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Valorizando e recompensando os funcionários

A partir do momento em que você consegue montar uma boa equipe de colaboradores, deve concentrar-se em mantê-los. Após difícil período de orientação e adaptação, por meio do qual seu desempenho foi moldado e direcionado de acordo com as necessidades empresariais e as potencialidades de cada um, não é nada interessante simplesmente perdê-los. Porque, provavelmente, vão passar a engrossar as fileiras da concorrência e também porque mais tempo e dedicação deverão ser empregados na formação de outras pessoas para substituí-los.

Para ter funcionários felizes e motivados, nada melhor do que desenvolver uma política de recompensas, de maneira que o talento e os esforços pessoais de todos sejam valorizados e reconhecidos e tenham razões concretas para querer continuar crescendo na empresa.

Três razões para reconhecer e recompensar funcionários
  • estabelecer um acordo de eqüidade, dando-lhes retribuição adequada pelos esforços;
  • motivá-los, para que mantenham ou melhorem o desempenho;
  • esclarecer quais comportamentos e resultados a empresa valoriza.

O reconhecimento do funcionário começa pela forma como é remunerado. É usual que as pessoas comparem seus rendimentos com os de outras pessoas que realizem trabalho semelhante ao seu, na mesma empresa e também em outras. Estão sempre avaliando se o que ganham corresponde ao valor de mercado e se está de acordo com as diretrizes salariais da organização.

Cada um deve ser remunerado por aquilo que faz e pela maneira que realiza seu trabalho. Não há eqüidade em pagar salários iguais a todos se o retorno que oferecem não é igual.

Claro que a empresa deve ter uma base salarial estabelecida, mas cada caso específico merece ser avaliado e vale a pena fazer algumas adaptações e mudanças para manter um funcionário particularmente importante para ela.

Mas dinheiro não é tudo e há outras coisas que as pessoas valorizam, tais como liberdade para realizar o trabalho da forma como achar mais conveniente e, é claro, atingindo os resultados determinados.

Também o poder é apreciado, traduzido no gerenciamento de grupos ou responsabilidade por algum projeto. A estima, ter seus esforços publicamente reconhecidos e elogiados.

Um bom programa de recompensas deve basear-se principalmente nas pessoas que usufruirão delas, para que as compreendam, para que as valorizem e se sintam estimuladas a obtê-las. Em outras palavras,

Você deve oferecer o que seus funcionários gostariam de receber.

Tenha sempre em mente que, ao exercer trabalho profissional, as pessoas buscam, além do próprio sustento e de sua família, também a realização pessoal. É importante que gostem do que estão fazendo, do ambiente em que trabalham, da forma como são tratados, da confiança que nelas se deposita e em sua capacidade.

E o ser humano, para alcançar o máximo da capacidade produtiva, precisa ter não apenas o corpo cuidado e alimentado mas a alma também deve ser suprida em suas necessidades.

Não se pode tratar um funcionário como simples peça do sistema, uma ferramenta que pode ser substituída se apresentar qualquer dificuldade de se integrar - satisfatória e silenciosamente - na estrutura da empresa.

A responsabilidade do empresário vai muito além de simplesmente oferecer produtos ou prestar serviços à comunidade. Também depende dele oferecer um tratamento digno a seus colaboradores e boas condições de trabalho.


Como motivar os funcionários

Bons funcionários devem ser motivados. Os de alto desempenho, para que continuem assim, ou melhorem as suas marcas. Os de desempenho menos satisfatório, para que se superem e atinjam mais pontos em suas realizações.


Alto desempenho

Nem sempre as recompensas monetárias estão disponíveis, o que é bom deixar bem claro aos funcionários. Mostre que as condições da empresa não permitem grandes alterações na folha de pagamento, mas demonstre boa vontade e reconhecimento de outras maneiras.

Seja generoso com elogios, mas sempre muito sincero, para que suas palavras não percam o impacto ou o valor.

  • seja específico sobre o que está elogiando
  • valorize tanto o esforço quanto o resultado
  • mostre o impacto que a atitude da pessoa teve sobre a empresa
  • mostre o impacto que tal atitude teve sobre você, pessoalmente

Todos gostam de saber que seus esforços e suas conquistas não passaram em branco e se sentem orgulhosos em saber que outros - notadamente seus superiores - perceberam e usufruíram da contribuição deles para a empresa.


Baixo desempenho

Pode acontecer que um bom funcionário, pessoa honesta e confiável, encontre dificuldades para realizar satisfatoriamente o trabalho e produzir tanto quanto poderia. Talvez por insegurança, timidez, dificuldade de adaptação, receio de correr riscos por temer o impacto causado por um eventual erro.
Essas pessoas precisam de pequenas motivações que as ajudem a vencer suas próprias barreiras. Elogios, talvez, por realizações simples tais como terminar uma tarefa antes de sair para o almoço, ou um muito obrigado por um serviço bem feito. Confiar a seu cargo um determinado trabalho, enfatizando a importância de tal tarefa para você, para os demais funcionários ou para a empresa.
À medida que o indivíduo se sentir estimado e respeitado, vai conseguir produzir mais e executar melhor o trabalho.

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Publicado na revista Sala do Empresário - Ed. 13
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