Continente para Exportação
Quando o assunto é comércio exterior, são inevitáveis as comparações entre as exportações brasileiras e a de países europeus que se destacam como expoentes mundiais. Mesmo reconhecendo que há muito a ser feito e conquistado para que o Brasil seja reconhecido lá fora, é preciso considerar a dimensão continental que faz de cada Estado brasileiro um país igual ou maior do que muitas nações da União Européia. Se forem consideradas as transações comerciais entre os nossos Estados da mesma forma que isso acontece entre os vizinhos europeus, que têm na exportação a única saída para escoar seus produtos, é possível constatar que somos um grande exportador. Empresas brasileiras das mais diversas regiões vêm mostrando o seu valor por meio de produtos diferenciados de alta qualidade, que atraem tanto o mercado interno quanto o externo. Quem avalia a situação é a ex-ministra Dorothea Werneck, coordenadora do Programa Exportar, apoiado pelo Grupo Santander/Banespa - www.santander.com.br. Em depoimento exclusivo, ela fala sobre a importância dessa iniciativa, que disponibiliza financiamento para as organizações que estão começando a exportar, levando o desenvolvimento para todo o território nacional.
PRIORIDADE
"O grande diferencial do programa é viabilizar o acesso ao crédito para as empresas. Nós estamos buscando um público que já possui um trabalho sendo realizado em parceria com instituições como o Sebrae ou como o Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP, entre outras. Para complementar esses serviços, apostamos em empresas que estão tendo a possibilidade de receber treinamento, orientação e informações sobre acesso ao mercado, mas que, apesar de todo esse esforço, não possuem o financiamento necessário para iniciar ou consolidar as operações de comércio exterior. A estratégia do Santander foi solucionar esse problema para ser reconhecido como o banco parceiro do exportador, oferecendo como suporte uma rede mundial presente em mais de quarenta países. Iniciamos as atividades em 1º de agosto e estamos com mais de 120 empresas sendo visitadas pelos nossos gerentes. Esperamos ter até janeiro do ano que vem cerca de quinhentas empresas cadastradas."
DESENVOLVIMENTO
"É muito interessante observar que o crescimento da exportação brasileira está acontecendo para novos mercados, produtos e empresas, quase todas localizadas no interior do País, espalhadas pelo Brasil inteiro. Não é por acaso que os grandes programas de interiorização do desenvolvimento são exatamente programas de apoio e incentivo à exportação. O resultado é extraordinário em termos do crescimento local, lembrando que a exportação é importante do ponto de vista macroeconômico, com a geração de divisas para o País, e também do ponto de vista da geração de empregos. No entanto, ela é fundamental especialmente pela descoberta desse novo Brasil produtivo. Nós temos um espaço enorme, aproveitando ainda o privilégio de sermos pequenos no mercado internacional. Não há por que se preocupar com a especialização em determinados produtos. Qualquer empresa pode ser beneficiada, porque a idéia é somar e não substituir pelo mercado doméstico. A exportação é um acréscimo que se faz no tamanho do mercado consumidor, e, ao utilizar essa estratégia, a empresa cria condições para crescer."
RECOMENDAÇÃO
"Para exportar com sucesso, especialmente no caso do empresário brasileiro, que é muito aflito e imediatista, é preciso ter paciência e persistência. Uma empresa passa a ser respeitada no mercado global somente após três anos de participação em feiras internacionais. A nossa experiência atesta a necessidade de um período de 18 a 24 meses que a empresa leva para enviar a sua amostra, e mais 24 meses para ter os seus clientes importadores consolidados. Apesar de todas as dificuldades, nós estamos hoje com mais de 20 mil empresas que exportam. É pouco, mas, se contabilizarmos todo o transporte de mercadorias entre os estados brasileiros e considerarmos isso como exportação, que é o que acontece com a União Européia, somos um grande país exportador. A diferença é que temos uma porcentagem pequena dos nossos produtos sendo enviada para fora, mas isso se dá em razão da nossa dimensão territorial."
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