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Os valores da empresa

Antes de iniciar um programa de motivação e recompensa na empresa, é importante que você tenha bem claro o que, em sua opinião, é importante para o desenvolvimento de seu negócio, o tipo de comportamento que gostaria de incentivar entre seus funcionários, os valores que deseja cultivar. É sobre esses princípios básicos que se deve estruturar o sistema de valorização e recompensa da empresa.

Tais valores, para se tornarem de fácil compreensão aos funcionários, precisam ser traduzidos em modelos de comportamento - em atitudes concretas, específicas, que eles devem procurar assumir.

Nem sempre uma idéia genérica, que para você tem grande significado prático, significa algo para os funcionários. Lembre-se que seu pensamento e seu raciocínio funcionam em velocidade distinta da deles e baseiam-se em elementos que nem sempre conhecem, apesar de serem absolutamente simples e claros para você.

Assim, evite dúvidas e forneça ao pessoal uma lista detalhada de tudo o que você valoriza e deseja para a empresa. Esclareça que a partir desses pontos é que os funcionários serão avaliados e possivelmente recompensados. Assim, eles não apenas terão modelos de comportamento nos quais se basear como também compreenderão com mais facilidade os critérios utilizados para que cada um receba ou não certos privilégios no trabalho.

Quadro básico de valores e comportamentos

Satisfação do cliente

  • mantenha-se calmo diante de um cliente irritado
  • ajude as pessoas de outros departamentos (elas também são clientes)
  • ofereça algo além do que o cliente pede

Honestidade e integridade

  • valorize as idéias de outras pessoas
  • corrija seus defeitos, mesmo que ninguém os tenha percebido
  • admita um engano

Inovar e arriscar

  • Experimente novo processo, mesmo que o antigo ainda não esteja “falido”
  • ofereça-se para tarefa que nunca executou antes
  • contribua com novas idéias

Trabalho em equipe

  • faça tudo o que puder para ajudar um colega que está atrasado em sua tarefa
  • convide outros a participar de uma tarefa mais complexa
  • mude alguns hábitos para atender às necessidades da equipe

Desenvolvimento de funcionários

  • aprenda a usar novo sistema de trabalho que beneficie seu departamento
  • treine um colega
  • dê início a uma carreira paralela para aprender nova função
  • procure fornecedores competentes e mais baratos
  • recicle para reduzir as compras
  • procure novos mercados para produtos ou serviços já existentes
Procure sempre deixar bem claro aos seus funcionários que você deseja que eles melhorem e cresçam profissionalmente, pois assim serão capazes de colaborar mais com a empresa e ela crescerá com eles.

Quando um profissional percebe que a empresa deseja apenas que ele dê o melhor de si, sem oferecer retorno compatível, ele se sente explorado e a tendência natural é que procure outro emprego, no qual seja mais importante, mais valorizado.

Um bom sistema de recompensa pelo trabalho realizado proporciona ao funcionário elementos concretos para avaliar o grau de importância que a empresa lhe atribui. A partir do momento em que o profissional se sente de fato como parte da organização, ele passará a dar o melhor de si a favor dela, buscando espelhar no desempenho da empresa o seu próprio. Ninguém gosta de ser parte de uma organização falida, ou de dizer-se integrante de uma idéia que não parece dar certo. Os profissionais buscam realização e sucesso e ficarão felizes e satisfeitos em poder emprestar para si o reconhecido sucesso da empresa em que trabalham.

Equipe eficiente e leal

Com certeza um dos ideais de todo empresário é alcançar a meta de ter uma equipe de trabalho produzindo para a empresa e a ela se dedicando. Não apenas um punhado de profissionais atuando mecanicamente, realizando somente o mínimo indispensável para manter-se no emprego e garantir o salário no final do mês.
Isso não é algo que se consiga com facilidade. Depende de atitude muito especial tomada - e mantida - pelo empresário. Não existem regras fixas a serem seguidas para “conquistar” o apoio irrestrito do funcionário, sua lealdade e dedicação completa ao trabalho. Mas há pequenos pontos concretos que podem ajudar, e de fato o farão, se forem adotados como política da empresa e se representarem um reflexo verdadeiro da postura pessoal de seus responsáveis.

