A Marca do Empreendedor
Agudo senso de
oportunidade é a qualidade fundamental, a verdadeira "marca do empreendedor
nato, que o diferencia do simples "dono" de empresa. Juntamente com criatividade,
dedicação, profissionalismo e muito trabalho, é ela a característica
que permite ao futuro empresário entender, de maneira clara e profunda,
determinado momento em que deve agarrar com unhas e dentes a oportunidade que
se lhe apresenta, a idéia que surge ou o nicho de mercado que descobriu.
Na maioria das vezes, esse momento é o "divisor de águas" entre
o sucesso e o fracasso de um empreendedor, definindo o rumo de uma vida e que,
com toda a certeza, não irá repetir-se. Essa visão de negócio
e de mercado é que, no início da década, estimulou a então
recém-diplomada advogada Clara Birsztein Kanner deixar temporariamente
o diploma na "geladeira" para dedicar-se à produção de
alimentos dietéticos. Sócia-diretora, juntamente com a mãe,
na empresa No Limite Indústria e Comércio Ltda. - Tel.: (011)
816-6935 - que fabrica chocolates, biscoitos, panetones e sobremesas congeladas,
ela conta, em depoimento exclusivo, sua trajetória empresarial marcada
sobretudo por muito trabalho, profissionalismo e dedicação.
AGARRAR A OPORTUNIDADE
"Ao terminar o curso de Direito, enfrentei alguns problemas particulares
e uma amiga, então, convidou-me para produzir chocolate caseiro. Logo
percebi que fazer um chocolate 'comum' não era muito interessante.
O consumo estava crescendo vertiginosamente e seríamos apenas mais um
grão de areia num amplo mercado. Pouco tempo depois, minha amiga deixou
a sociedade para casar-se e fiquei sozinha. A partir de pedidos esporádicos
de chocolates dietéticos, por parte de pessoas diabéticas ou com
hipoglicemia (baixo nível de açúcar no organismo), passei
a buscar lojas que também se interessassem pelos produtos. A primeira,
uma farmácia de produtos diet, logo na visita comprou-me todo o pequeno
mostruário que tinha levado. Nem acreditei. No dia seguinte, ela já
me fez um pedido enorme."
SURGIU O MERCADO
"Preparei um bombom recheado sem açúcar, o Sonho Diet, semelhante
ao Sonho de Valsa. Levei uma amostra àquela Farmácia e recebi
um pedido de trezentas unidades. Percebi, então, o enorme potencial desse
mercado. Surgiram as primeiras dificuldades: não dispunha da fórmula
de composição para a formalização do registro sanitário
dos meus produtos, pois destinavam-se especialmente a uma clientela definida,
com problemas de saúde. Descobri o Instituto Adolfo Lutz, órgão
da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que é a
via para se conseguir o registro do alimento dietético no Ministério
da Saúde. Além da demora em conseguir registrar o produto, devido
aos problemas burocráticos normais nas repartições públicas,
sofri os efeitos do Plano Collor, conhecidos de todos. Mas não desisti:
queria realizar algo a médio e longo prazos, pois ocupava um nicho de
negócio e minha empresa não seria efêmera, que qualquer
vento contrário derruba. Hoje, fabricamos 24 produtos de prateleira e
18 de freezer."
INVESTINDO A PRÓPRIA VIDA
"Não é só dinheiro que se está investindo,
mas a própria vida. Você constrói uma sólida reputação
no mercado, depois, ao primeiro problema mais sério, joga tudo para o
alto. Portanto, o meu comportamento tinha de ser o mais profissional possível.
A gente realmente desbravou o mundo alimentício de São Paulo,
para verificar onde se conseguia entrar, onde não conseguia, quais as
empresas sérias, com quem se podia trabalhar; viajamos ao exterior, fizemos
cursos, trouxemos receitas, transferimos a fábrica para instalações
mais amplas. Começamos um negócio bem pequeno, num mercado que
tem uma particularidade: é extremamente fechado, e só quem o conhece
são as pessoas realmente necessitadas de produtos diet. Por mais que
se faça divulgação, o nome entra num ouvido e sai pelo
outro. A maioria das pessoas não está voltada para esses alimentos.
Você tem de estar permanentemente 'ligado', não pode
ficar sentado no escritório, esperando o cliente. Precisa conhecer a
tendência do mercado, estar dez anos à frente. Tem de produzir
sempre o melhor e tem de ser uma boa idéia. Enquanto você tem uma
boa idéia, mesmo que o copiem, você estará sempre na frente."
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