgiu assim a Empreendimentos Pague Menoswww.paguemenos.com.br – que em pouco tempo contava com cinco lojas no próprio Estado. Em 1993, em franca expansão, o grupo encara a primeira experiência fora do Ceará e aporta no Rio Grande do Norte. O exemplo de Deusmar como empresário é incomum: dispondo de recursos suficientes, não necessitou embarcar num desafio comercial para consolidar a posição no mercado; de fato, sua atuação é de um verdadeiro "empreendedor de oportunidades". Em depoimento exclusivo, ele narra a trajetória desde a infância pobre, quando vendia frutas e doces para ajudar no custeio dos estudos, até os primeiros empregos e a montagem da Bolsa de Valores do Ceará, que se tornou Bolsa de Valores Regional.

CAMINHO INVERSO
"Normalmente o sulista domina um determinado mercado e vai para o Nordeste expandir ainda mais sua participação. Ao contrário, fizemos o caminho inverso: primeiro tivemos sucesso no Nordeste, depois no Norte, chegamos em São Paulo em 2002, alcançamos Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e estamos em todo o País. Permanecemos de início em nossa região, mas buscamos fora idéias e iniciativas relevantes para desenvolver o nicho detectado. Visamos o tratamento diferenciado no sentido de dar mais atenção ao cliente, procurando vê-lo não apenas como quem vai entrar na loja e apenas nos dar lucro. Quero estabelecer uma parceria para ele voltar sempre, uma parceria no consumo, de modo que quando ele entrar e for bem atendido terei certeza de que voltará. E temos tido sucesso nisso. Os nossos 9.500 funcionários têm consciência de que quem paga o salário deles não sou eu é o cliente..."


ANTECIPANDO O FUTURO
"Estive nos EUA na década de 80 e conheci as drugstores que vendem 30 mil ítens, enquanto o Brasil tinha e ainda tem uma legislação totalmente ultrapassada de 1973 que é a Lei nº 5.991 que restringe as farmácias à venda de medicamentos, higiene e beleza. Nunca aceitei isso e em 89 resolvi vender sorvete, refrigerante e chocolate, segundo o conceito de one stop shopper, com resultados realmente muito interessantes nesse aspecto da loja de conveniência. Quer dizer, em uma parada compra-se tudo, então essa é a vantagem da conveniência. Inovação, eis o único ponto que não muda na empresa, isto é, o desafio de mudar todos os dias; temos que estar inovando e criando. Fomos também a primeira loja 24 horas sem porta. Em 89, doze anos antes de o Banco Central autorizar a implantação do correspondente bancário, nós já começávamos a receber contas de água, luz, telefone, condomínio, colégio etc. Com o objetivo de desafogar as agências bancárias, a medida foi estendida em 2001 às padarias, supermercados, a partir do trabalho que fazíamos".


PILARES MESTRES
"Nossa filosofia básica é lucrar. Acho que todo negócio tem de dar lucro; mais do que isso, tem de gerar valor por intermédio de salários e impostos, além de se pensar na sua perpetuação. Então, visando ganhar dinheiro e gerar riquezas, definimos três pilares-mestres para alicerçar o nosso trabalho: conveniência, inovação e cidadania. É importante que o sucesso tenha bases sólidas as quais não se resumem apenas em dinheiro não, mas sobretudo conhecimento – um patrimônio de valor incalculável. E não existe empresa de um homem só; contamos com uma equipe de líderes, pessoas em quem investimos em formação profissional, treinamento e viagem de estudos, em suma, em conhecimento. Os produtos comercializados são os mesmos em qualquer farmácia, a diferença está nos nossos lideres: hoje 70% dos gerentes da Pague Menos têm curso superior, enquanto até a década de 90 e ainda hoje no País são pouquissimas as farmácias em que o gerente tem o segundo grau completo".


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Angelo Sarubbi Neto - MTb. 8.964 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.