Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 207 (18/03/1996)

Centro EstéticoTrabalha a Auto-estima

Um negócio voltado para os cuidados com a aparência precisa ser uma soma de serviços que vá um pouco mais fundo do que atender simplesmente as preocupações com a vaidade e fique sintonizado com a verdadeira necessidade dos seus clientes: a recuperação da auto-estima. Quem tem problema de obesidade, de pele, de queda dos cabelos procura tratamento para resgatar o amor próprio, mais do que obedecer a uma necessidade. O empresário desse ramo precisa ficar atento aos detalhes que vão transmitir segurança num assunto tão delicado.
Duas amigas descobriram esse segredo num processo que começou na abertura de uma loja franqueada de cosméticos e evoluiu para a Sttettica Mix Comercial Ltda. - tel.: (011) 884-7650 -, um centro que oferece um pacote completo, desde serviços de cabeleireiro e massagens até drenagem linfática, aplicação de enzimas para dissolução de nódulos de gordura e uso de aparelhos contra celulite e flacidez.
Satiko Jomori Taoia e Laavínia Maria George, que se conheceram num retiro espiritual, cuidaram de implantar na empresa uma visão holística do tratamento, encarando o cliente como um ser completo, com necessidades psicológicas e nutricionais. Por isso, como explicam a seguir, trabalham segundo os princípios da qualidade total, com profissionais afinados com essa filosofia.

DETALHES FAZEM A DIFERENÇA
"A franquia de cosméticos que mantínhamos neste espaço, situado no bairro de Moema, São Paulo, ficou ultrapassada com a abertura da importação e, por isso, com a ajuda do SEBRAE/SP, fizemos um levantamento estratégico e descobrimos que o melhor era montar uma clínica de estética, que por três anos cuidou apenas de face e corpo. Mas queríamos poder dar mais alguma coisa para os clientes, que foram consultados por meio de uma pesquisa. Descobrimos que eles sentiam necessidade de serviços agregados.
Atendendo reivindicações da clientela, resolvemos criar um serviço completo, no qual entrasse o serviço de cabeleireiro, manicure, depilação etc., mas com alguns diferenciais que pudessem encantá-la.
Usamos, por exemplo, tudo descartável, desde os produtos utilizados até as bacias para o pé ou a mão. Usamos uma luva térmica que, através da aplicação de produtos importados, hidrata a mão, tornando-a mais leve e refinada. E também uma bota térmica, com o mesmo objetivo. Aplicamos, massageamos e aquecemos durante um determinado período. É mais um diferencial sem nenhum custo adicional.
Ainda dentro da pesquisa, sentimos necessidade de atender as pessoas que solicitavam tratamento especializado para cabelos crespos. Fomos, então, buscar técnicas para tratar desse público. Temos tratamentos diferenciados com hora marcada e mantemos um contrato de serviços individuais ou pacotes de tratamento com preços compatíveis aos do mercado, que giram em torno de R$ 250 ou R$ 400.
Dispomos de aparelhagem moderna como a Eletrolipoforese, que trabalha com redução de gordura localizada e celulite, através de correntes alternadas; do force, que atua no emagrecimento muscular; e da drenagem linfática, que tira o excesso de toxinas das linfas, que são a nossa segunda circulação. Está nos nossos projetos a abertura de uma academia de ginástica, ainda neste ano, onde poderemos oferecer um tratamento mais global, mais holístico."

UMA ESPÉCIE DE TERAPIA
"Como a parte interna do cliente auxilia ou prejudica o trabalho que você faz externamente, adotamos uma linha americana de nutricionais, a Nature's Sunshine, que são complementos alimentares, ministrados conforme um questionário científico que submetemos aos clientes. Esse questionário vai dar-nos um resultado sobre como anda o sistema circulatório, o digestivo, o intestinal. Com isso, podemos prescrever um tratamento natural, que se reflete na estética do corpo.
Temos, também, uma linha de cosméticos, a Frais Monde, italiana, que é totalmente natural e extraída de algas sulfurosas. Ao longo da nossa vida empresarial, na área de estética, percebemos que, se as pessoas que nos procuravam estavam com algum conflito interno, isso alterava negativamente o resultado externo. Então, resolvemos mudar o enfoque e entramos no holístico, em que vemos e tratamos o cliente como um todo. Realizamos palestras mensais, versando sobre a importância da dieta e dos alimentos nutricionais, e enfocamos temas na área de psicologia, como análise transacional, neurolingüística, aceitação de si mesmo e outros assuntos nas áreas mental e espiritual. Acreditamos estar no caminho certo, pois quem nos procura, em sua maioria, são pessoas que desejam melhorar a auto-estima."

CONSCIÊNCIA DOS LIMITES
"No nosso ramo, é importante que o profissional saiba as suas limitações, pois existem determinadas fronteiras em que você precisa trabalhar com médicos. Existem pessoas que extrapolam, achando que podem ganhar mais. Se você consegue administrar uma empresa sabendo o seu limite, é possível desenvolver um trabalho muito bonito. O importante é você ter consciência de que milagres não existem. Somos um centro de reabilitação da auto-estima, e é preciso que as pessoas invistam nisso.
As pessoas interessadas em abrir seu próprio negócio poderão fazê-lo com um investimento inicial em torno de R$ 500 em média e atuar em sua casa com a linha de cosméticos e nutrição, dos quais temos representação."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO). Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Nei Carvalho Duclós - MTb. 2.177.865 • Repórter: Fernando Bóris
Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2025 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.