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IV – Perfil da cobrança

Identifique a seguir o seu atual sistema ou método de cobrança:

1 – Qual a demora média entre a concretização da venda e a emissão da fatura?

2 – Qual a demora entre a emissão de segunda nota de cobrança e a data de vencimento da conta?

3 – Quantas cartas de cobrança são emitidas antes de tentar recuperar o pagamento por contato telefônico e, posteriormente, com visita de representante da empresa ou empresa de cobrança?

4 – Qual o custo em tempo e dinheiro investido na cobrança de atrasados (cartas, correio, telefonemas, agências de cobrança etc.)?

5 – Em alguma circunstância já perdoou ou perdoa dívidas em renegociação de pagamentos?

6 – Quanto tempo decorre entre o vencimento de uma conta e o início do processo de cobrança?

7 – Já utilizou firmas de cobrança especializadas? Calcula quanto deixou de receber por não cobrar por conta própria (até 50% do valor recuperado fica com os cobradores).

8 – A empresa possui sistema de incentivo a seus empregados para cobranças feitas com êxito?

9 – Já tentou lançar campanhas especiais de incentivo ao pagamento (do tipo “pague até o dia tal e ganhe um presente”). Com que resultado?

10 – Tem idéia clara acerca da eficiência média de seus métodos de cobrança?

11 – De quanto em quanto tempo revisa a política de cobrança?

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FIM

Publicado na revista Sala do Empresário - Ed. 09
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