Portugueses à Vista
Muito se fala em globalização para os negócios, mas ainda são poucas as empresas brasileiras que entenderam o sentido das implicações dessa nova ordem econômica e conseguiram interagir com ela na prática da gestão corporativa. Nos casos em que a captação constante de recursos torna-se fundamental para a manutenção e para o desenvolvimento das organizações, nada melhor do que contar com a estrutura financeira e operacional de um grupo internacionalizado como a SAG - Soluções Automóveis Globais. De origem portuguesa, a corporação fatura anualmente cerca de US$ 800 milhões com importação, distribuição e financiamento de veículos, além de manter uma rede mundial de varejo e franquias de locação de carros. Ao perceber o enorme potencial do mercado brasileiro, a empresa decidiu investir na aquisição da Unidas, uma das marcas mais fortes do segmento de terceirização de frotas e aluguel de carros no Brasil, que atua já há dezessete anos. Em depoimento exclusivo, Paulo Silveira, presidente da companhia - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 3155-5775, revela as vantagens desse processo de internacionalização, bem como os planos para crescer com lucratividade.
TERCEIRIZAÇÃO
"Nesse momento de muita turbulência, em que o caixa se torna cada vez mais importante para a gestão empresarial, o ativo carro desmobiliza-se rapidamente, gerando uma economia de 10 a 20% no mínimo. Nós somos um negócio de capital intensivo, já que compramos carros e os colocamos na empresa do nosso cliente, fazendo todo o serviço para ele, desde o momento da aquisição do veículo, da documentação num valor menor, porque temos acordos com o estado no qual pagamos 1% de IPVA, até toda a parte referente à manutenção e à assistência técnica 24 horas, com substituição do carro em poucas horas. Na atual crise que o País está atravessando, uma empresa precisa estar focada com atenção total voltada ao seu negócio, e o gerenciamento de uma frota grande de automóveis precisa de um departamento só para isso. Nossa especialidade é fazer esse controle por meio de uma checagem muito mais completa e apurada, liberando a organização desse custo fixo e de mais uma preocupação."
SINERGIA
"Ainda existe muito potencial de crescimento no Brasil tanto para o mercado de terceirização de frotas quanto para o mercado de turismo de negócios, uma vez que acreditamos na sinergia dos relacionamentos com as empresas. No caso da terceirização, podemos promover tarifas especiais para os executivos dos nossos clientes que viajam e precisam alugar um carro. Já trabalhamos com estratégias no sentido de oferecer um pacote na forma de bônus, milhagem ou tarifa-acordo, embora terceirização e aluguel de carros sejam serviços distintos. O que nos diferencia no nosso segmento de atuação é a capilaridade e a logística que a Unidas tem, com 110 postos de atendimento espalhados por todo o País. Outro aspecto importante está na agilidade do atendimento, em especial no contato com um público personalizado como é o nosso. Estamos implementando dentro do sistema a digitalização dos dados e da fotografia da pessoa que aluga um carro no balcão, para que ela fique cadastrada e possa ter o veículo liberado em cinco minutos."
PULO DO GATO
"A aquisição da Unidas pelo grupo SAG trouxe-nos maior motivação para continuar crescendo de forma consolidada. As vantagens são muitas, entre elas a estrutura financeira que uma organização desse porte pode dar-nos, com a captação de dinheiro externo mais barato, assim como a expertise no negócio de carro. Além disso, o relacionamento de vários anos com as grandes montadoras ajuda-nos a estabelecer negociações mais globalizadas. É o pulo do gato num momento em que temos planos de expansão e não queremos parar. Sabemos que o País soluça de vez em quando, mas depois sempre retoma o seu crescimento. O grupo português está profissionalizando a empresa, possibilitando uma estruturação a longo prazo. Neste ano, queremos consolidar o relacionamento com os franqueados para depois avançarmos. No Brasil, existem 2.500 locadoras de automóveis atuando nas mais diversas regiões, e há uma forte tendência de consolidação desse mercado."
|