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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 309 (08/03/1998)

Como Obter Crédito

O dilema fundamental da economia - recursos insuficientes para necessidades sempre crescentes -, razão da existência da Ciência Econômica, explica a crônica dificuldade de obtenção de crédito pelas empresas. Embora, evidentemente, em grandes volumes, porém finitos, existe dinheiro bom e barato em diversas linhas, principalmente para investimentos de longa maturação, fundos de apoio para projetos nas áreas de tecnologia, informática, melhoras de processos, reorganização industrial e de fomento de pequenos negócios. A disputa é acirrada, mas conseguirão obter tais créditos as empresas mais eficientes e produtivas, dotadas de profunda visão estratégica, com plano de viabilidade técnico-econômica, comprovando representar o menor risco de inadimplência. O crédito pressupõe devolução do dinheiro com a devida remuneração, após um certo prazo; não é uma boa ação filantrópica. Esses esclarecimentos foram dados, em depoimento exclusivo, por Paulo Henri Blaser, sócio-diretor de Blaser & Blaser Consultoria Empresarial - Tel.: (11) 3873-8384 -, especializada em estruturar projetos de obtenção de financiamentos de longo prazo para empresas que objetivem crescer ou reduzir custos, aumentar a produtividade, melhorar a qualidade e manter-se competitivas.

ESTRUTURAÇÃO DE PROJETOS
"Nossos clientes são, geralmente, empresas dinâmicas, que, conhecendo determinados nichos de mercado, após um levantamento preliminar, sentem-se em condições de expandir a produção. Ou, então, para ganhar competitividade num mercado globalizado, em que os níveis de preço são mundiais, precisam investir em tecnologia, em equipamentos, em produção, em produtividade. A organização tem idéia aproximada dos recursos necessários e procura a nossa consultoria para dimensionar o investimento (se ainda não o fez) e preparar projeto técnico, isto é, definir como e em quais condições ele irá pagar-se, as variáveis envolvidas no processo etc. Nossa abordagem começa num pré-diagnóstico, e somente formalizamos o contrato se houver efetivamente condições de obter o crédito. Somos especializados na estruturação do plano de investimentos ou de negócios, não agentes de crédito, assim, não nos cabe sinalizar eventual possibilidade de conseguir recursos para empresas que estejam em dificuldades e, sabidamente, com remotas possibilidades de saldar compromissos."

BOA PERFORMANCE É IMPRESCINDÍVEL
"O foco do consultor deve coincidir com o do banco, por isso estruturamos projetos tecnicamente consistentes em fundamentar a solicitação de crédito, para serem analisados e criticados pelo agente financeiro e atingir o propósito, isto é, a operação aprovada. Nessas condições, a empresa precisa dispor de boas estruturas de produção e de gestão e de liquidez financeira. Do ponto de vista do banco, o risco de crédito é função tanto da performance e gestão da empresa quanto das garantias apresentadas - conceito este válido para empresas de todos os portes, pois, se, por um lado, a taxa de mortalidade da pequena e média empresas é alto, por outro, até mesmo as grandes empresas 'quebram'. Também o fato de a empresa ter prejuízo, por exemplo, não significa que não possa obter crédito de curto ou longo prazos, se as condições apresentadas para reversão forem factíveis e as garantias satisfatórias. O banco é o maior interessado em que o cliente cresça, mas também é o maior interessado em se afastar quando sente algum risco. Se a empresa busca crédito, tem de ter um plano de negócio, tem de ter orçamento, fluxo de caixa, noção clara do mercado em que está e saber aonde quer chegar, em qualquer hipótese. Isso é o ponto de partida."

ORGANIZAÇÃO E INFORMAÇÕES
"A gestão eficiente implica igualmente boa estruturação de informações. Há empresas que tomaram recursos praticamente a custo zero e 'quebraram', enquanto outras obtiveram dinheiro a taxas altíssimas e 'deram a volta por cima'. A diferença entre elas é foco no negócio e na gestão. O próprio fato de apresentar projeto de investimentos demonstra que a empresa possui um mínimo de organização e de informações, propiciando-lhe maior facilidade de acesso ao crédito. E o empresário, certamente também um empreendedor; estará atento e conhecerá profundamente o negócio, não se isolando no escritório mas relacionando-se com clientes, fornecedores e concorrentes, bem como visitando freqüentemente o 'chão da fábrica'. Isso ampliará o foco e o descortino, contribuindo para o sucesso do negócio."


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