Você, como líder, está Administrando ou Executando?
Teste de auto ajuda
Nas atividades de consultoria que temos realizado em diversas empresas, identificamos no mercado que muitos empresários e líderes passam a executar atividades as quais deveriam ser realizadas pelos seus funcionários, deixando de ser um gestor do negócio para ser o executor de tarefas. Identificamos também, empresários e líderes que apenas planejam, administram, mas não colocam em prática o planejado.
Há momentos em que se faz necessário executar, mas devemos tomar cuidado para que isso não se torne rotina, pois pode-se deixar de perceber novas oportunidades de negócios, permanecendo na operacionalização das tarefas ou na elaboração de projetos, pouco se dedicando à transformá-los em realidade.
Faça o teste abaixo e obtenha sua resposta: você administra ou executa?
Lembre-se: Os testes de auto ajuda é como a prova da primeira fase do vestibular, possibilita pular o primeiro obstáculos, depois é preciso passar pela segunda fase que é mais criteriosa, é como também exame de gravidez, só é 100% confiável quando feito em laboratório, mas este poderá dar indicativo. |
Assinale somente os espaços em branco que refletem a sua postura no trabalho:
Você: |
A |
B |
1. Possui uma visão geral da organização, sua complexidade, posicionamento social e os objetivos a serem atingidos? |
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2. Faz freqüentemente entrevista inicial de seleção de candidatos, realiza controles administrativos, digitação de materiais e envolve-se com atividades burocráticas? |
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3. Identifica oportunidades e apresenta novos projetos para a organização? |
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4. Pesquisa em lista telefônica ou em outros locais, potenciais clientes? |
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5. Possui coragem e capacidade de assumir riscos? |
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6. Utiliza grande parte do seu tempo em atendimento a clientes, pessoalmente ou por telefone? |
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7. Forma times de trabalho? |
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8. Realiza tarefas quando os funcionários não as executam satisfatoriamente? |
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9. Tem capacidade de adaptar-se aos processos de mudança? |
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10. Em situação de decisão, inicialmente oferece aos funcionários soluções para os problemas? |
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11. Apresenta e discute com a equipe soluções para problemas de forma criativa? |
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12. Preenche formulários de despesas telefônicas ou outras, bem como de descontos de maneira geral? |
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13. Desenha o posicionamento das mesas e lay out do escritório? |
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14. Conhece profundamente os processos, todas as etapas e procedimentos? |
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15. Programa racionalmente a utilização de seu tempo de trabalho? |
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16. Assina cheques para aprovar despesas rotineiras? |
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17. No final do dia tem a sensação de que obteve resultados e atingiu objetivos? |
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18. Tem a sensação de que o dia passou e você não fez nada? |
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TABULAÇÃO:
- Some o número de respostas da coluna A
- Some o número de respostas da coluna B
- Compare os totais discriminando onde obteve maior pontuação, o total mais elevado indica seu estilo principal.
RESULTADO:
- Maior número de respostas na coluna A: significa que você está ADMINISTRANDO mais do que executando, isso mostra que está no caminho certo.
O líder atual deverá estar voltado para uma visão mais estratégica com foco na missão e resultados organizacionais, assumindo riscos, adaptando-se e provocando mudanças, identificando e desenvolvendo competências críticas ao negócio.
O papel de desenvolvimento de pessoas passa a ser primordial , observando sua equipe tanto do ponto de vista quantitativo quanto qualitativo, acompanhando processos, desenvolvendo atividades , estimulando a criatividade, formando times, garantindo a qualidade dos serviços prestados. Cada vez mais exercendo sua função de coach.
- Maior número de respostas na coluna B: indica que você está EXECUTANDO mais do que administrando.
Caso você esteja exercendo função de liderança ou preparando-se para ela, tente buscar, urgentemente, o aprimoramento pessoal e da equipe, garantindo a execução das tarefas do dia-a-dia, possibilitando futuramente exercer o verdadeiro papel de liderança.
Sabemos que, em certos momentos, é necessário "executar" atividades, ou seja, "colocar a mão na massa". Porém, é essencial saber administrar adequadamente o tempo, de forma a não cair na armadilha de ocupá-lo integralmente com atividades rotineiras, que não exijam poder de análise e foco estratégico. Sugerimos que você avalie o seu comportamento, o ambiente de trabalho, bem como sua equipe e procure desenvolvê-los para que possa futuramente ser um líder de sucesso.
Fique alerta para não acabar se tornando um "bombeiro", apagando incêndios, atuando emergencialmente e vivendo em função do dia-a-dia! Primordialmente, sua função deve estar voltada à análise e ao planejamento estratégico.
Para ambos os casos
Não se esqueça de que a preocupação com a evolução contínua, ou seja, a busca por aprimoramento, por meio de cursos, atualizações etc., favorecem um melhor desempenho no exercício de qualquer função, principalmente se você lidera uma equipe.
Aprimorar-se e estimular o desenvolvimento da equipe é a melhor saída!!!
Contato: Maria Inês - [email protected]
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