Livre Iniciativa é a Bola da Vez
Tamanha se configura a missão a ser desempenhada pelas micro, pequenas e médias empresas na retomada do desenvolvimento econômico brasileiro e mundial que o próprio presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, assumiu publicamente a votação ainda neste ano do estatuto criado pela Constituição de 1988, com vistas a um tratamento preferencial e privilegiado para o segmento. O ato deu-se na sessão de abertura do Congresso Internacional da Pequena e Média Empresa (ISBC), em sua vigésima quinta edição, realizada na cidade de São Paulo, de 12 a 14 de outubro, nas dependências do Hotel Transamérica. O evento, promovido pela Associação Comercial de São Paulo e pelo Sebrae, contou com a presença de autoridades de âmbito executivo e legislativo, além da participação de conferencistas, palestrantes, empresários e acadêmicos de mais de cinqüenta países, que discutiram os desafios e as oportunidades da economia global. As primeiras palavras foram proferidas por Fernando Henrique Cardoso, em mensagem gravada com exclusividade para a ocasião.
FHC
"Quero registrar a importância das micro, pequenas e médias empresas no Brasil, fundamentais ao grande esforço nacional de desenvolvimento. Elas representam, hoje, um setor vital tanto do ponto de vista econômico como ainda pelo impacto social positivo que determinam. No cenário contemporâneo, marcado pela rápida evolução tecnológica, pela transnacionalização do processo produtivo e, muitas vezes, pela perversa precariedade nas relações de trabalho, esse segmento presta um serviço extraordinário com a geração de empregos e oportunidades de realização do crescimento profissional. O governo brasileiro tem adotado uma série de medidas de apoio a essas empresas, que abrangem a expansão dos mecanismos de garantia de crédito, a difusão de tecnologia, a ampliação das chances de negócio, inclusive externas, além da criação de um regime tributário simplificado. Oferecer essas vantagens demonstra o aumento da confiança no País."
PIO GUERRA JR. (Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae)
"O tema deste congresso - Emprego, o grande desafio; Pequena Empresa, a grande solução - não poderia ser mais oportuno e atual. Está em curso no mundo uma grande transformação na natureza do trabalho e nas formas da inserção produtiva das pessoas na economia. Trabalhar é cada vez menos usar a força física e cada vez mais aplicar informações e conhecimento. É menos especialização, repetição e mais polivalência, criatividade. É menos rotina e cumprimento de simples tarefas e mais inovação e capacidade de empreendimento. Essa verdadeira mutação cultural e tecnológica que está alterando os métodos de gestão empresarial veio para ficar, envolvendo elevados riscos e grandes oportunidades. Entre elas avultam novos espaços de mercado para as pequenas empresas que sejam ou se tornem modernas, atualizadas, competitivas, inovadoras."
ELVIO ALIPRANDI (Presidente da Associação Comercial de São Paulo e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo)
"Quanto mais forte for o segmento das micro, pequenas e médias empresas de um país, menor será a sua exposição aos riscos provenientes do exterior. Os empreendimentos de menor porte, por sua maior inserção na comunidade, que é onde efetivamente vivem os cidadãos e onde suas necessidades são atendidas, constituem um anteparo econômico e social aos efeitos das crises financeiras internacionais."
JOSÉ BOTAFOGO GONÇALVES (Ministro da Indústria, Comércio e Turismo)
"A grande mudança que o mundo globalizado procura enfrentar e resolver é a fusão entre mercado interno e externo. Não existe mais aquela separação do passado que traçava duas estratégias diferentes nesse sentido. O importante, hoje, é que a produção da empresa seja indistintamente válida para qualquer tipo de mercado. O parâmetro, portanto, é a capacidade de competição dentro e fora do País. Dessa forma, o consumidor estará cada vez mais satisfeito no que diz respeito ao fornecimento da indústria nacional, consciente de que, ao comprar um produto brasileiro com qualidade e a preços competitivos, vai estar protegendo o seu emprego e o da sua família. Os parâmetros de exportação devem contar com os pequenos e médios empresários na autodefinição de metas compatíveis ou complementares em relação à meta global. Eles mesmos podem trazer essas informações ao setor governamental."
|