Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 588 (13/07/2003)

Consultoria Jovem

No segmento das pequenas e médias empresas, sobra prática e existe pouca teoria aplicada aos negócios. No entanto, começa a ganhar espaço a consultoria de gestão e suas variáveis por meio de alunos de diversas universidades brasileiras. Com grande conhecimento teórico e capacitados por professores experientes, esses estudantes vêm formando as empresas juniores dentro das próprias instituições de ensino. Destacamos o modelo inédito criado pela Escola de Negócios da Anhembi Morumbi, que possui como base o formato multidisciplinar, no qual todas as áreas do saber atuam de forma conjunta, oferecendo visões diferenciadas e complementares para a solução dos problemas empresariais. Em depoimento exclusivo, Bianca Colepicolo, aluna e diretora-presidente da Mega Jr. - www.anhembi.br, fala sobre a importância dessa experiência para o crescimento dos futuros profissionais, além de mostrar como as organizações de menor porte podem ser beneficiadas por essa prestação de serviços.

MODELO
"A empresa júnior é classificada como um movimento que começou na França, na década de 60. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, voltada para o desenvolvimento dos estudantes universitários por meio da prestação de serviços para pequenas e médias empresas ou até mesmo ONGs. Oferecemos um serviço de baixo custo, porque a mão-de-obra é formada por estudantes, sempre orientados por professores, embora o objetivo principal da empresa seja possibilitar aos alunos essa experiência de trabalho durante a vida acadêmica. Essa iniciativa surgiu como um serviço de consultoria administrativa e econômica. Na Europa, continua com essa característica, mas aqui no Brasil, houve uma adaptação a outros setores. A Mega Jr. começou com um projeto no início de 2002. Nós efetivamente começamos a trabalhar em agosto do ano passado, quando foi registrado estatuto, depois de uma pesquisa muito grande em várias outras universidades, inclusive fora do País, para saber que modelo seguir."

FINALIDADE
"O nosso propósito é dar experiência ao aluno dentro da universidade, para que ele possa fazer um estágio ali dentro, beneficiando parte da comunidade. As pequenas empresas não possuem acesso a uma consultoria. Elas nos procuram em busca de auxílio, porque o nosso custo é realmente bem mais baixo em relação ao mercado, cerca de oito reais por hora. A estrutura multidisciplinar que reúne estudantes de todos os cursos é o maior diferencial da Mega Jr. Isso constitui um ganho, porque dificilmente vamos encontrar uma empresa com pessoas tão diferentes trabalhando juntas e agregando conhecimento geral. A empresa funciona com sete diretores, um de comunicação, um comercial, um de recursos humanos, um financeiro, um de projetos, o diretor-geral e um diretor acadêmico que cuida de acompanhar cada aluno durante a sua permanência dentro da empresa júnior. Estamos sediados no Anhangabaú, centro de São Paulo, mas temos uma unidade em cada campus, com seus respectivos coordenadores."

SEGMENTOS
"Temos em torno de quinhentos alunos no banco de consultores e oferecemos cinco produtos básicos: a consultoria de endomarketing, pesquisa de mercado, gestão civil, consultoria turística e criação publicitária. Os alunos fizeram um plano de negócios para cada um desses produtos, e a idéia é ir crescendo com eles. Nós não cobramos o primeiro atendimento, fazemos o diagnóstico gratuito, porque, com uma simples conversa, o empresário pode resolver o problema. Para a implementação do projeto, é feita uma proposta que inclui o orçamento, o plano de ação, o cronograma de trabalho, o currículo dos professores que vão orientar os estudantes, assim como os nomes de todos os participantes que irão executar o trabalho. Procuramos não nos prender muito aos padrões, tentando sempre pensar diferente e com ousadia para fugir do lugar comum. Assumimos perante a universidade o compromisso de que a empresa júnior vai passar a se sustentar a partir do próximo ano. Faz parte do nosso aprendizado lidar com a parte financeira, traçar metas e ter a noção dos limites do mercado."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.