Construindo o Mercado de Mergulho
A atividade esportivo-recreativo-turística de mergulho é um dos raros exemplos de mercado promissor "construído" por pessoas dotadas de aguda visão e forte vocação empreendedora que, de modo pioneiro, e com coragem e fé nas próprias possibilidades de sucesso, foram gradativamente desenvolvendo seus vários segmentos. Não há estatísticas precisas, porém acredita-se que, atualmente, existam no Brasil aproximadamente 50 mil mergulhadores atuantes, excluindo os milhares de curiosos que "experimentam" o mergulho. A dimensão do mercado é difícil de ser calculada, mas, segundo se estima, em 1997, provavelmente houve cerca de 130 mil novos ingressantes no mergulho. As informações foram fornecidas, em depoimento exclusivo a seguir, pelo principal "desbravador" desse nicho do mergulho, empresário Cláudio Guardabassi, titular da Claumar Ltda. - www.claumar.com.br - que atua na fabricação de vestimentas específicas, comercialização, locação e manutenção de equipamentos, instrução e operacionalização de mergulho. Para ele, "são estupendas as possibilidades de crescimento da atividade neste país privilegiado, que, além da extensa costa marítima, oferece também um dos maiores volumes de águas internas do planeta".
GRANDES ATRATIVOS
"Além de muito mais natural do que qualquer modalidade esportiva, o mergulho apresenta vários atrativos, especialmente devido a algumas peculiaridades relevantes, como ser extremamente prazeiroso e agradável e praticamente não impor limite de idade ou porte físico (é praticado até por deficientes físicos); proporcionar intensa sensação de liberdade; integrar pais e filhos pelas características de lazer, esporte, aventura e integração à natureza (fato raro em outras atividades similares); e ter autodisciplina, dispensando regulamentações governamentais e associações e outras entidades representativas. Essa não dependência do poder público é o grande trunfo do mergulho como empresa. Quando iniciamos o negócio, há 27 anos, não existia absolutamente nada; tornando-se, rapidamente, uma full-service, devido à demanda da atividade e o pequeno porte do mercado."
DESENVOLVIMENTO GRADATIVO
"Primeiramente, como vendedores, precisávamos "criar", por assim dizer, o cliente, pois só com conhecimento específico ele poderia utilizar o equipamento. Tínhamos de ensinar, bem como, posteriormente, também possibilitar que as pessoas utilizassem o material de mergulho. Nasceu, além da escola, também o "turismo de mergulho", ou seja, a organização da estrutura e da operacionalização que possibilita sua prática. Somos pioneiros também por trazer, em 1980, o programa e o profissional para formar os instrutores - o núcleo central da atividade, que é a instrução de mergulho. Com instrução e treinamento, o mercado começou a expandir-se, inclusive com o aumento das vendas de equipamentos. Isso incentivou-nos, também, a projetar, para a indústria naval, um barco apropriado à operação de mergulho, sem nenhum luxo e com as características básicas de grande área útil onde se pode ministrar instruções e transportar o equipamento, além de facilidade tanto de acesso ao mar, quanto ao embarque e desembarque."
JÁ EXISTE INFRA-ESTRUTURA BÁSICA
"O mercado de mergulho seria excelente filão para a rede hoteleira elevar o nível de ocupação fora da estação, sem a exigência de investimentos. Já implantada e com know-how para atrair visitantes, representa a infra-estrutura básica para a operação de mergulho, bastando apenas redirecionar as despesas publicitárias à promoção da atividade. O hoteleiro dos locais apropriados, na costa brasileira, deve proporcionar condições adequadas à instalação em seu sistema, mediante parceria com empresas do ramo, de uma base com embarcações e equipamentos para locação, principalmente para viabilizar a operação de mergulho propriamente. Há perspectivas para o surgimento de numerosas empresas, pois a operação de mergulho, sendo caracteristicamente personalizada, geralmente em torno de um instrutor, num barco que comporta cerca de vinte mergulhadores, não oferece condições para a execução de operações de grande amplitude. O segmento do mergulho é formado obrigatoriamente por micro-sistemas, não havendo, portanto, condição material ou logística para ação de empresas de grande porte. As perspectivas de negócios são, portanto, excelentes."
|