Voltar
.
VI - MARKETING FEITO EM CASA

A maioria dos empreendedores não se sente em condições de manter um fluxo permanente de idéias criativas e trata o marketing como algo que não pode fazer sozinho e que a contratação de profissionais é cara demais.

“Todos também sabem que marketing é parte inalienável do negócio”, comenta Marci Steil, um dos autores da publicação “Os Segredos do Negócio Próprio”. Por isso, é bom lembrar que, depois de se lançar em pequenos projetos de marketing, o processo torna-se irreversível, pois a continuidade da comunicação com o mercado passará a servir como referencial da consistência na empresa.
Levando em conta a generalidade dessas orientações acumuladas pela experiência de marketing através da História, pode-se isolar um conjunto de iniciativas ou formas de intervenção para melhorar a percepção de um empreendimento no mercado quase sem investir dinheiro, mas com potencial de benefício financeiro a curto prazo para a empresa.

O micro ou pequeno empresário pode criar um minúsculo departamento de marketing remanejando o seu pessoal para organizar uma reunião tipo “brainstorm” semanal; treinando empregados na operação de programas de publicações por computador (desktop publishing) etc.
Dessa forma, aproveitará a experiência e o talento da casa para coletar idéias, discutir produtos e formular estratégias de marketing. Isso poderá modernizar seus métodos de atuação no mercado com inversão apenas de trabalho árduo e sistemático, mas altamente exigente e criativo. Só com os ajustamentos sugeridos pela prática, o empresário vai aprender peculiaridades de seu mercado. Com sorte e dedicação, terminará tendo a idéia certa na hora certa.

  • Marketing com custo mínimo
    Uma das primeiras medidas para melhorar o marketing de um negócio é conferir a imagem transmitida através do logotipo e nome da empresa e da aparência do papel timbrado. Não esqueça que o logotipo no seu papel timbrado será um elemento formador da impressão inicial de possíveis clientes com os quais a empresa se corresponda.
    Para causar boa impressão, o logotipo e cabeçalho devem ser em um estilo que agrade o mercado e não pareça deslocado ou muito diferente em relação à concorrência. O logotipo e o cabeçalho devem manter certa uniformidade visual com o resto do seu material publicitário, sejam catálogos ou anúncios de ofertas.
    Assim, uma remodelada no seu material de correspondência comercial pode sugerir um clima de renovação dentro da empresa, desde que a mudança visual seja para melhor. No telefone, a cordialidade, solicitude, sobriedade e correção lingüística no atendimento de consultas de clientes e interessados também integram os elementos formadores da “primeira impressão” na clientela.

  • Contato direto com novos clientes
    É possível ampliar seu mercado utilizando técnicas e recursos simples com baixo custo como o telefone e o correio. Identifique esses clientes potenciais em jornais especializados, nas Páginas Amarelas ou através da lista de compradores de firmas associadas ou interdependentes da sua empresa. Para isso, deve-se desenvolver um “discurso” de venda de produto ou serviço encontrando formas de atingir esse novo mercado e gerar negócio. Por exemplo, o dono de uma lanchonete quer desenvolver uma pequena fábrica de sanduíches com entrega a domicílio. Para lançar o produto, ele entra em contato com imobiliárias e administradoras de diversos prédios de escritórios a fim de obter autorização para distribuir panfletos divulgando seus sanduíches e telefones de contato para encomendas.

  • Distribua “newsletters” especializadas
    É fácil negociar a obtenção de saldos de edições de “newsletters” e publicações especializadas dentro de um pacote de anúncios. Ou a empresa pode lançar-se na criação de uma publicação do gênero: algo em torno de uma folha de papel no tamanho A4 dupla com pequenos comentários e informações sobre o ramo de atividade econômica ou algum assunto específico de interesse paralelo do empresário. Uma publicação própria, feita na impressora laser da empresa, permite a divulgação de produtos e lançamentos de ofertas e novos serviços. Distribuído periodicamente entre clientes preferenciais ou entre clientes em geral, esse tipo de cortesia gera o reconhecimento pela concorrência e estabelece o nome da empresa entre as principais e mais ativas no seu campo.

