Voltar
Medo de ser avaliado.

Por muito tempo, as empresas trabalharam à sombra da inflação, que mascarava resultados e acobertava todo tipo de ineficiência.

Contudo, o Brasil encontra-se numa fase de modernização de suas estruturas. Trata-se de um processo lento, gradual, porém irreversível.
Além disso, existe hoje, para todas as empresas, a possibilidade de dar um passo decisivo para entrar na era da modernidade no relacionamento capital/trabalho, representado pelo salário flexível.
Levantamentos feitos no Brasil indicam claramente por que mais e mais empresas têm passado a adotar programas de gestão participativa com divisão de lucros (ver quadro na página anterior).

Em visita ao Brasil, em março de 1995, o professor Robert Doyle, autor de trabalhos nesse campo, consultor de empresas americanas de grande porte e ele próprio responsável pela implantação de um programa de participação nos lucros, como diretor da empresa Donnelly (principal fornecedor de espelhos retrovisores para a indústria automobilística dos Estados Unidos), cita um dado que realmente surpreende os que ainda duvidam da necessidade de se trabalhar para resultados.

"Faço uma aposta: a produtividade de uma empresa pode crescer entre 35 e 50% com programas de participação dos funcionários nos resultados e lucros”, diz o professor Doyle. Esse comentário é tanto mais válido levando em conta que ele estava referindo-se a empresas americanas, supostamente com maior experiência, mais produtivas e mais habituadas a enfrentar desafios de mercado.

Módulo 1 – Diagnóstico e definição de regras.

Módulo 2
– Comissão dos trabalhadores.

Módulo 3 – Direcionamento dos negócios.

Módulo 4 – Objetivos, metas e táticas operacionais.

Módulo 5 – Avaliações parciais de desempenho.

Módulo 6
– Avaliações finais e encerramento do programa.

Passamos, então, a apresentar um programa de participação nos lucros e/ou resultados, estabelecido pela Medida Provisória nº 794, com os principais conceitos distribuídos em seis módulos de aplicação abaixo relacionados.
.
ANTERIOR
.
TOP
.
PRÓXIMA

Publicado na revista Sala do Empresário - Ed. 12
PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTE TEXTO
, bem como a reprodução de apostilas a partir desta obra, de qualquer forma e por qualquer meio ou processo eletrônico, mecânico, gráfico, fotográfico, microfílmico, reprográfico, xerográfico, de fotocópia, de gravação, videográficos sem a permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte.
Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados.
A violação dos Direitos Autorais é punível como crime.
Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973



Todos os Direitos Reservados.
A marca Orientador Gerencial é de titularidade de Hífen Comunicação Ltda.