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Para se efetuar uma implantação completa e bem-sucedida devem ser obedecidas todas as etapas na seqüência indicada.

Módulo 1 - Diagnóstico e Definição de Regras

Consiste em reuniões da alta administração para identificar os desejos dos acionistas e principais executivos da empresa, em relação ao programa de gestão participativa que promove a participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados da companhia.

Nessas reuniões, deverão ser discutidas e definidas as regras básicas do programa que serão negociadas com os representantes dos grupos de trabalhadores.

Trata-se de reunião para tomada de decisões. Nela, deverão ser decididos os seguintes aspectos básicos do plano:

  • Nomeação dos “coordenadores internos” responsáveis pela centralização e divulgação de todas as informações relativas ao programa. Eles atuarão como “porta-vozes”, estabelecendo a conexão entre a cúpula da empresa e os participantes do plano e vice-versa.

  • Definição do “ciclo” do programa, ou seja, qual será a periodicidade, seu início e fim.

  • Escolha dos indicadores para formação do “bolo”, estabelecendo-se qual a base – os lucros da empresa, ou algum resultado, ou ainda resultados específicos.

Vale a pena descer a algum detalhe para esclarecer que existe uma diferença significativa entre esses indicadores, pois é comum utilizá-los como se fossem equivalentes, o que não é verdade.
Não há determinado critério que seja melhor do que outro em termos absolutos. O que existe são vantagens e desvantagens de cada um.

Por exemplo, se o indicador escolhido for o lucro, uma análise comparativa mostra:

Indicador/Vantagens:

Clara visão da atuação individual e da contribuição de cada um.

Isenta de partilha, se for apurado prejuízo no período.

Pode evitar distribuição de capital em vez de lucro.

Gera menor pressão sobre determinado setor.

Facilita o comprometimento dos participantes.
Indicador/Desvantagens:
Maior abertura das informações de resultado.

Menor credibilidade dos números apurados.

Maior dificuldade na negociação das regras do programa.

Caso o indicador escolhido para a formação do “bolo” seja algum resultado ou resultados específicos, a variedade de opções é muito grande. A título de exemplo, podemos citar, entre os mais comuns:


Indicador
Volume de produção (quantidades).

Volume de vendas (quantidades).

Valor global de vendas (R$).

Valor global de faturamento (R$).

Índices de produtividade etc.

Também a escolha desse indicador apresenta vantagens e desvantagens, como se observa:


Indicador/Vantagens:

Menor abertura de informações.

Maior facilidade na apuração dos dados.

Maior credibilidade dos números apurados.

Menor dificuldade na negociação das regras do programa.

Indicador/Desvantagens:
Visão obscura da atuação e da contribuição de cada um.

Não isenta de partilha, se for apurado prejuízo.
Distribuição de capital.

Gera maior pressão sobre determinado setor.

Dificulta o comprometimento dos participantes.

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Publicado na revista Sala do Empresário - Ed. 12
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