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Qualidade de Vida Melhora a Produtividade no Trabalho

O estado psicológico do empresário e o estilo de direção podem determinar o sucesso ou o fracasso da qualidade e da produtividade na linha de produção

Com mais freqüência do que muita gente admite, o estado psicológico do empresário influencia seu comportamento na condução do negócio. A intuição - um sentimento indefinido, uma sensação ou reação instintiva - é o exemplo mais antigo e evidente da importância de manter um bom equilíbrio mental e emocional para o sucesso na direção de qualquer companhia. Depois de anos de trabalho incessante, quando o negócio já anda sozinho e o dinheiro não é mais a única prioridade, muitos “entrepreneurs” bem-sucedidos perdem a motivação, o gosto pela liderança e a clareza de objetivos.

Às vezes, perdem mercado ou o próprio negócio devido à depressão que os imobiliza. O jovem empresário que ainda luta para consolidar sua empresa e tem que se multiplicar nas mais diversas atividades administrativas, por outro lado, precisa encontrar energias extras para consolidar o negócio e tende a desenvolver outro distúrbio de comportamento, a hiperatividade. A dispersão, a falta de concentração e a depressão levam ao stress, que se pode tornar o principal inimigo interno do diretor de empresa ou empresário.

A administração da cabeça do empresário e do estado de espírito, do ânimo e do entusiasmo de seus empregados - o balanço psicológico da empresa - é o melhor remédio para aumentar a satisfação pessoal no dia-a-dia da linha de produção. É preciso sempre levar em conta que, na vida profissional de um administrador, autoconhecimento, vitalidade, inteligência, saúde física e mental formam a base do seu capital humano, que define o estilo, a personalidade e a atitude - os únicos bens de capital inalienáveis do empresário.
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PERIGOS DA ARROGÂNCIA

A melhor maneira de conferir se o seu estilo empresarial está precisando de alguns ajustes psicológicos é identificar se tende a cometer certos erros de comportamento que influenciam negativamente a administração da empresa. Se não forem corrigidos a tempo, muitos desses erros administrativos - frutos da arrogância, da ignorância e da insensibilidade - podem acabar com o seu negócio. O Successful Business Management, do Grupo Hume, uma das maiores consultorias de administração de micro e pequenas empresas do mundo, identifica alguns erros que podem ser fatais: ficar sem capital de giro, ignorar clientes e empregados, individualismo excessivo, improvisação e irresponsabilidade contábil. Robert Cook, diretor de Marketing do Homebased Business Club, preparou uma longa lista de “pecados mortais” de comportamento de microempresários. Entre eles, destacam-se os dez erros de comportamento que podem arruinar seu negócio (veja quadro).

Erros de comportamento
  1. Querer apenas ganhar dinheiro. Uma empresa é uma organização humana e precisa de um plano estratégico com metas que seus empregados reconheçam como realistas.
  2. Achar que vai tudo bem, porque sabe tudo sobre seu ramo de atividade e os clientes não reclamam ou fazem pedidos especiais. Para gerar negócio, sua empresa é que tem de fazer ofertas especiais.
  3. Achar que pode fazer tudo sozinho.
  4. Administrar a empresa como um todo, esquecendo de conferir os detalhes.
  5. Ser generoso em termos de pagamento para mostrar solidez e flexibilidade aos clientes, sacrificando investimentos em setores carentes por falta de liqüidez.
  6. Concentrar-se na estratégia, na satisfação de clientes e deixar de conferir a própria contabilidade, achando que, se alguma coisa sair do lugar, vai ser o primeiro a perceber. Você pode ser o último a saber.
  7. Não fazer anotações, achar que sempre vai lembrar de cabeça tudo que tem para fazer.
  8. Ignorar leis trabalhistas e tributação dos seus produtos. Achar que sempre conseguirá manipular a contabilidade e o Fisco.
  9. Excesso de autoconfiança, levando a exercer a chefia com rigor e autoridade e ignorando as condições pessoais ou circunstâncias especiais dos empregados ou suas sugestões.
  10. Achar que seus subordinados estão entendendo o que você está fazendo, ou onde está querendo chegar. É preciso verbalizar concretamente as coisas. Você é que deve ter certeza de que se fez entender, de que suas determinações serão cumpridas porque foram bem entendidas.

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Publicado na revista Sala do Empresário - Ed. 05
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