Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 547 (29/09/2002)

Responsabilidade Compartilhada

O setor da construção civil no Brasil está tornando-se cada vez mais competitivo na busca de melhores resultados para o desenvolvimento do País. Canteiros sujos e malcuidados, mão-de-obra desqualificada, bem como a desorganização dos processos de controle de um empreendimento imobiliário, são características que marcaram o passado desse segmento. Com as incorporadoras adotando uma estratégia enxuta e ágil no gerenciamento das suas atividades, a contratação de empresas especializadas em cada etapa de uma obra vem sendo uma opção constante para garantir um trabalho eficiente e dentro dos padrões de qualidade e de segurança estabelecidos pelas normas legais. Esse profissionalismo faz parte da atuação da Qualy Construtora, especializada na execução da estrutura de concreto armado. Em depoimento exclusivo, José Daniel de Abreu, diretor da empresa - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 5573-9416, fala sobre as mudanças que estão transformando o mercado brasileiro da construção civil e também da importância de estabelecer parcerias com os fornecedores, visando prestar ao cliente um atendimento diferenciado.

TERCEIRIZAÇÃO
"Muitas incorporadoras atualmente não possuem toda a estrutura de uma construtora, preferindo contratar empresas especializadas em determinados segmentos da construção civil. Esse mercado funciona hoje de forma bastante especializada, com a incorporadora gerenciando todo o processo, o que traz praticidade e redução de custos para essas empresas em razão da estrutura enxuta a qual tiveram que se adaptar para sobreviver. A Qualy emprega mais de duzentos funcionários que estão sempre em atividade, de uma obra para outra, para compensar e justificar a contratação legal desse pessoal. São todos registrados, porque os grandes incorporadores já não aceitam mais os procedimentos do passado e obrigam-nos a apresentar todo o mês a documentação fiscal e legal por serem co-responsáveis pelo empreendimento. Como o setor da construção civil evoluiu muito, somos avaliados de forma constante com base no cumprimento das normas legais que constam do contrato de prestação de serviços. Além disso, todos os funcionários têm que passar por um centro de treinamento para começar a trabalhar."

DIFERENCIAIS
"O ideal de empreendimento para a execução do nosso trabalho seriam os prédios comerciais e residenciais com volumes acima de 2 mil metros cúbicos de concreto. Essa é a nossa tarefa básica, mas fazemos também parte do gerenciamento da obra, no acompanhamento da contratação de outros serviços, por causa da nossa experiência de mercado. Além da capacidade técnica reconhecida, outro grande diferencial da Qualy está no controle de cada detalhe da obra por meio de profissionais que trabalham em conjunto, de forma bastante próxima, participando efetivamente de tudo o que está acontecendo. Esse compartilhamento de informações é uma obrigação dentro da empresa para assegurar ao cliente a garantia da qualidade e da aplicação correta dos recursos investidos como tempo e materiais, sem os prejuízos que ocorrem com freqüência quando não há uma supervisão rígida e diária durante todo o período de execução de uma obra."

PARCERIAS
"Quando se trabalha nesse ramo, sempre há o contato com as empresas que interferem no produto acabado, no nosso caso o concreto armado. Por isso, buscamos estabelecer formas de parcerias com os fornecedores de matéria-prima para que possamos chegar a um resultado e a um preço melhor com a intenção de ganhar a concorrência. Fazemos uma reunião conjunta para avaliar todos os aspectos envolvidos, porque há também o interesse da outra parte nessa conquista de mercado. Acreditamos ser fundamental hoje, para todos os segmentos da economia, ouvir aqueles que estão fornecendo materiais, porque eles podem contribuir com uma opção mais ágil, rápida e simples para todos, com redução de custo para o cliente final. Nessa interação, pode-se obter uma solução que esteja bem mais adequada àquilo que tínhamos em mente. É bem melhor do que pegar um catálogo e sair experimentando até acertar a medida exata de cada componente."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.