Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 524 (21/04/2002)

Compromisso com Transparência

Chegou a hora de as entidades de classe unirem-se para mostrar sua capacidade mobilizadora, participando ativamente da solução dos problemas sociais juntamente com o poder público. Como o mercado exige cada vez mais mudanças e um perfil de atuação diferenciado, tanto das empresas quanto daqueles que as representam, nunca foi tão importante usar a criatividade e buscar alianças para trazer resultados. Um bom exemplo nesse sentido vem do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC-SP), que, neste ano, vai comemorar o dia do contabilista na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em conjunto com todas as outras entidades contábeis paulistas. Em depoimento exclusivo, Pedro Ernesto Fabri, presidente do Conselho - www.crcsp.org.br, fala dos planos da sua gestão, pautada pela ética e pela necessidade de um profissional da contabilidade consciente do seu papel decisivo na tomada de decisões do empresário e também na canalização dos recursos corporativos para a reconstrução da sociedade.

MANUAL
"A classe contábil vem buscando uma transparência maior na apresentação de contas, sejam públicas, sejam privadas. A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou uma Resolução que vai obrigar os deputados a prestar contas e pedir ressarcimento, em vez de receber uma verba antecipada destinada aos gastos relativos à gestão. O CRCSP contribuiu para essa mudança, em conjunto com outras entidades, com a criação de um manual passo a passo para os parlamentares, pois entendemos que eles, bem como os seus assessores, não têm obrigação de entender de contabilidade. Queremos também mudar normas e procedimentos contábeis para trazer benefícios ao cidadão comum. No Brasil, não existe a cultura de investir em bolsa de valores, mas, se ele caminhar nesse sentido, que é o que todo o mundo está fazendo, será preciso que as empresas publiquem os seus balanços e relatórios contábeis de forma cada vez mais transparente para que os pequenos investidores tenham condições de analisar e direcionar as suas aplicações no mercado de ações."

UNIVERSALIDADE
"É básico na gestão de qualquer empresa ou administração pública saber o que se tem a pagar e a receber, e também quais são os bens patrimoniais. Considerando que a contabilidade é a linguagem dos negócios, nós, contabilistas, deveríamos pensar em padrões, normas e conceitos mais universalizados, para que os relatórios contábeis possam ser entendidos em qualquer lugar do mundo. Hoje, ainda existem normas específicas para cada país, mas estamos avançando na busca de regras igualitárias. Se a contabilidade pública buscasse usar os procedimentos contábeis aplicados à empresa privada, iria melhorar muito a prestação de contas à sociedade. Infelizmente, ainda se associa a imagem do contador àquele que serve apenas para cuidar da parte fiscal da empresa, o que é um grande engano. O profissional da contabilidade atualizado está voltado à gestão do negócio. Em parceria com o setor administrativo, as informações contábeis são decisivas para que o empresário tome o rumo certo. O contabilista do futuro é aquele que se senta à mesa na tomada de decisões e participa do planejamento estratégico da empresa."

ENGAJAMENTO
"O CRCSP tem como meta para esta gestão o desenvolvimento profissional do contabilista, uma maior visibilidade da classe contábil à sociedade como um todo, a melhor utilização da tecnologia disponível e a participação social do profissional da contabilidade. Para isso, vamos lançar em breve um projeto chamado O Contabilista na Comunidade, no qual esse profissional vai atuar como um facilitador da utilização das leis de incentivo fiscal junto dos dirigentes empresariais. Pretendemos criar uma campanha com o objetivo de fornecer informações para que o contabilista possa usar os recursos que a legislação disponibiliza para o engajamento social e cultural das empresas. Queremos promover uma ação paulista, em parceria com as grandes entidades do Estado, uma vez que se trata de uma causa comunitária. Com certeza, vamos arrecadar verbas para a aplicação em creches, berçários, instituições filantrópicas e projetos culturais, além de premiarem as empresas e os profissionais que mais colaborarem com esse trabalho."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO). Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris
Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2025 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.