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. Os valores da empresa Antes de iniciar um programa de motivação e recompensa na empresa, é importante que você tenha bem claro o que, em sua opinião, é importante para o desenvolvimento de seu negócio, o tipo de comportamento que gostaria de incentivar entre seus funcionários, os valores que deseja cultivar. É sobre esses princípios básicos que se deve estruturar o sistema de valorização e recompensa da empresa. Tais valores, para se tornarem de fácil compreensão aos funcionários, precisam ser traduzidos em modelos de comportamento - em atitudes concretas, específicas, que eles devem procurar assumir. Nem sempre uma idéia genérica, que para você tem grande significado prático, significa algo para os funcionários. Lembre-se que seu pensamento e seu raciocínio funcionam em velocidade distinta da deles e baseiam-se em elementos que nem sempre conhecem, apesar de serem absolutamente simples e claros para você. Assim, evite dúvidas e forneça ao pessoal uma lista detalhada de tudo o que você valoriza e deseja para a empresa. Esclareça que a partir desses pontos é que os funcionários serão avaliados e possivelmente recompensados. Assim, eles não apenas terão modelos de comportamento nos quais se basear como também compreenderão com mais facilidade os critérios utilizados para que cada um receba ou não certos privilégios no trabalho.
Satisfação do cliente Honestidade e integridade Inovar e arriscar Trabalho em equipe Desenvolvimento de funcionários Quando um profissional percebe que a empresa deseja apenas que ele dê o melhor de si, sem oferecer retorno compatível, ele se sente explorado e a tendência natural é que procure outro emprego, no qual seja mais importante, mais valorizado. Um bom sistema de recompensa pelo trabalho realizado proporciona ao funcionário elementos concretos para avaliar o grau de importância que a empresa lhe atribui. A partir do momento em que o profissional se sente de fato como parte da organização, ele passará a dar o melhor de si a favor dela, buscando espelhar no desempenho da empresa o seu próprio. Ninguém gosta de ser parte de uma organização falida, ou de dizer-se integrante de uma idéia que não parece dar certo. Os profissionais buscam realização e sucesso e ficarão felizes e satisfeitos em poder emprestar para si o reconhecido sucesso da empresa em que trabalham. Equipe eficiente e leal Com certeza um dos ideais de todo empresário é alcançar a meta de ter uma equipe de trabalho produzindo para a empresa e a ela se dedicando. Não apenas um punhado de profissionais atuando mecanicamente, realizando somente o mínimo indispensável para manter-se no emprego e garantir o salário no final do mês.
Como obter colaboração Obrigá-los é impossível. Conquistar a sua colaboração é o caminho. Tenha em mente que ninguém colabora se não sente que terá algum tipo de retorno. Ninguém se anima a trabalhar dobrado para que outros recebam o mérito. Tudo o que é novo gera insegurança. Ressalte como a situação pessoal de cada um pode melhorar, estimulando a participação de todos na implementação e manutenção de suas idéias. E, quando começar a sentir os primeiros resultados positivos, lembre-se de que o sucesso de seu projeto depende de atitude coerente de sua parte. Não imponha limites apenas por achar que já conseguiu retorno suficiente dos funcionários. Mantenha bonificações, prêmios, recompensas, elogios e agradecimentos sempre que alguém o fizer por merecer, de acordo com os critérios que estipulou. Obedeça sempre a padrões de justiça e eqüidade, não se deixando levar pelo humor do momento ou por preferências pessoais. Se a realidade exige que se faça determinadas mudanças no esquema anteriormente montado, informe todos com antecedência para que ninguém se sinta lesado. Mas seus funcionários merecem igualmente muita atenção e respeito, investimento e dedicação. Pois eles fazem a empresa, transformando uma grande idéia em grande realização. Bibliografia
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Publicado na revista Sala do Empresário - Ed. 13
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