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STRESS, DEPRESSÃO E HIPERATIVIDADE

Entre os muitos males do espírito que afetam a vida cotidiana no mundo dos negócios, existem três “vírus” de comportamento que se destacam pela freqüência com que contaminam a direção e a liderança de grandes e pequenas organizações: o stress, a depressão ou falta de motivação e a falta de concentração por hiperatividade. Esses três fatores geram as atitudes negativas que alimentam a inércia na empresa, o “mal” que rouba a iniciativa dos membros da organização e dispersa a concentração da equipe.

Ninguém consegue definir direito o que é stress, traduzido por cansaço, exaustão, tensão, estafa. Os psicólogos de empresas tampouco dispõem de uma cura para esse problema quase epidêmico em fábricas, tanto na linha de produção quanto nos escritórios administrativos. Sem uma cura mágica, o stress - a tensão absorvida pelo corpo nas tarefas do cotidiano - pode ser administrado. Grandes publicações financeiras internacionais como The Wall Street Journal, The Economist, Fortune e Forbes registram regularmente as técnicas mais recentes adotadas por grandes corporações para relaxar seus altos executivos e chefes de unidade: ioga, tai-chi, cursos de afastamento do corpo (meditação por desencarnação) do Instituto Monroe, ginástica coletiva, incentivo financeiro à prática individual de esportes, à música, à pintura etc.

A literatura especializada de psicologia do trabalho reúne uma série de recomendações que ajudam a administrar o stress causado pelas pressões financeiras, os prazos curtos, os problemas humanos, as reuniões e as “negociações intermináveis” de todos os dias na vida de um pequeno empresário. Psicólogos e cientistas do comportamento, como Allen Elkin, de Nova York, desenvolveram uma receita que ajuda a controlar o stress:

  • Identifique as circunstâncias ou fatores que mais lhe irritam ou deixam tenso;
  • Não planeje sua agenda na última hora, evite encontros ou contatos profissionais arranjados de improviso. Assim, saberá pela manhã quão pesado será o seu dia de trabalho, deixando de ser levado pelos acontecimentos;
  • Delegue o poder de decisão sempre que possível. Treine um auxiliar para fazer as tarefas menos técnicas que mais lhe causam stress;
  • Seja realista, não queira o impossível. Seja precavido, sem ser pessimista: o derrotismo só aumenta o stress;
  • Relaxe, ponha os pés sobre a mesa na hora do cafezinho. Dance ao som do rádio durante cinco minutos, jogue dardos contra um alvo na parede. Leia alguma coisa interessante. É preciso respeitar a “hora do recreio” para “recarregar as baterias”. Entre 5 minutos e 15 minutos é possível renovar a disposição física, mesmo depois de 8 horas de trabalho. Lembre-se que, para relaxar, rir ainda é o melhor remédio.
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TENDÊNCIA À DEPRESSÃO

A depressão ligada à falta de satisfação no trabalho é a especialidade do psicanalista californiano David Burn, autor de “Ten Days to Self-Esteem”. Após estudar o comportamento de pequenos empresários, administradores e altos funcionários propensos à depressão, ele constatou que todos têm cinco características gerais em comum:

  • Auto-estima depende mais do sucesso profissional do que do afeto;
  • Personalidade crítica e autocrítica, mas moldada em função de seu trabalho ou atividade;
  • Auto-indulgência sobrepõe-se à vontade de reagir contra a inércia;
  • Surtos imprevisíveis de tristeza, culpa, medo;
  • Dificuldades de se relacionar com o mundo fora do ambiente de trabalho.

Não são poucos os empresários que, mantendo uma imagem pública de um ser vivo e ativo, se sentem, muitas vezes, fracassados. Muitos desses empresários fecham-se na sua sala apenas para esconder o profundo estado de depressão em que se encontram. Outros somatizam o processo e passam a desenvolver problemas de saúde.

Personalidade depressiva
  • Adiam decisões e ações;
  • Sentem-se incapazes de cumprir todas as tarefas do dia;
  • Vivem com um sentimento quase permanente de frustração;
  • Sentem-se inadequados ou inferiores;
  • Vêem-se com imagem negativa: velho, gordo e chato;
  • Sentem-se isolados de colegas e familiares;
  • São exageradamente corteses, com medo de serem rejeitados;
  • Irritam-se por qualquer motivo, não aceitam brincadeiras;
  • Sofrem de ansiedade, exageram preocupações e medos;
  • Ignoram compromissos e prazos de entrega.

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Publicado na revista Sala do Empresário - Ed. 05
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