Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 539 (04/08/2002)

O Brilho da Participação Social

O discurso sobre a responsabilidade das empresas em relação às causas humanitárias é recente no Brasil, onde ainda prevalece a cultura do individualismo e do "salve-se quem puder". Embora muito se fale a respeito da importância do engajamento corporativo para a melhora das condições de vida da população, são poucos os empresários que já conseguiram incorporar essa missão ao cotidiano das suas organizações. Preocupados demais com os numerosos problemas e desafios que precisam encarar diariamente, muitos dirigentes empresariais talvez não tenham percebido ainda a força que possuem, para construir, sem muito esforço, um ambiente mais justo e favorável aos negócios, uma vez que administram recursos financeiros de forma rígida e bem-sucedida. Um exemplo que merece ser citado é o Grupo Cometa - www.viacometa.com.br - especializado em concessionárias de motocicletas da marca Honda nas regiões Norte e Centro-Oeste do País. Em depoimento exclusivo, o diretor Sidnei Rodrigues de Matos, mostra que crescimento e solidariedade podem e devem trilhar o mesmo caminho dentro de uma empresa.

PORTA A PORTA
"Temos uma equipe bastante coesa e sempre costumamos valorizar a 'prata da casa'. Todos os gerentes estão na empresa no mínimo há oito anos, sendo que nenhum deles começou nessa posição. Isso faz com que se perpetue a cultura organizacional, baseada nos nossos princípios e valores. As atividades do grupo iniciaram-se em 1973, em Mirassol D I;Oeste (MT), na linha automotiva, com a distribuição de autopeças. Com a abertura do mercado, o setor passou por um momento difícil, e encontramos uma saída para a crise em 1984, quando fomos nomeados como a primeira concessionária Honda na cidade de Vilhena, interior de Rondônia. A partir disso, criamos uma nova cultura de vender motocicletas, indo atrás do cliente, ou seja, batendo de porta em porta para mostrar o produto. Deu tão certo que até hoje não descobrimos uma forma melhor de vender. Também investimos em treinamento e qualificação para fazer do vendedor um seguidor da nossa ideologia e filosofia de trabalho, sendo esse um fator determinante do sucesso."

EMPRESA CIDADÃ
"Sempre cultivamos a imagem de empresa-cidadã, participando ativamente dos problemas e das necessidades das regiões em que atuamos. Acreditamos e pregamos para os nossos colaboradores que não estamos aqui apenas para trabalhar e ganhar dinheiro, mas também para gerar uma qualidade de vida melhor para todos. Se nós não nos preocuparmos com isso, mais gente fará parte de uma sociedade cada vez menos equilibrada, o que acaba gerando influências negativas sobre o futuro das nossas famílias e dos negócios. A própria comunidade em que estamos instalados começa a enxergar a empresa de forma diferente do seu concorrente, sabendo que, ao comprar um produto seu, estará ajudando os outros indiretamente. Como o governo não tem soluções bem administradas para as desigualdades sociais, mais do que nunca cabe aos empresários essa missão."

PROJETOS
"Em todas as regiões em que atuamos, detemos, no mínimo, 85% do mercado. Essa é uma resposta de que o grupo é aceito não só pelos produtos que comercializa. O diferencial hoje está na participação junto da comunidade. Para isso, desenvolvemos três projetos na área social, envolvendo parcerias com os setores público e privado, além das contribuições que fazemos regularmente. Criamos o Cometa Educação, um programa diferenciado para a alfabetização de adultos, com o professor (estagiário) indo até a casa do aluno, tornando-se um projeto de baixo custo. Os alunos aprendem ainda como fazer sabão, doces e remédios caseiros. Temos o Cometa Frutificar, que visa o plantio e a distribuição de árvores frutíferas para famílias carentes, com o objetivo de servir de alimento e também como fonte de renda na comercialização das frutas e de compotas. O Frutificar teve início com a arrecadação de sementes da própria comunidade. Temos ainda o Cometa Solidariedade, com a doação de motocicletas para a realização de bingos beneficentes. Esse programa beneficia entidades como hospitais, creches, APAE I;s e lar de idosos."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi NetoIlustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.