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IV - ANÁLISE DO MERCADO

Após a análise de imagem da empresa, é preciso fazer um levantamento do mercado para desenvolver uma estratégia de marketing.

Sem investir um centavo em consultorias especializadas, todo empresário atento ao detalhe pode fazer um estudo minucioso do perfil de sua clientela e dos mercados onde deveria tentar gerar negócio. Basta acompanhar a relação produto-comprador através de um livro-registro de vendas.
Essa relação revela o desempenho exato das vendas por estado e cidade (ou os produtos que mais vendem em certas horas do dia no varejo), tipo de cliente e volume de vendas por regiões ou fases do ano e outros.

A observação contínua dessa lista permite identificar quais produtos precisam ter suas vendas agilizadas e onde se encontram os possíveis compradores, permitindo até relacionar o desempenho da empresa com fatores e acontecimentos sociais (mobilização sindical, falta de produtos intermediários e matérias-primas na indústria, festas, feriados, eventos esportivos, comemorações no comércio).

No setor de prestação de serviços a terceiros, o registro sistemático do nome e número de telefone das empresas ou indivíduos que consultam a empresa pode servir de “banco de dados” inicial para a busca de novos clientes.

Os livros-registros de vendas e de consultas também são instrumentos fundamentais para a avaliação de qualquer iniciativa de marketing.

Através do retorno ou reação da clientela, é possível conferir junto ao mercado quais campanhas (assessoria de imprensa, promoção pelo correio, venda por telefone, venda por visita pessoal, promoção de saldos, oferta do dia, anúncio em rádio etc.) causam maior impacto no mercado, gerando negócio ou pelo menos interesse e publicidade para a empresa.

V - TÉCNICAS DE MARKETING

Nos Estados Unidos, o marketing para pequena e média empresas é o mais avançado e agressivo do mundo. Fazer com que o produto, o serviço ou a empresa se destaquem diante do consumidor representa 50% do negócio.
Essa, pelo menos, é a conclusão de uma pesquisa realizada junto a quinhentos “small business”. O “Super-marketing” da revista “Entrepeneur” também estabeleceu que existem apenas cinco técnicas de marketing ao alcance de empresas de qualquer tamanho.

  1. Relações públicas
    O empresário precisa manter-se em constante interação com o público do seu negócio. Isso pode ser concretizado através de contato pessoal ou telefônico, divulgação de iniciativas junto à imprensa local, participação em projetos e programas de utilidade pública com efeito e exposição junto à comunidade (e clientela) e pela distribuição de mala direta.

  2. Networking
    Vença sua timidez e parta para a luta corpo a corpo com a concorrência, buscando consolidar seus laços com os grandes clientes. Obtendo e passando informações úteis sobre seu ramo de atividade, o empresário pode estabelecer contato entre sua empresa e fornecedores ou empresas com produtos complementares.

  3. Publicidade
    Crie pequenos anúncios para a grande imprensa e rádios locais ou mesmo para publicações especializadas do seu ramo. Não jogue dinheiro fora em grandes campanhas, mas crie anúncios simples, diretos e objetivos. Também não despreze o impacto de publicidade em publicações regionais ou dirigidas.

  4. Eventos comunitários
    Sempre que possível, integre a sua empresa na vida comunitária, colaborando, patrocinando e participando de eventos comemorativos, beneficentes e de campanhas públicas.
    Associando-se a uma “boa causa”, o empresário passa para o público consumidor a idéia de que tem interesse e atuação concreta para melhorar a vida e o meio ambiente da comunidade onde funciona o negócio ou opera uma unidade industrial.

  5. Feiras comerciais
    A participação em feiras comerciais é um investimento de baixo custo com um alto potencial de marketing. Basta ter um catálogo bem ilustrado e informativo, alguns exemplos de produtos e um bom expositor do material.
    Essas feiras permitem o contato direto com possíveis clientes, a identificação de agentes para representação de seus produtos em outros mercados, o exame do material oferecido pela concorrência e a atualização de sua rede de contatos.
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Publicado na revista Sala do Empresário - Ed. 06
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