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Idéias de sucesso

O movimento de marketing dos empreendedores dos Estados Unidos é considerado o mais desenvolvido e avançado da década de 90 porque, na prática, é o único modelo que gerou volume de negócios suficiente para avançar na conquista do mercado.

A experiência americana também reúne um farto conjunto de idéias ousadas que, embora sejam aparentemente insólitas, se revelaram de grande eficiência para a projeção de marcas, produtos e empresas.

Os três exemplos resumidos a seguir apresentam iniciativas de marketing que – pelo sucesso e originalidade – se transformaram em notícia nas grandes publicações financeiras, trazendo pequenas e médias empresas para as páginas das publicações tradicionalmente dedicadas às iniciativas das corporações de grande porte, como Forbes, Fortune, Wall Street Journal e Financial Times.

  • Aprendendo na loja
    Quando a loja Learningsmith, de artigos infantis (vestuários, material escolar e brinquedos), foi inaugurada em Stanford, Connecticut, seus proprietários mal desconfiavam que estavam inventando um dos primeiros estabelecimentos de “consumo educativo”. A Learning-smith desenvolveu um conceito de venda que estabelece uma relação direta com a criança através da pedagogia. Há telões de vídeo apresentando permanentemente programas educacionais.
    Há oito terminais de computador para crianças de todas as idades testarem software educativos. A maioria dos produtos da Learningsmith tem fins ou motivações educativo-utilitários, principalmente na área das ciências e da informática. Em vez de um clima de sala de aula, a loja passa os dias com uma grande agitação de crianças desde que abriu as portas, em 1991. Hoje, a empresa já abriu três filiais com o mesmo conceito de consumo educativo e registra um faturamento anual de US$ 15 milhões.

  • Pão e cerveja
    Pete’s Brewing, uma cervejaria de Palo Alto, Califórnia, cresceu de uma indústria de fundo de quintal para um negócio de US$ 11 milhões por ano depois que chegou a um acordo com distribuidores de pão do norte da Califórnia para incluir um catálogo de venda pelo correio com cada entrega.
    O catálogo, porém, sempre inclui notícias sobre a indústria mundial ou a função da cerveja na história da humanidade. No primeiro mês, a Pete’s Brewing já recebeu cerca de mil telefonemas de pessoas interessadas nas suas cervejas de rótulos personalizados, sabores exclusivos, fabricadas em processo artesanal com produtos naturais.

  • Clientes viram sócios
    A Good Idea, Inc., uma pequena companhia de Massachusetts, conseguiu lançar uma linha de produtos alimentícios pré-fabricados transformando seus clientes em acionistas na empresa. A Good Idea – que faturou US$ 4 milhões em 1994 – está distribuindo 10% de suas ações de graça junto com a entrega de encomendas. Resultado: praticamente todos os clientes que ganharam ações renovaram seus pedidos, o que também valoriza as suas ações.
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Publicado na revista Sala do Empresário - Ed. 06
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