Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 245 (15/12/1996)

A Marca do Empreendedor

Agudo senso de oportunidade é a qualidade fundamental, a verdadeira "marca do empreendedor nato, que o diferencia do simples "dono" de empresa. Juntamente com criatividade, dedicação, profissionalismo e muito trabalho, é ela a característica que permite ao futuro empresário entender, de maneira clara e profunda, determinado momento em que deve agarrar com unhas e dentes a oportunidade que se lhe apresenta, a idéia que surge ou o nicho de mercado que descobriu. Na maioria das vezes, esse momento é o "divisor de águas" entre o sucesso e o fracasso de um empreendedor, definindo o rumo de uma vida e que, com toda a certeza, não irá repetir-se. Essa visão de negócio e de mercado é que, no início da década, estimulou a então recém-diplomada advogada Clara Birsztein Kanner deixar temporariamente o diploma na "geladeira" para dedicar-se à produção de alimentos dietéticos. Sócia-diretora, juntamente com a mãe, na empresa No Limite Indústria e Comércio Ltda. - Tel.: (011) 816-6935 - que fabrica chocolates, biscoitos, panetones e sobremesas congeladas, ela conta, em depoimento exclusivo, sua trajetória empresarial marcada sobretudo por muito trabalho, profissionalismo e dedicação.

AGARRAR A OPORTUNIDADE
"Ao terminar o curso de Direito, enfrentei alguns problemas particulares e uma amiga, então, convidou-me para produzir chocolate caseiro. Logo percebi que fazer um chocolate 'comum' não era muito interessante. O consumo estava crescendo vertiginosamente e seríamos apenas mais um grão de areia num amplo mercado. Pouco tempo depois, minha amiga deixou a sociedade para casar-se e fiquei sozinha. A partir de pedidos esporádicos de chocolates dietéticos, por parte de pessoas diabéticas ou com hipoglicemia (baixo nível de açúcar no organismo), passei a buscar lojas que também se interessassem pelos produtos. A primeira, uma farmácia de produtos diet, logo na visita comprou-me todo o pequeno mostruário que tinha levado. Nem acreditei. No dia seguinte, ela já me fez um pedido enorme."

SURGIU O MERCADO
"Preparei um bombom recheado sem açúcar, o Sonho Diet, semelhante ao Sonho de Valsa. Levei uma amostra àquela Farmácia e recebi um pedido de trezentas unidades. Percebi, então, o enorme potencial desse mercado. Surgiram as primeiras dificuldades: não dispunha da fórmula de composição para a formalização do registro sanitário dos meus produtos, pois destinavam-se especialmente a uma clientela definida, com problemas de saúde. Descobri o Instituto Adolfo Lutz, órgão da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que é a via para se conseguir o registro do alimento dietético no Ministério da Saúde. Além da demora em conseguir registrar o produto, devido aos problemas burocráticos normais nas repartições públicas, sofri os efeitos do Plano Collor, conhecidos de todos. Mas não desisti: queria realizar algo a médio e longo prazos, pois ocupava um nicho de negócio e minha empresa não seria efêmera, que qualquer vento contrário derruba. Hoje, fabricamos 24 produtos de prateleira e 18 de freezer."

INVESTINDO A PRÓPRIA VIDA
"Não é só dinheiro que se está investindo, mas a própria vida. Você constrói uma sólida reputação no mercado, depois, ao primeiro problema mais sério, joga tudo para o alto. Portanto, o meu comportamento tinha de ser o mais profissional possível. A gente realmente desbravou o mundo alimentício de São Paulo, para verificar onde se conseguia entrar, onde não conseguia, quais as empresas sérias, com quem se podia trabalhar; viajamos ao exterior, fizemos cursos, trouxemos receitas, transferimos a fábrica para instalações mais amplas. Começamos um negócio bem pequeno, num mercado que tem uma particularidade: é extremamente fechado, e só quem o conhece são as pessoas realmente necessitadas de produtos diet. Por mais que se faça divulgação, o nome entra num ouvido e sai pelo outro. A maioria das pessoas não está voltada para esses alimentos. Você tem de estar permanentemente 'ligado', não pode ficar sentado no escritório, esperando o cliente. Precisa conhecer a tendência do mercado, estar dez anos à frente. Tem de produzir sempre o melhor e tem de ser uma boa idéia. Enquanto você tem uma boa idéia, mesmo que o copiem, você estará sempre na frente."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Angelo Sarubbi Neto - MTb. 8.964 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi NetoIlustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.