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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 537 (21/07/2002)

Oportunidade Bem Usada

A venda de produtos seminovos e usados já se encontra bem desenvolvida e estruturada em países da Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, esse tipo de comércio ainda está muito associado a brechós, sebos e antiquários, que constituem outro nicho de mercado. No entanto, a idéia de montar um negócio formatado em rede para a comercialização de artigos usados está começando a despontar como uma grande oportunidade para empreendedores de todos os portes e regiões que gostam de lidar com pessoas e histórias de vida. Mais do que qualquer outra atividade, essa requer uma habilidade especial para ouvir e compreender os clientes que chegam tanto para comprar quanto para vender objetos que fazem parte de um contexto emocional. Quem explica como funciona esse conceito inovador que está sendo implementado no País é Carlos Alberto Kalaf, diretor da primeira loja ReUse de São Paulo - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 3673-7798. Em depoimento exclusivo, ele conta como está sendo o início da franquia, que começou em Campo Grande (MS), em janeiro deste ano, e de que forma está colaborando com o dono da marca para montar os canais de compra e o sistema de logística dos estoques, tendo em vista a expansão em nível nacional.

ORGANIZAÇÃO
"A ReUse introduz um conceito diferenciado no mercado de usados, com todos os produtos organizados em departamentos, trazendo etiquetas e código de barra. Temos como fundamento e filosofia ser muito transparentes tanto na compra quanto na venda das mercadorias. A negociação é franca e aberta, partindo do princípio de que um produto usado para ser interessante ao consumidor deve custar a metade do preço de um novo e valer a metade desse 50% para quem está vendendo. Do preço que vai para as prateleiras, sempre vem alguém e pede um desconto, quer pagar em duas ou três vezes, e temos que ser flexíveis para não deixar de vender. Por essa razão, temos uma fidelização muito grande, que é um dos pontos fortes da rede, uma vez que nossos clientes sempre voltam trazendo novas pessoas. Também fazemos trocas e até sugerimos isso, porque trabalhamos com preços excelentes e abaixo do mercado. Outro aspecto importante é criar um espaço para o cliente sentir-se à vontade para levar o que quiser e, no caso de não dar certo, ter o dinheiro de volta."

PROFISSIONALISMO
"Esse tipo de negócio demanda muita especialização e profissionalismo, coisa que o mercado de usados no Brasil normalmente não tem. Por isso, estamos-nos preparando por meio de um software gerencial desenvolvido especificamente para essa loja, pela contratação de profissionais de alto nível e por critérios na aquisição e na manutenção dos produtos. Ao comprar de pessoas físicas, tomamos o cuidado de preencher uma avaliação de procedência que exige CIC, RG, telefone e endereço para confirmação. Além da rede de lojas, vamos montar também uma central de compras, que vai mudar e aumentar o nosso poder de negociação direta junto dos fabricantes para distribuição em nível nacional. O apelo dos nossos produtos é muito grande para o consumidor que busca pagar barato, com garantia de noventa dias e nota fiscal, e quer ter a mesma satisfação de estar comprando em um grande magazine."

FRANQUIA
"A partir de agosto, vamos começar a fazer um estudo de candidatos a franqueados para que até 2005 tenhamos cerca de cem lojas da rede ReUse espalhadas pelo País. Mexer com a venda de usados requer uma série de detalhes como aprender a recuperar um eletrodoméstico, o tecido de um sofá ou dar brilho em um de metal. Esse know how faz parte da franquia, juntamente com todo o apoio gerencial e comercial. Buscamos empreendedores que tenham flexibilidade para ouvir pessoas e tenham emoção, porque esse negócio vive de emoções, bem diferente da frieza das tabelas de preço do mundo corporativo. Em termos de investimento, a estimativa inicial gira em torno de R$ 140 mil, um valor que pode variar se o comerciante já tiver o ponto. Mas é preciso considerar a necessidade de um espaço mínimo para a disposição de produtos de todos os tamanhos, bem como para a montagem de uma oficina própria. Os interessados podem entrar em contato pessoalmente ou por e-mail."


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