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Técnicas de Crédito e Cobrança

Como a empresa pode proteger-se contra a inadimplência de maus pagadores e cobrar débitos atrasados, em tempos difíceis, sem perder o cliente

Quem empresta dinheiro aos amigos, no final das contas, perde dinheiro ou perde o amigo, segundo um ditado irônico da sabedoria popular. Na administração empresarial, entretanto, é praticamente impossível seguir a conhecida regra geral "amigos, amigos, negócios à parte". Na economia moderna, toda transação comercial (incluindo a prestação de serviço) envolve algum tipo de operação de crédito ou, no mínimo, a concessão de um período de carência para o pagamento. Assim, clientes e fornecedores que compram e vendem a prazo ou em condições especiais devem ser considerados, ao mesmo tempo, os melhores amigos da empresa, pois - juntamente com seus funcionários - viabilizam o negócio.

    Nas pequenas e microempresas, em que as transações ocorrem de maneira muito mais pessoal do que entre grandes corporações, as relações com clientes e fornecedores processam-se dentro de um círculo de interdependência financeira muito maior: a empresa oferece algum tipo de crédito aos compradores para garantir a sua fatia do mercado; em contrapartida, ela tende a se beneficiar com prazos mais alongados para pagamento de seus fornecedores de serviços e matérias-primas. Nesse círculo, certas empresas de boa reputação, que eventualmente atravessem momento difícil ou imprevisto, também conseguem obter condições especiais de pagamento de seus parceiros comerciais, que arriscam em alguma medida o capital na tentativa de manter ou ampliar seu mercado.

    Nessa ciranda de credores/devedores, o êxito de todo pequeno ou microempreendimentos depende da capacidade de administração da dívida, que se forma como elemento inerente ao funcionamento do livre mercado. Para que o passivo não cresça sem controle e venha a criar dificuldades de liqüidez – ou mesmo force a empresa a contrair empréstimos para compensar a falta de capital de giro –, é preciso que o empresário saiba como se proteger contra a inadimplência e receba as contas atrasadas sem perder o cliente amigo.

    A "Sala do Empresário" já registrou o trabalho desenvolvido pela Griffins Factors, firma ligada ao Midland Bank da Grã-Bretanha. Trata-se de consultoria inglesa que oferece serviço pioneiro de seguro de crédito contra maus pagadores: junto ao Departamento de “small business” do Midland Bank são abertas linhas de crédito a curto e médio prazos para micro e pequenas empresas que, embora apresentem bom desempenho produtivo e contabilidade em dia, estejam sofrendo com a demora na prestação de contas de seus clientes. Tal crédito injeta capital de giro na firma, que assegura o empréstimo oferecendo ao banco as contas vencidas ou o direito a receber como garantia colateral.

    • As pequenas e médias empresas também podem assegurar essa linha de crédito por intermédio do seguro contra maus pagadores. A Griffins Factors ainda oferece consultoria para formulação de estratégia de cobrança e acompanhamento do processo de administração de dívida a receber. As empresas que recorrem ao seguro contra clientes não pontuais também recebem programa de computador exclusivo, que permite o cálculo e o controle do “custo” mensal do que lhe é devido. Tais instrumentos de defesa contra calotes e caloteiros, infelizmente, não estão à disposição das micro e pequenas empresas, em nosso país, portanto, o empresário tem de cercar-se de muita cautela e exercitar bastante a criatividade para prevenir-se ou, então, para enfrentar o problema da inadimplência.
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Publicado na revista Sala do Empresário - Ed. 09
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