|
Explosão dos Shopping-Centers
Dentro de dois anos, os 420 shopping-centers existentes no Brasil deverão ser 574, com os projetos e obras em andamento hoje. Nesses shoppings estão instaladas, atualmente, 44.825 lojas, proporcionando cerca de 450 mil empregos diretos. Delas, 50% aproximadamente, ou 23.533 lojas, localizam-se nos 201 shopping-centers do Estado de São Paulo. O faturamento previsto para 1997 é de US$ 25 bilhões. São números impressionantes, divulgados, em depoimento exclusivo, por Nabil Sahyoun, presidente da Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping (Abralshop) e da congênere do Estado de São Paulo, a Alshop - www.alshop.com.br entidade altamente profissionalizada, que começou com trinta lojistas, há dois anos, e hoje já tem 2 mil filiados. Esses lojistas beneficiam-se de vários serviços, como proteção ao cheque, administração de condomínio terceirizada, assessoria jurídica, marketing, decoração de vitrines etc., visando a redução de custos para as lojas.
SUPORTE E APOIO TOTAL AOS LOJISTAS
"A recomendação que passamos aos candidatos a lojista e aos associados é: não entre num shopping sem passar por sua entidade. Saiba onde você está pisando. Ele nos procura e recebe orientação completa. Nós lemos as normas de determinado shopping e fazemos um diagnóstico para que ele esteja bem certo de seus direitos e compromissos. Um de nossos serviços principais é uma assessoria jurídica gratuita, com equipe de advogados especializados na área de shopping-centers. Ele pode apresentar quatro, cinco consultas durante o mês e não paga um tostão a mais por isso. Nosso interesse é que esteja plenamente satisfeito. Depois que ele se instala no shopping, tem à disposição um banco de dados, com informações sobre aluguel de condomínio, fundo de promoção, contratos de locação etc. Desde que nos mande logo uma cópia de seu contrato, ele é alertado oito meses antes do vencimento, para entrar com pedido de renovação no limite de seis meses de antecedência, se não perde direito ao ponto comercial. Assim, o lojista dispõe de estrutura administrativa terceirizada, por assim dizer, apenas com custos da filiação mensal. Se souber utilizar todos os serviços oferecidos, irá economizar uma barbaridade."
SUCESSO IRREVERSÍVEL DOS SHOPPING-CENTERS
"A contínua expansão dos shopping-centers comprova o sucesso irreversível dessa modalidade de comércio que consegue reunir num único local, com comodidade e segurança, muitas lojas de segmentos diferentes, além de alimentação, lazer, serviços, estacionamento etc. Essa é a grande sacada, há cerca de trinta anos, do primeiro shopping, pelo menos no Brasil, que foi o Iguatemi. Desse para o segundo, o Ibirapuera, foi preciso uma caminhada de mais ou menos dez anos, até que esse conceito amadurecesse. Beneficiou especialmente a mulher, que, em vez de ir de loja em loja, encontra tudo no shopping de forma muito mais profissional e sem maiores riscos. Além disso, cada vez estão sendo enriquecidos com novos ramos ou serviços: agora já têm cabeleireiros, academias de ginástica e correios; pode-se tirar passaporte, licenciar veículos, enfim, encontra-se toda uma linha de serviços, totalizando 73 segmentos."
A FAVOR DO COMÉRCIO AOS DOMINGOS
"Estamos pleiteando a abertura de todo o comércio aos domingos, já temos a concordância do prefeito e agora estamos negociando com o sindicato dos empregados. A evolução do assunto é palpável, pois já teremos a abertura do comércio em nove domingos, neste ano. Ganharão todos: o consumidor, que terá opção de compra em dia de folga, o turista que deseja levar lembrancinhas da cidade e, às vezes, só dispõe do domingo, o comerciante, que terá, com certeza, o segundo faturamento da semana (o primeiro, por enquanto, é o do sábado...) e o próprio empregado que, além de não deixar de ter o seu descanso semanal em outro dia, irá melhorar as comissões pelas vendas, ao trabalhar em jornada de bom faturamento. Haverá, ainda, abertura de mais empregos, pela necessidade de mais vendedores, folguistas etc. Temos conhecimento de lojistas que conseguem pagar aluguel e condomínio apenas com o faturamento extra dos domingos."
|