.
Autor:
Dorival Jesus Augusto
Qualificação:
CEO do EMPRESÁRIO ONLINE
Site: www.empresario.com.br/
Data:
03/10/2017
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Retomada pós-recessão

A recessão que o país atravessa começa a dar sinais de recuo e já se pode notar uma lenta retomada dos negócios. Este é o momento mais importante do desafio de empreender. É preciso um conhecimento empírico e teórico do que deve ser feito para se manter à tona e desenvolver capacidades e resultados em meio a um cenário ainda complicado. Muito se fala do assunto, muitas vezes sem base, quando a situação é favorável, mas diante de uma queda importante das atividades econômicas, o que conta é a experiência e a agilidade na inovação e no planejamento. E isso nós temos, acumulados neste espaço do Portal Empresário Online, no ar desde 1996.

Como planejar os passos para um futuro próximo para se sintonizar com os sinais de vida de uma economia que sofreu um duro revés? Os sinais da retomada começam a ficar evidentes, como o aumento dos empregos e dos investimentos, junto com o ajuste fiscal via privatização e enxugamento de custos. Existem boas perspectivas, desde que se atente para as ações corporativas essenciais por meio de um estudo aprofundado e rápido sobre o mercado e as próprias potencialidades. Dinamizar o trabalho interno e se enquadrar nos claros abertos pela macroeconômica que procura sair do impasse, são gestos decisivos com reflexos na sobrevivência e no futuro da empresa.

Item por item, deve-se fazer o balanço da situação de cada nicho de atividade interna, compondo um check list pormenorizado de tudo. Pois o que se deve evitar é a surpresa, para agir corretamente por meio da segurança aliada à ousadia. Isso só se faz com capacitação, foco e base de apoio. Cortar despesas sem perder o fôlego deve consolidar um ambiente favorável a bons resultados, pois tudo corre bem quando se conhece como funciona a lógica corporativa, tão maleável e diversa conforme cada exemplo.

Delegar, nesse novo cenário, é um verbo que era recomendável antes e que agora torna-se imperioso, pois a liberdade de ação a partir de um acordo interno bem fundamentado poderá multiplicar o retorno financeiro. Ser eficiente dá lucro, mas manter-se eficiente dá futuro. Cada colaborador é uma peça fundamental nesse processo. As equipes são vasos comunicantes, prestando atenção nas demandas dos clientes, sabendo escutar o que ele tem a propor.

Bem informados, os colaboradores poderão trabalhar com dados mais corretos sobre o que o mercado esta pedindo e assim fica possível obter sucesso. Não basta terceirizar, mas saber terceirizar, não basta gastar menos, mas orientar os custos para o máximo de rendimento com o mínimo de demandas. Conta a cultura corporativa na orientação de todos os envolvidos, para que estejam impregnados o suficiente das inovações para convencer os clientes a partir do que eles mesmo oferecem de busca e dúvidas. Não é um trabalho fácil, demanda esforço de todos, da cúpula ao chão da empresa, em que cada gesto tem utilidade e se soma em direção a um impacto positivo no faturamento e no enfrentamento da concorrência.

Avaliar o negócio sem ilusões leva ao esclarecimento sobre o melhor caminho a tomar. No fundo, tudo obedece ao conceito já clássico de reengenharia, pois não podemos continuar fazendo as mesmas coisas para conseguir resultados diferentes. Nossa experiência no setor nos dá o aval para analisar esta quadra importante da vida econômica nacional. Pois há 21 anos nosso programa está voltado para a vida empresarial, escutando os empreendedores e formatando uma cultura generosa de exemplos e orientações para quem quiser empreender.

Não chegamos agora e não viemos a passeio. Somos o que os empresários são na luta por uma vida melhor à altura da grandeza do país.

.


Todos os Direitos Reservados.