  • Destaque a qualidade do serviço
    A melhor maneira de convencer seus clientes preferenciais de que preza seu mercado é manter-se em contato constante com quem faz as maiores encomendas periódicas. Através de correspondência ou telefonemas, é fácil até antecipar-se ao cliente, procurando-o para renovar sua ordem. Ou manter um contato apenas para “acompanhar” o desempenho do produto ou serviço que forneceu e colocando o seu know-how à disposição.

  • Forme associações e parcerias
    Para compensar o isolamento e a limitação de recursos, toda microempresa pode concentrar-se na localização de “firmas-irmãs” ou congênitas. Ou seja, toda atividade econômica relacionada com o perfil do produto ou com outros aspectos do mercado onde atuam que não ofereçam concorrência a seus serviços. Assim, uma empresa pode complementar a outra, viabilizando aumento de produção, sincronia na entrega de partes em caso de terceirização e a inestimável troca de idéias e informações entre colegas empresários com interesses comuns. Essa é a forma de “networking” com resultados materiais mais garantidos.

  • Garanta a qualidade dos produtos
    A melhor maneira de conquistar a respeitabilidade da clientela ainda é adotar uma política de garantia do produto, tipo “seu dinheiro de volta, caso não esteja inteiramente satisfeito”. Para isso, é preciso, em primeiro lugar, oferecer um produto confiável. Em segundo lugar, é preciso saber divulgar essa política junto ao mercado, através da publicidade, mala direta ou pela inclusão de certificado de garantia.

  • Colabore e atue com organizações que reúnam líderes
    É possível ampliar consideravelmente a projeção de uma empresa no mercado associando seu nome às mesmas iniciativas (ou semelhantes) às quais a grande concorrência vincula sua marca. Assim, se uma grande loja de artigos esportivos patrocina um campeonato de futebol entre bairros da sua cidade, a sua empresa pode tentar organizar um campeonato interno do seu bairro, pegando uma “carona” na repercussão do evento na imprensa local.

  • Participe de iniciativas de utilidade pública
    Nada melhor para consolidação da boa imagem da empresa do que associar o nome a iniciativas benéficas à comunidade. Isso pode concretizar-se pela oferta de apoio logístico (espaço, trabalho, equipamento, instalações disponíveis) para campanhas de utilidade pública. Ou pela atuação direta na organização de eventos. Seja uma quermesse na paróquia local, seja um abaixo-assinado para obter melhor iluminação da rua onde funciona seu negócio, tente sempre manter sua marca em contato com iniciativas positivas, aprovadas e apoiadas pela comunidade.

  • Torne-se notícia
    A distribuição de “press-releases” junto à mídia local pode trazer resultados surpreendentes em termos de publicidade ou exposição gratuita. Na elaboração do texto, seja claro e conciso. Explique o que é a sua empresa, sua posição no mercado, peculiaridades da empresa em questão, como preocupação ambiental, e os produtos e vantagens que oferece. Seja discreto em divulgar suas qualidades, concentrando-se mais em divulgar um feito concreto, tipo “a única loja de vídeo do bairro”. Crie e distribua outro “press-release” sempre que tiver um fato novo a acrescentar, seja um novo serviço, seja uma promoção ou a introdução de um método mais moderno de produção.
.
ANTERIOR
.
TOP
.
PRÓXIMA

Publicado na revista Sala do Empresário - Ed. 06
PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTE TEXTO
, bem como a reprodução de apostilas a partir desta obra, de qualquer forma e por qualquer meio ou processo eletrônico, mecânico, gráfico, fotográfico, microfílmico, reprográfico, xerográfico, de fotocópia, de gravação, videográficos sem a permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte.
Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados.
A violação dos Direitos Autorais é punível como crime.
Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973



Todos os Direitos Reservados.