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III – Política de crédito

Pelas perguntas seguintes, tente identificar as áreas em que sua política creditícia se apresenta mais vulnerável, seja na triagem de clientes dignos de crédito ou no método e na atitude na hora da cobrança.

1 – Ao apresentar um orçamento, por escrito ou informalmente por telefone, é costume de seus empregados deixarem bem claro qual é a política de crédito da firma?

2 – Há critério definido requerendo depósito de parte do valor da compra? Esse depósito é pago contra-entrega da mercadoria ou prestação do serviço ou como sinal de confirmação da encomenda?

3 – Há linhas definidas de financiamento: depósitos mínimos, percentagem do total a deixar de entrada etc.?

4 – Os cálculos dos juros cobrados baseiam-se exclusivamente no acompanhamento da inflação ou prevê (antecipa) variação de custos e períodos de maior demanda, quando a empresa precisará de mais capital de giro para aumentar a produção?

5 – A empresa oferece vantagens e descontos especiais para pagamentos a vista?
6 – Aceita pagamento por cartão de crédito?

7 – Oferece vantagens para novos clientes?

8 – Facilita ou financia ordens especiais?

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Publicado na revista Sala do Empresário - Ed. 09
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