  • reconheça em cada funcionário um ser humano, com sentimentos, necessidades e eventuais problemas que devem ser levados em consideração;
  • mostre aos funcionários que se importa com eles, perguntando, demostrando interesse, ouvindo o que têm a dizer;
  • ofereça sua ajuda pessoal e da organização, se for necessário, quando o funcionário tiver problemas pessoais. Uma pessoa agradecida desdobra-se pela empresa;
  • confie nos funcionários e demonstre isso concretamente, delegando poderes. Você mantém o controle das decisões mais importantes e, ao mesmo tempo, demonstra que reconhece a capacidade deles, levando-os a oferecer mais de si à empresa;
  • respeite a personalidade de cada funcionário, fazendo-a atuar em seu favor. Leve em conta a reação que deseja que ele tenha e adapte suas colocações de forma que a resposta seja apropriada aos seus objetivos;
  • não espere que seu grupo se transforme em massa de manobra, pelo simples fato de serem os funcionários pagos por você. Dinheiro é bom, é necessário, mas não é tudo. Lealdade não se compra, conquista-se.
  • procure elevar a auto-estima de seus funcionários sempre que possível, agradecendo-os, elogiando-os, pois uma pessoa segura de si sente-se mais à vontade para tomar a iniciativa de oferecer mais do que lhe foi pedido, para fazer melhor do que o esperado.
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Como obter colaboração

Uma vez definida a idéia e montado o esquema perfeito de orientação, avaliação e compensação de grupo de funcionários, é preciso que o projeto saia do papel e adquira vida. Mais uma vez, não basta a boa vontade do empresário. É necessário que todas as pessoas participantes do negócio a coloquem em prática. Sem a participação do pessoal, todo o seu esforço acaba em nada.

Obrigá-los é impossível. Conquistar a sua colaboração é o caminho. Tenha em mente que ninguém colabora se não sente que terá algum tipo de retorno. Ninguém se anima a trabalhar dobrado para que outros recebam o mérito.
Quando uma mudança vai ser implantada na estrutura da empresa, ou no esquema de trabalho, é imprescindível que você demonstre de que forma todas as pessoas que participarem do processo serão beneficiadas. Seja específico, pois vantagens genéricas nem sempre serão estímulo suficiente para que certas pessoas aceitem absorver novos métodos de trabalho, novas idéias, novas filosofias.

Tudo o que é novo gera insegurança. Ressalte como a situação pessoal de cada um pode melhorar, estimulando a participação de todos na implementação e manutenção de suas idéias.

E, quando começar a sentir os primeiros resultados positivos, lembre-se de que o sucesso de seu projeto depende de atitude coerente de sua parte. Não imponha limites apenas por achar que já conseguiu retorno suficiente dos funcionários.

Mantenha bonificações, prêmios, recompensas, elogios e agradecimentos sempre que alguém o fizer por merecer, de acordo com os critérios que estipulou. Obedeça sempre a padrões de justiça e eqüidade, não se deixando levar pelo humor do momento ou por preferências pessoais.

Se a realidade exige que se faça determinadas mudanças no esquema anteriormente montado, informe todos com antecedência para que ninguém se sinta lesado.
Atue sempre com consideração e responsabilidade. O cliente é muito importante e deve ser muito bem tratado.

Mas seus funcionários merecem igualmente muita atenção e respeito, investimento e dedicação. Pois eles fazem a empresa, transformando uma grande idéia em grande realização.

Bibliografia

  • Como orientar com eficácia seus funcionários, Linda A. Jerris, - Ed. Campus, RJ, 1995.
  • Como avaliar o desempenho e a produtividade, Randi Toler Sachs, Ed. Campus, RJ, 1995.
  • Como valorizar e recompensar seus funcionários, Donna Deeprose, Ed. Campus, RJ, 1995.


Denise Rodrigues do Amaral é escritora, com diversos trabalhos publicados na área de atualização profissional e técnicas de gerência.

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FIM

Publicado na revista Sala do Empresário - Ed. 13
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