Crescimento na Lona
A expansão de um negócio passa pela capacidade de conciliar a natureza da atividade ao ambiente mais propício para a sua execução. Em alguns casos, é preciso deixar o conforto e a estrutura dos grandes centros em busca de outros pólos produtivos. Foi o que aconteceu com a Vinitex Plásticos Ltda. - Tel.: (11) 4784-2000 - www.vinitex.com.br -, produtora de lonas de vinil para cobertura e comunicação visual, que se mudou do bairro da Saúde, em São Paulo, para uma nova sede no município vizinho de São Roque. Em depoimento exclusivo, Dálvares Mattos, diretor, conta como a empresa ganhou impulso e novas perspectivas com maior espaço e liberdade para produzir.
EVOLUÇÃO
"A empresa existe há doze anos e originou-se de uma outra que fabricava equipamentos para proteção individual, como capas de chuva para uso industrial. A boa aceitação do produto deu origem a uma outra atividade, que é a produção da sua própria matéria-prima, que recebeu a marca Vinitex. Além de produzir laminados para a confecção dessas roupas e para toldos estampados e lisos, a evolução natural disso foi a linha de coberturas mais pesadas para transporte. Mais recentemente, com o advento dos sistemas eletrônicos de impressão, houve um crescimento acelerado do mercado de lonas para comunicação visual, incluindo os grandes painéis, os banners e as fachadas comerciais. Esse mercado exige um material à base de PVC com reforço interno, que também passamos a produzir com qualidade e custo baixo. Hoje, estou sozinho no comando, mas a idéia seria dividir a empresa com pessoas capazes de compartilhar as mesmas metas. Sócio é bom quando tem a mesma visão de futuro, independentemente do estilo de cada um ou das características de personalidade."
GESTOR DE RH
"Não acredito em empresa com dono. Apesar de ser o único proprietário, meu carro fica lá fora junto com todos os outros, não tenho privilégios aqui dentro, minha mesa fica só um pouco separada das demais, mas dentro do mesmo ambiente, sem divisórias. O nosso esforço está em conscientizar a equipe inteira dos objetivos da empresa. Para isso, fazemos reuniões mensais na primeira semana de cada mês para analisar o balancete financeiro numa versão simplificada, das quais participam todos os funcionários. Dá um prazer muito grande ver o faxineiro ou o porteiro dando palpite na produção, porque o bônus que eles recebem está atrelado ao lucro da empresa. Às vezes, chamamos o cliente para dar palestras que normalmente servem para que ele possa fazer alguma crítica e requisitar algo a mais, o que nos coloca em sintonia com o mercado. Essa mudança para São Roque está fazendo-nos um bem incrível, pois estamos tendo uma visão de futuro mais reforçada, que vai concretizar-se muito rápido. A nossa capacidade produtiva praticamente dobrou, e já trabalhamos com 120 funcionários, sendo 80 deles da própria região. Não admitimos ninguém com nível de instrução inferior ao segundo grau completo e, além disso, fazemos um teste formal de redação, interpretação de texto e matemática."
CONCORRÊNCIA
"Os nossos concorrentes são muito fortes e poderosos. Por isso levam vantagem em um mercado aquecido como o atual, mas estamos na mesma arena e buscamos conquistar e encantar os mesmos clientes. Encantar significa superar a expectativa de preço ou de qualidade que o cliente tem em relação ao produto ou, no mínimo, oferecer exatamente aquilo que ele espera receber da forma como foi combinado. Quem fizer isso já tem sucesso garantido em qualquer ramo de atividade. O preço é um fator importante, mas não é preponderante. Quem cobra mais caro, mas cumpre o que prometeu, com certeza vai levar vantagem sobre aquele que faz mais barato e não entrega conforme foi acertado. A nossa busca frenética está em cumprir prazos com preços competitivos, observando rigidamente as especificações de qualidade. Chegamos a produzir no total cerca de 350 toneladas de lona PVC por mês. Atuamos em todo o Brasil e também nos países do Mercosul, além do Chile e da Bolívia. Para atender o mercado de transporte, normalmente fabricamos as lonas sob medida com a nossa marca e a do cliente juntas."
|