Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 792 (10/06/2007)

Maturidade Administrativa

A competitividade do mercado atual não atinge apenas a indústria e os setores comercial e de serviços padronizados. Também o negócio artesanal, por mais tradicional que seja, exige dos seus dirigentes, além da ousadia empreendedora, a capacidade de administrar com a sofisticação e o profissionalismo que fazem a diferença na consolidação de uma marca de sucesso. Foi o que aconteceu com a Panificadora e Confeitaria Palácio do Pão www.palaciodopao.com.br –, localizada em Santo André, na Grande São Paulo. O estabelecimento foi adquirido há 21 anos pelo imigrante português Henrique Pereira, que direcionou as atividades de expansão no sentido de transformar uma simples padaria em um centro gastronômico que pudesse atender com qualidade e de forma versátil os mais diversos públicos a qualquer momento do dia. Hoje, além de fabricar e vender pães, o local também oferece uma gama diversificada de produtos, incluindo restaurante, rotisserie e até revistas. Em depoimento exclusivo, ele relata com perspicácia essa trajetória que atinge sua fase madura em termos de empreendimento e de gestão administrativa, com destaque para o atendimento.

PAIXÃO
"Aos 18 anos, e com a ajuda da família, eu e meu irmão Carlos compramos uma padaria em São Paulo e começamos a trabalhar por conta própria. Trabalhamos juntos com um tio cerca de dez anos, mas já acalentávamos o desejo de fazer algo inovador que se diferenciasse no mercado, porque visitávamos outras padarias de porte maior, e isso para nós era uma paixão. Em 1986, resolvemos partir para novo negócio dentro do mesmo ramo, ou seja, nós tínhamos uma padaria que contava com sete funcionários e saímos em busca de novo estabelecimento que nos desse uma perspectiva maior e melhor. Quando viemos para o Palácio do Pão, já tivemos que administrar cerca de vinte funcionários. Em 1994, minha tia, já viúva, aposentou-se, foi para Portugal, e nós assumimos a parte dela. Em 1996, iniciamos um projeto de expansão que foi concluído em 1997. No início de 2006, planejamos mais um passo que está sendo finalizado agora."

FOCO
"O sucesso no nosso empreendimento está no foco na qualidade em atendimento. Estamos sempre abertos e atentos às mudanças que o mercado impõe no seu dia-a-dia. Hoje, nós temos a convicção de que somos um centro de gastronomia, porque fabricamos pão, doces, salgados, além de atendermos o consumidor de forma geral, desde o café da manhã até a sopa da noite, incluindo o almoço e o chá da tarde. Atualmente, uma padaria precisa oferecer tudo isso. A partir do momento que nós entramos no ramo de panificação, decidimos que iríamos procurar ser bons no que nos propusemos a fazer ou então sairíamos do mercado, porque a competição é acirrada e a concorrência é muito grande. A administração de um negócio atualmente é tudo. Se não ficarmos atentos aos custos, a uma mão-de-obra bem treinada e ao mercado, todo o esforço empreendedor pode ir por água abaixo."

CONVERGÊNCIA
"Em 1997, quando nós fizemos a primeira ampliação, abolimos a bebida alcoólica, porque tínhamos como objetivo melhorar o ambiente. Nós queríamos ter um local que pudesse atender de forma tranqüila todos os tipos de público. De cinco anos para cá, as padarias passaram a ter outro perfil, porque, até então, trabalhavam apenas com lanches, doces e salgados. Hoje, de forma geral, estão partindo para a área de restaurante também. Aquelas que não estão convergindo para esse perfil correm o risco de morrer, porque percebemos que a nova geração é formada por casais que trabalham fora e, na maioria das vezes, fazem suas refeições fora de casa. Somos, na prática, um centro de convivência, porque podemos atender de uma maneira mais informal do que um restaurante, onde o consumidor fica restrito a um cardápio. A padaria tem essa versatilidade muito grande a um custo bastante acessível que vai atender a família como um todo. Temos ainda outras duas lojas que são cafeterias, uma para atendimento dentro de um laboratório e outra dentro de um supermercado na região de Mauá, mas ainda não existe um plano concreto de expansão nesse sentido."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.